Purê Rústico de Abóbora com Gengibre

Purê Rústico de Abóbora com Gengibre

Purê Rústico de Abóbora com Gengibre. A abóbora entra  com a casca  e tudo  fica ainda mais gostosa.  Com ela a gente garante um montão de fibras e nutrientes a mais como vitamina C  e carotenoides.  Refogada, cremosa, mas com pedacinhos inteiros ainda,  um  purê rústico, levemente apimentado e com toque delicioso de gengibre.

Outro fator bacana do  aproveitamento  é que fica mais prático o manuseio, uma vez que retirar  a casca é a parte mais trabalhosa.  Assim basta parti-la  em pedaços grandes, eliminar as sementes. Por fim, corta-la em pedaços menores e guarda-las em saco plástico próprio para alimentos, por até dois dias na geladeira ou até quatro meses no congelador.

As sementes tostadinhas no forno com sal grosso tornam-se um nuts MARA para servir como aperitivo. Até a flor  a gente  aproveita, na Itália ela é mais consumida que aqui, onde  são empanadas e fritas. humm nhamy nhamy  já oss brotos da aboboreira, conhecido como cambuquira, também são aproveitados, mais comum  o aproveitamento no Interior de Minas, Goiás e  São Paulo.

Da casca, a semente da abóbora nada se perde, tudo se aproveita. 😉

Sua polpa alaranjada é rica em betacaroteno, vitamina C,  fibras e apresenta pouquíssima gordura..  Têm também alto teor de óleo vegetal insaturado (fonte de vitamina E), são ricas em fósforo, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. No Nordeste ela,  também é conhecida como Jerimum.

Bora aproveitar a época que vai  de fevereiro até abril com pausa em maio e retorna a oferta em junho e setembro.

INGREDIENTES:

  • 300g de abóbora com casca cortada em pedaços pequenos
  • 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco
  • 1 cebola média cortada em cubos ou julienne
  • 2 dentes de alhos descascados em lâminas finas ou amassado
  • sal e pimenta do reino
  • 1 colher de café rasa de pimenta calabresa seca
  • 1 colher rasa de café de gengibre fresco ralado
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada fresca
  • 1 colher de sobremesa de manteiga

COMO FAZER:

  1. Comece lavando bem a casca da abóbora. Em seguida corte-a em pedaços pequenos. Reserve.
  2. Pique uma cebola em tiras finas, corte julienne ou em cubos pequenos, corte brunoise. Reserve
  3. Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco em seguida acrescente 2 dentes de alho em lâminas finas ou amassado, deixe alourar por 1 minuto apenas.
  4. Em seguida acrescente 1 cebola média em  tiras ou em cubos.  Deixe a cebola por 2 minutos, só até ficar translúcida então junte as abóboras  com a casca, cortadas em pedaços pequenos e finos. Misture, tempere com sal a gosto e 1 colher rasa de café de pimenta calabresa seca.
  5. Junte 1/2 xícara de água fervente.  Deixe cozinhar em fogo médio,  semi tampada por 10minutos ou até que a abóbora esteja bem macia.
  6. O ponto é quando algumas abóboras desmancham, formando quase um purê rústico, enquanto outros pedacinhos ainda oferecem resistência ao dente.
  7. Desligue o fogo, junte 1 colher de café rasa de gengibre ralado fresco, 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de cebolinha fresca picada em cubos.
  8. Sirva a seguir e Bom Apetite!

obrigada pela companhia e até a próxima Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo de fogão: 15 minutos
  • Rendimento: 2 porções

 

 

 

 

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*