Feijão Branco

Feijão Branco

Feijão Branco com paio, uma  receita espanhola!

Dá para variar o menu do dia a dia com  o Melhor  Feijão Branco da vida! Feito com um pedaço  de bacon e outro de paio. Você sabia que são mais de 40 tipos de feijão  no Brasil? Pois é, com essa variedade  toda,  não tem por que a gente ficar só com o  carioquinha.  Dá para variar o menu do dia a dia com  o Melhor  Feijão Branco da vida! Feito com um pedaço  de bacon e outro de paio.

A receita é espanhola, cozinhamos o feijão branco no caldo já temperado e com o  bacon e paio, assim ele absorve todo o sabor dos  temperos e sucos das carnes. Resultado?  Feijão com muito mais sabor.  Outra dica é finalizar com 1 dente de alho cru e por fim  tempera-lo com azeite e vinagre  na hora de servir. Fica dos Deuses!  O alho cru, dá um sabor inebriante,  temperado como salada  e servido bem quentinho como feijão,  alucinante de tão bom! Como fazem os espanhóis, a moda da minha abuelita querida.

E é bem fácil fazer feijão, pode não ser lá muito rapidinho, mas feito em casa é outra história e vale a pena cada segundo gasto no preparo.

INGREDIENTES Feijão Branco:

  • 1 xícara de feijão branco
  • 2 xícaras de água
  • 1 fio de óleo
  • 150g de bacon em cubos médios/pequenos
  • 1 paio em cubos
  • 4 dentes de alho descascados e amassados
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de colorau em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • vinagre e azeite na hora de servir

Veja COMO FAZER Feijão Branco:

  1. DEMOLHA: No dia anterior coloque 1 xícara de feijão branco.  Lave-o em água corrente e escorra-o em uma peneira. Transfira os grãos para um bowl e cubra-os com o dobro de água, ½ litro. Se algum grão boiar, descarte. No dia, escorra a água da demolha, desprezando-a  e lave os feijões em água corrente. Reserve.  Caso você não tenha deixado de molho no dia anterior, deixe-o de molho por 2 horas e despreze a água ou faça a demolha no micro.
  2. DEMOLHA NO MICRO: Dá para antecipar esse processo colocando o feijão em um bowl com o dobro de água, ½litro  e levando-o ao micro ondas por 20 minutos em potência alta. Escorra, desprezando essa água da demolha e lave em água corrente. Reserve
  3. Por que deixar de molho? Quando deixamos o feijão  de molho, além de cozinhar mais depressa, desprezando a água da demolha, facilitamos a digestão e evitamos  gases, flatulências durante.
    O ideal é molho por 2 horas mas 60 minutos já são suficientes para a receita ficar mais leve, sempre dispensando a água da demolha.
  4. COMO COZINHAR o Feijão Branco:

  5. Direto na panela de pressão, coloque 1 fio de óleo, 150g de bacon em cubos médios/pequenos. Deixe por 5 minutos em fogo médio/alto ou até dourar de todos os lados e o bacon reduzir de tamanho.
  6. Junte 1 paio cortado em cubos. Misture e deixe por + 3 minutos ou até fritar e dourar. Acrescente 3 dentes de alho descascados e amassados, deixe o alho alourar por apenas 1 minuto. Reserve 1 dente de alho para o final do preparo.
  7. Coloque 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares e deixe por 1 minuto, junte 2 folhas de louro e 1 colher de colorau em pó. Misture e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente o feijão que ficou de molho, misture e deixe por 1 minuto.
  8. QUANTO DE ÁGUA? Coloque 2 xícaras de água fervente. Misture. Deixe para colocar o sal no final do preparo, uma vez que o bacon e o paio contém sal. Assim não corre o risco de salgar.
  9. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo, por 40min.
  10. CUIDADO COM A PRESSÃO: Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa. Você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo,  ou levar a panela para debaixo d’água, mas saiba que isso encurta o tempo de vida da borracha que trinca mais rapidamente com os choques de temperatura.
  11. DICA para o  GRÃO do  Feijão Branco:

  12. Abra a panela e verifique o grão, que deve estar inteiro mas cozido. Se ao abrir a panela o grão ainda estiver duro e meio cru tampe a panela novamente e deixe o feijão por mais 5 minutos. Isso por que o cozimento do feijão depende do grão. É melhor ir verificando o cozimento de tempo em tempo, assim ele não passa do tempo e não desmancha. Dica simples, que garante aquele grão inteiro, porém bem  cozido. 😉
  13. ENGROSSAR O CALDO: Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca mais 10 minutos ou até atingir  a consistência desejada.   Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo. Com o fogo desligado e na própria panela, junte 1 dente de alho amassado e reservado. Misture, experimente o sal e se necessário for acrescente sal a a gosto com pimenta do reino moída na hora e a gosto.

COMO SERVIR Feijão Branco:

Na hora ‘h’ de servir, tempere as porções individuais com gotinhas de vinagre e um fio de azeite. Sirva a seguir. Você também pode temperar todo o feijão com azeite e vinagre, direto na panela. Para isso, com fogo desligado,  tempere com  1 colher de sopa de vinagre e colheres de sopa de azeite. Misture e sirva a seguir.

Bom Apetite!

Experimenta! O melhor feijão branco da vida, pode acreditar. 😉

Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo de demolha: 20min no micro ondas ou 4 h
  • Tempo de Cozimento:40min
  • Rendimento: 6 porções

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

2 comentários

  1. Marilice Toledo

    Gostei muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*