Bolo de Brigadeiro Gourmet, massa amanteigada!

Bolo de Brigadeiro Gourmet, massa amanteigada!

Bolo de Brigadeiro Gourmet, mais gostoso da vida inteira!

Se você está procurando por uma receita de bolo para encantar o próximo aniversário, aposte neste Bolo de Brigadeiro Gourmet, que é garantia absoluta de sucesso!

Massa amanteigada de chocolate, fofinha e muito gostosa, tô para dizer que é a massa de bolo mais gostosa da vida. Bem umedecida e intercalada por  brigadeiros: brigadeiro branco com toque de sal, que faz a diferença no sabor acredite e brigadeiro gourmet feito com chocolate em barra. Ambos os brigadeiros levam creme de leite, o que deixa o recheio bem cremoso e  menos doce, equilibrando o sabor!

Um sonho de tão gostoso e fácil de fazer.

bolo de brigadeiro gourmet

A dica é começar o preparo no dia anterior ao do aniversário. Deixamos a massa e o recheio prontos e no dia montamos.  E para facilitar a montagem montamos dentro da forma que a massa foi assada.  Vem  comigo espiar e ver como é fácil…

bolo de brigadeiro gourmet

INGREDIENTES BOLO DE BRIGADEIRO GOURMET:

massa amanteigada de chocolate:

  • 6 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 200g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de chá  farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

brigadeiro branco:

  • 2 latas de leite condensado, 790g
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 2 caixinhas de creme de leite, 400g

brigadeiro gourmet:

  • 300g de chocolate meio amargo
  • 2 latas de leite condensado, 790g
  • 2 colheres de sopa de  manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 2 caixinhas de creme de leite, 400g

para decorar:

  • 1 xícara de chá de chocolate granulado meio amargo e ao leite

para umedecer a massa

  •  300ml de leite

bolo de brigadeiro gourmet

COMO FAZER BOLO DE BRIGADEIRO GOURMET:

1.Brigadeiro Branco:  Em uma panela, em fogo médio coloque 2 latas de leite condensado, 790g com  2 colheres de sopa de manteiga mais 1 pitada de sal e  2 caixinhas de creme de leite, 400g.   Com uma espátula mexa sem parar, tomando cuidado para que ele não grude no fundo da panela e  não queime. Quando começar a ferver abaixe o fogo  e siga mexendo até que ele queira ‘desgrudar’,  ‘soltar’ do fundo da panela.  Desligue o fogo e espere o brigadeiro esfriar.  O modo de preparo deste brigadeiro é similar ao brigadeiro gourmet, tem video para você espiar. A diferença do branco para o Gourmet do video é só o chocolate em barra.

2.Brigadeiro Gourmet:   Derreta  chocolate no micro ondas em potência alta por 1 minuto. Nunca tente derreter o chocolate de uma só vez pois ele  poderá  queimar, veja aqui como derreter.  Em uma panela, em fogo médio coloque 2 latas de leite condensado, 790g com  2 colheres de sopa de manteiga mais 1 pitada de sal, 300g de chocolate derretido no micro ondas  e  2 caixinhas de creme de leite, 400g.   Com uma espátula mexa sem parar, tomando cuidado para que ele não grude no fundo da panela e  não queime. Quando começar a ferver abaixe o fogo  e siga mexendo até que ele queira ‘desgrudar’,  ‘soltar’ do fundo da panela.  Desligue o fogo e espere o brigadeiro esfriar. Veja aqui como fazer e aperta o PLAY.

BOLO DE BRIGADEIRO GOURMET

3.Massa Amanteigada:  Veja aqui como fazer a massa amanteigada de Chocolate (forma de 23x7cm)

  1. Separe as claras das gemas. Coloque as 6 claras no bowl da batedeira com uma pitada de sal e bata até formar uma espuma firme, ponto de neve, veja aqui como fazer ponto de neve.  Retire as claras em neve da batedeira  as reserve em um recipiente a parte.
  2. No mesmo bowl da batedeira, não é necessário lavar. Coloque as 6 gemas com  1 xícara  de chá de açúcar. Bata em velocidade alta até as  gemas dobrarem de tamanho e formar um creme claro. Acrescente ½ xícara de chocolate em pó e 200g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente. Bata por mais 5 minutos em velocidade máxima. Desligue a batedeira, então acrescente  1 xícara de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó. Lique novamente a batedeira, desta vez  na velocidade mínima, e bata somente até incorporar a farinha, menos de 1min.  Sem desligar a batedeira e ainda  na velocidade baixa, acrescente as claras em neve reservadas e é só  misturar, bata o mínimo necessário,  assim mantemos a massa aerada e leve,  menos de 1 min.  Desligue a batedeira e leve a forma untada, de 23cm de diâmetro x 7cm de altura com óleo ou manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus, até firmar. Após 40 minutos, faça o teste do palito. Se sair seco e limpo o bolo está pronto, Se sair ‘sujo’ com massa de bolo, deixe por mais 10 minutos e vá de 10min em 10min até que o palito saia limpo. Espere amornar.
  3. A mesma receita e o mesmo modo de preparo  serve para fazer o BOLO AMANTEIGADO branco, apenas não coloque o chocolate em pó.

COMO MONTAR BOLO DE BRIGADEIRO GOURMET:

  1. Para facilitar a montagem, montamos o bolo dento da forma que a massa foi assada.   Abra o maior saco de congelamento que você tiver, ao meio, assim ele dobra de tamanho  e forre o fundo e laterais da forma com 1, 2 ou 3 plásticos de congelamento abertos. Afim de que o fundo e laterais da forma fiquem cobertos com o plástico que fica sobrando para fora da forma. Isso para você conseguir desenformar o bolo montado facilmente, puxando pelo plástico que ficou para fora da forma.
  2. PRIMEIRA CAMADA:No fundo da forma  coloque o primeiro disco de massa e umedeça com ¼ do leite a colheradas  toda a superfície, caprichando nas laterais, onde a massa costuma ser mais ‘seca’. Cubra com a metade do brigadeiro branco
  3. SEGUNDA CAMADA: sobre o brigadeiro branco, coloque outro  disco de massa. Umedeça a superfície novamente com ¼  do leite, também caprichando nas laterais,  mais ‘seca’.  Cubra com 1/3 do  brigadeiro preto gourmet.
  4. TERCEIRA CAMADA: Tudo outra vez, coloque o terceiro disco de massa, umedeça com  leite. Cubra com a outra metade do brigadeiro branco restante.
  5. QUARTA CAMADA: Finalize com o último disco de massa. Feche com o plástico excedente e leve a geladeira por 4h ou ao freezer por 2h para gelar e firmar. Após gelado, retire o bolo de dentro da forma com a ajuda do plástico. E leve o bolo montado para uma travessa bem bonita, onde será servido.
  6. Para finalizar a montagem, umedeça o ultimo disco de massa com o leite restante e cubra com 1/3 do  brigadeiro preto gourmet toda a superfície e laterais do bolo com uma camada fina.
  7. DECORAÇÃO:Decore o bolo com chocolate granulado ao leite e meio amargo para dar um efeito colorido ao bolo. Coloque  1/3 do brigadeiro gourmet restante, dentro de um saco de confeitar com bico e decore fazendo pequenos círculos, formando rosas.  Comece  com um ponto  no centro e  gire, dando voltas em torno desse ponto, formando rosas.  Faça uma rosa ao lado da outra, deixando  o centro do bolo, livre.
  8. E wow está pronto melhor bolo de brigadeiro gourmet da vida

bolo de brigadeiro gourmet

Bom Apetite!

bolo de brigadeiro gourmet

Experimenta

bolo de brigadeiro gourmet

Obrigada pela companhia e até a próxima receita,  Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 1h
  • Tempo de forno: 45min
  • Tempo de Brigadeiros: 30min
  • Tempo de Geladeira: 4h

you tube monta encanta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*