Sardela

Sardela

Sardela, pãozinho  nela!

Uma entrada apetitosa à base de pimentão vermelho, sardinha anchovada ou aliche, pimenta, azeite e temperos.   Tem gosto característico, forte e muito  deliciosa! Servida como antepasto, sobre fatias de pão in natura ou levemente torrado ou sobre uma deliciosa  focaccia .  Na Itália, a  Sardela, além de aperitivo, também é  servida sobre o spaghetti,  pizza e pratos de frutos do mar. 😉

É de se jogar,  para mergulhar!

A Sardela é Paulistana é  uma receita adaptada pelos  imigrantes italianos radicados na cidade de São Paulo, devido a falta dos ingredientes correspondentes. Na Calábria, cidade originária ela é feita com alevinos – filhotinhos de um peixe chamado de Triglie.

Sardela Paulista é uma variação  da original mas que para nós já virou tradição.  A de hoje é receita de família,  da minha mãe,  Dona Mari que apesar de espanhola faz a melhor receita italiana de Sardela Paulista da Vida!    rsss  Pode acreditar. 😉

Parece Difícil? Mas não! É bem prática e  rapidinha de fazer! Basta refogar tudo junto no azeite, bater no liquidificador e levar para apurar em foto baixo por 15 min até atingir o ponto granulado de patê! É possível prepara-la antes, com dias de antecedência, sobrando tempo para fazer outras coisas, na hora de receber em casa.

Bora? Dos Deuses.

INGREDIENTES:

  • 5 pimentões grandes vermelhos ou 6 pequenos
  • 180g de aliche ou sardinha anchovada
  • 1 copo  de azeite, 200ml
  • 3 dentes de alhos descascados e picados
  • 1 cebola cortada julienne
  • ½ xícara de azeitonas pretas
  • ½ xícara de azeitonas verdes
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá rasa  de pimenta do reino
  • 1/3 de pimenta dedo de moça sem caroço

COMO FAZER:

  1. Lave, retire as sementes 5 pimentões vermelhos grandes ou 6 menores. Corte em tiras.  Reserve.
  2. Corte 1 cebola também em tiras, corte juliennedescasque 3 dentes de alhos. Retire o caroço das azeitonas. Reserve.
  3. Em uma panela grande, fogo médio/alto, coloque  200ml de azeite, 3 dentes de alhos descascados e picados, doure por 1 a 2 minutos, até alourar levemente. Então junte as cebolas cortadas julienne, deixe por 1 a 2 minutos até que elas fiquem translúcidas. Tempere as com 1 colher de sopa de orégano, 1 colher de chá  rasa de pimenta do reino e 1 folha de louro. Não usei sal, não achei necessário, mas você experimenta e se necessário for acrescente sal, mas vá devagar, melhor deixar por último, os ingredientes já são bem salgados.
  4. Junte ½ xícara de azeitonas pretas e ½ xícara de azeitonas verdes, sem caroço.  Coloque os pimentões em tiras e sem as sementes. Acrescente 1/3 de pimenta dedo de moça também sem as sementes. Não é preciso picar a pimenta, uma vez que tudo vai ser processado e virar uma massa.
  5. Adapte a quantidade de pimenta ao seu paladar. A indicada hoje até criança come, então se você gosta da sardela apimentada, capriche um pouco mais na quantidade: BEM FRACO: 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes. FRACO: 1/2  pimenta dedo de moça sem as sementes. MÉDIO: 1 pimenta dedo de moça inteira sem as sementes. FORTE: 1 pimenta  dedo de moça inteira com as sementes.
  6. Acrescente os pimentões. Misture Tampe e  Refogue em fogo médio  por 15 minutos ou até murchar.  Cortados em tiras larga, para ficar mais prático, não é preciso ficar horas cortando os ingredientes lembre-se tudo vai ser processado.
  7. Deixe amornar. Leve esse refogado de pimentões direto ao copo o liquidificador, ou use o mixer. Junte 180g de  sardinha anchovada.  e liquidifique tudo por 1 minuto,  até obter uma massa homogênea.
  8. Devolva a mistura a panela. Abaixe o fogo e deixe apurar por 15 minutos em fogo bem baixinho.
  9. Tampe, cuidado para não se queimar, enquanto apura, pode espirrar. Misture com uma colher o fundo eventualmente para não grudar e não queimar o fundinho da panela, igual o  preparo do  Brigadeiro.
  10. Deixe apurando por 15 minutos mais ou menos, até o ponto granulado com consistência de patê. Que é quando não escorre da colher.
  11. E está pronta  a melhor e  mais gostosa Sardela da Vida. Sirva com pão  e Bom Apetite!

Sardela, pãozinho  nela!

Delicia pura 😉

Experimenta fazer!  Garanto que você nunca mais vai querer comprar pronta. Não esquece de nos tagar nas redes sociais com #montaencanta, vai ser uma alegria saber sua opinião.

Obrigada, até a próxima e um beijão para você Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 20 minutos
  • Tempo de Fogo: 15min para refogar + 15min para apurar
  • Rendimento: +ou-1 kilo

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

4 comentários

  1. Fernando

    Olá! quanto tempo dura na geladeira?

    • Olá Fernando, aqui em casa não dura rsss comemos tudo! Mas arrisco dizer 5 dias na geladeira e 3 meses congelada, se bem acondicionada. Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você 😉

  2. Silvia

    Adorei, fazia tempo que eu procurava uma receita de sardela que me encorajasse a fazê-la!Só tenho que agradecer!

    • Que legal Silvia, você vai adorar fazer! Depois me conta se aprovou. Esperamos que sim. Beijão para você 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*