Suco de Abacaxi, com casca da fruta cozida!

Suco de Abacaxi, com casca da fruta cozida!

Suco de Abacaxi é delicioso

Feito com a casca da fruta cozida este suco de abacaxi  além de rico em vitamina C, A e B1, contém  magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina. Auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. E os benefícios não param por aí: o abacaxi regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético..

A casca do abacaxi tem 38% a mais de vitamina C do que a polpa. E é o que a gente joga fora.   Cascas, sementes, folhas e talos dos alimentos podem ser mais reaproveitados, e não jogados no lixo, como é nosso hábito fazer.  Ricos em vitaminas e fibras, eles podem ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume.

Uma fatia de 100g da fruta contém apenas 52 calorias. Excelente opção para  ser incluída na dieta substituindo doces ou em lanches intermediários, por ser diurético e melhorar a digestão.  Mas atenção: Se você tiver refluxo gástrico, úlcera  e gastrite não deve consumir a fruta em função de sua acidez. Vale  consultar um  médico antes.  Dados nutricionais do Portal Brasil:  aqui.

Substituir o suco de abacaxi, feito com a casca, além de  mais saudável que o habitual refrigerante é uma excelente maneira de economizar e diversificar o cardápio.

O suco é  infinitamente simples de preparar e fica delicioso. Sabor delicado, garanto que vai amar experimentar.

Bora? 

INGREDIENTES Suco de Abacaxi:

  • 1 panela grande
  • 3 litros de água
  • Cascas de 1 abacaxi
  • 1  e 1/2 xícara de açúcar ou adoçante dietético
  • gotinhas de limão – opcional

COMO FAZER Suco de Abacaxi:

  1. A medida que você for cortando  o abacaxi, já coloque  em uma panela grande as cascas para cozinhar, com  cerca de 3 litros de água.
  2. Reaproveite todo pedacinho da polpa, que as vezes dispensamos para ‘limpar’ bem o abacaxi dos seu nódulos e coloque tudo o que sobrar exceto a  polpa da fruta e a coroa, nessa panela para cozinhar.
  3. Corte  a polpa  em fatias de 1cm e leve a geladeira num recipiente tampado.  Geladinho fica ainda mais gostoso para ser consumido ao longo do dia. Ou aproveite para preparar um delicioso Gelado de Abacaxi com leite de coco, veja aqui.
  4. Junte 1 e 1/2 xícara de açúcar ou adoce ao seu gosto.
  5. E deixe cozinhar em fogo baixo, panela semi tampada até reduzir pela metade a água e obter  1litro e 1/2 de suco. Cerca de 40min.
  6. Retire as cascas com ajuda de uma escumadeira, coe e leve a geladeira por 2h ou até gelar.
  7. Sirva com pedrinhas de gelo. Com umas gotinhas de limão hummm Suco de abacaxi com limão tudo de bom
  8. Ou ainda  quentinho como chá de abacaxi.

Da próxima vez que você comprar abacaxi, lembre- se de não jogar fora a casca e de reaproveitar os 38% a mais de vitamina C, preparando este SUCO, que surpreende na qualidade e no sabor

Monta encanta aí na sua casa, depois conta para gente se aprovou.

Obrigada por sua visita, uma linda semana e até a próxima, Rosi Seligra.

  • Tempo de Preparo: 10 minutos
  • Tempo de Cozimento: 35-40 minutos
  • Tempo de Geladeira: 2 horas

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

7 comentários

  1. marcia

    muito bom, não sabia fazer.obrigada pela dica.

    • Marcia, nós é que agradecemos sua visita sua participação, aqui conosco. Obrigada e um lindo dia para você

  2. Kenia Andrade

    Eu costumo bater a casca e coar, está errado ou btm serve fazer assim?

    • Olá kenia, es’ta super certo, vou aproveitar e experimentar assim, só batido deve ficar uma delicia. Obrigada por comaprtilhar sua dica e um beijao p vc 😉

  3. Marina

    Oii, faço suco com a casca só batendo ela no liqui e coando depois, fica muito gostoso também, mas vou esperimentar essa também, até quentinha deve ficar gostosa pra tomar no inverno. Adoro o blog de vcs, bjs.

    • Olá Marina, tudo bem? hum vou experimentar a sua batida no liquidificador. obrigada pela dica e pelo carinho tão gostoso! Um beijão p vc 😉

  4. Marcia

    Vou fazer assim, para experimentar ! Estou amando o Monta Encanta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*