Como armazenar  alho e cebola?

Como armazenar alho e cebola?

Como armazenar  alho e cebola?

ALHO:

Armazenar o alho já descascado e amassado,  pronto para o uso, facilita  o trabalho no dia a dia, deixando a nossa cozinha mais prática.

A dica  boa e é da minha Tia Neusa, uma cozinheira  de mão cheia, ela  tem compartilhado conosco aqui no blog, receitas deliciosas e  dicas  práticas como a de hoje.

Para  conservar o alho,  sem  perder sabor nem tampouco odor, a melhor maneira, segundo a Tia Neusa,  é mantê-lo em óleo.

Apesar desse método de conserva do alho em óleo já ter gerado muita controvérsia e antes que você possa ficar  preocupado, vou explicar que  pode ser perigoso  sim, mas apenas quando você mantém o alho e óleo  e o deixa em temperatura ambiente. O que pode propiciar o  crescimento de uma bactéria  , a “clostridium botulinum”, causadora do botulismo.

No entanto, a conserva  da Tia Neusa   é congelada, guardada no freezer, o que  torna esse  risco  zero. É  bem prático, uma vez que  o óleo impede o congelamento; então fica fácil,  retirar apenas a quantidade necessária e leva-la  diretamente para a panela

como-armazenar-alho-e-cebola

Para conservar, basta  descascar os dentes, amassa-los e deixá-los completamente cobertos por óleo, na seguinte proporção, 1 parte de alho para duas de óleo,  em um pote de vidro ou plástico, com tampa bem vedada.

Após usar, só fechar bem o recipiente e devolve-lo ao congelador. Use uma colher sempre limpa para retirar o alho conforme necessário.

Tempo de Conserva: 3 meses

Ressaltando que a conserva congelada não corre nenhum  risco,  já em temperatura ambiente pode ser perigoso.

CEBOLA:

Para armazenar a cebola, Corte, na quantidade que preferir 2, 3 4 ou mais cebolas e do modo que preferir : rodelas,julienne, brunoise, rale no ralador  ou ainda no processador de alimentos.

Coloque-a  já cortada ou processada em uma forma grande  retangular aberta no freezer. Com ajuda da faca, separe formando espaços e dividindo em porções quadradas. Leve no freezer  até congelar.

Depois de congelada e endurecida, com as mãos, você consegue separar facilmente  os ‘quadrados’ previamente delimitados e armazenar em um pote de plástico rígido ou saco plástico. Se usar plástico, retire a maior quantidade de ar possível.

Ao descongelar, é recomendado usar a cebola apenas para pratos quentes, como refogados.

Para saladas, ainda é melhor usar a fresca.

Em temperatura ambiente, a cebola fechada e inteira dura até 5 semanas, sendo que as roxas costumam durar mais do que as brancas.  Já  congelada, o tempo de validade aumenta para até 6 meses desde que tenha seguido o procedimento correto para o congelamento.

Deixar um tempero pronto é uma  opção prática e facilita o nosso dia a dia na cozinha e o preparo de inúmeros pratos.

IMG_6493ERVAS FRESCAS

Veja também  Como manter as ervas sempre frescas?

IMG_6496Obrigada  Tia Neusa pelas dicas de hoje

Obrigada a você pos sua companhia, Rosi Seligra.

  • Tempo de Preparo: 15-20 minutos
  • Tempo de conserva no freezer:Alho  até 3 meses se bem tampados
  • Cebola até 6 meses se bem tampados

you-tube-monta-encanta1-1024x512

Salvar

3 comentários

  1. Adriana Prado

    Olá! Será que o alho conservado em óleo dentro da geladeira mantém suas propriedades com segurança?
    No artigo você falou apenas em congelamento e eu tenho deixado na porta da geladeira.
    Obrigada.

    • Olá Adriana, segundo o que pesquisei para fazer a matéria, melhor deixar no freezer. Dá certo congelado! Experimenta, é mais seguro! Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  2. Josane Carvalho

    Eu aprendi aqui a congelar o alho. Dá super certo. Só uso assim agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*