Batata Palha , Air-Fryer sem óleo, sequinha e crocante!

Batata Palha , Air-Fryer sem óleo, sequinha e crocante!

Batata Palha Air-Fryer

Batata Palha na Air-Fryer, pode ficar tão sequinha e crocante quanto a batata palha  frita. E  fica mesmo!  A cor pode não ser a mesma,  ela ganha um tom mais castanho que a tradicional  imersa no óleo, mas compensa!  Muito mais saudável sem perder nadica de nada de sabor. As mais escurinhas são as mais gostosas então não esquenta com a cor!

Aprovadíssimo!

Para garantir a crocância mesmo sem óleo é preciso retirar ao máximo a umidade da batata e para isso alguns truques são importantes, como secar a batata com vinagre e sal e dar um choque térmico! Bora ver como?

batata palha air fryer

INGREDIENTES:

  • 2 batatas asterix  com casca e ralada
  • 1 colher de sopa  de azeite
  • ½ colher  de sobremesa  de sal
  • 2 colheres   de sopa de vinagre, qualquer tipo.
  • água gelada para demolha

COMO FAZER BATATA PALHA AIR-FRYER:

  1. Prefira batata do tipo  “asterix”, com casca rosa, isso por que ela é naturalmente menos úmida que o de casca branca.
  2. Lave as batatas em água corrente, seque-as e com casca passe-as no ralo grosso do ralador, se preferir retire a casca.
  3. Em um bowl com água gelada adicione ½ colher  de sobremesa de sal, 2 colheres de sopa de vinagre e coloque as batatas de molho na água gelada. Costumo juntar a água gelada algumas pedrinhas de gelo, para garantir que fiquem bem geladinhas.
  4. O choque térmico da batata gelada em contato com o calor, garante uma batatinhas bem crocantes. Deixe na geladeira por 10minutos ou mais, só tire na hora de fritar.
  5. Escorra a água e com ajuda de um papel absorvente duplo ou com 2 panos  limpos  seque  as batatas fazendo um ‘sanduiche’ com as tiras. É importante deixar a batata bem seca, assim ela fica  crocante.
  6. Leve-as ao cesto do air-fryer. Coloque 1 colher de sopa de azeite e misture bem. Vá de 5 em 5 minutos, mexendo para soltar a cada parada, temperatura  200°C até ficar dourada.  Cada aparelho tem seu tempo próprio, escolha o mesmo tempo de batata chips. É  importante ficar de olho  e quando  começar a dourar misturar para desgrudar uma das outras.
  7. Espere esfriar para ficar crocante. Bom Apetite!
  8. Dá para fazer com  inhame e batata baroa/mandioquinha também!

Experimenta!

batata palha sem oleo

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra.

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de Air-Fryer: 10min
  • Rendimento: 2 porções

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*