Peneirar as gemas e se livrar do ‘gosto de ovo’!

Peneirar as gemas e se livrar do ‘gosto de ovo’!

Como peneirar as  gemas e por que?

Por que peneirar as gemas?  A película que as envolve fica retida na peneira e é ela a responsável pelo  cheiro e gosto forte de ovo nas receitas. Lembrando sempre que ovo fresco não deixa sabor nem gosto de ovo, então é  importante  sempre utilizar ovos frescos: quanto mais velhos  forem, mais gosto forte terão, faça aqui  o teste do ovo fresco e descubra se o seu ovo está fresco.

Como peneirar as gemas?

  1. Comece separando as claras das gemas. Congele as claras, assim você poderá reaproveita-las em outra ocasião preparando  deliciosas sobremesas, como um Pudim de Claras. Ou  quem sabe uma deliciosa Pavlova.
  2. Bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque as gemas na peneira.  Repita o procedimento com todos os ovos da receita, um a um.  Assim, caso um ovo  esteja estragado, você não perde tudo! ;)
  3. Transfira as gemas  para uma peneira com uma malha grossa e fure com o garfo a fim da gema escorra pela peneira naturalmente – não mexa. O objetivo de peneirar as gemas é manter a película que envolve a gema na peneira. Se você amassar com uma colher, a película também vai passar pela peneira e seu trabalho terá sido em vão.  Controle a tentação de mexer na gema.
  4. Depois que você deixou a gema escorrer naturalmente, com uma colher ou garfo, raspe a parte de fora da peneira, aproveitando toda a gema escorrida, veja no video e se livre da película que ficou na peneira desprezando-a.
  5. Aproveite a gema que escorreu pela peneira para continuar a receita.
  6. Lembrando que se os seu ovos forme frescos, você não precisa peneirar, ovos frescos não tem cheiro de ‘ovo’. Vale testar o ovo antes, aqui e  descubra se o seu ovo está fresco. Se estiver,  você não precisa peneirar as gemas.  Com os ovos frescos a SOBREMESA não fica com gosto, nem tampouco cheiro de ovo. Pode confiar! 😉
  7. E enquanto isso … enquanto a gema escorre … você prepara a sua receita que seguindo as dicas não terá ‘gosto de ovo’.
  8. Agora que você já sabe como peneirar as gemas, que tal preparar um delicioso Creme Belga?

peneirar as gemas

Obrigada e até a próxima, um beijo Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: não há
  • Tempo de Peneira: 12 minutos

 

you tube monta encanta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*