Pasta  al dente, não é massa crua é no ponto!

Pasta al dente, não é massa crua é no ponto!

#assim q faz …  Pasta  al dente

Pasta al dente é o ponto de cozimento do  “macarrão al dente que é quando a massa está perfeitamente cozida e oferece uma leve resistência à mordida. Massa al dente não é massa crua, é massa no ponto.

Mas afinal, qual é o segredo para deixar o macarrão al dente? Preparar uma boa massa, é fácil, é prático e é rápido mas, tem alguns segredinhos e eles começam antes mesmo do cozimento.

PontodomacarraCC83o27aldente27granoduro05

  1. A começar pela quantidade de água e de macarrão,  qual é a ideal?A média indicada é de  80g de massa/pessoa, se servida como prato único, sem acompanhamentos, mais ou menos 1 xícara massa seca/pessoa.
  2. Para a água 1 litro a cada 100g/massa
  3. A massa deve ser de  grano duro, não dá pra usar com ovos,  nããão.
  4. Prefira pasta de grano duro sem ovos, várias marcas no mercado
  5. A água deve estar fervendo, para receber a massa. Se tampar a panela a água ferve mais rapidamente e lembre-se de só colocar a massa, quando a água já estiver fervendo
  6.  Outra dica é evitar óleo ou azeite na água, mito bobo, não precisa. O ideal é usar apenas sal e se for sal grosso, melhor, mais sabor. Coloque o sal na água apenas após ferver, pois se você colocar antes, ela vai demorar mais para levantar fervura e coloque o sal, antes do macarrão assim ele já vai temperando a massa.
  7. Logo após colocar o macarrão, para evitar que eles grudem, basta mexer soltando uns dos outros.
  8. pasta al dente

  9.  Melhor não tampar a panela durante o cozimento para não amolecer a pasta e para não fazer sujeira no fogão, se tampar pode transbordar.
  10. Se for spaghetti  e ele não couber inteiro na panela,  deixe metade para fora, ao umedecer os que estiverem lá dentro, vão escorregar e se encaixar dentro da panela, você ainda pode ajudar mexendo, só não quebre o macarrão, isso é crime! E seu castigo será o de não conseguir enrolar no garfo, na hora da refeição.
  11. O tempo de cozimento da massa para ficar  ‘al dente’ varia conforme a marca, formato e espessura. Siga sempre as indicações de tempo descritas na embalagem e faça o seguinte teste:
  12. Observe o ‘fio’  por dentro. Estará al dente assim que esse ‘fio’ desaparecer, assim:pasta-al-dente1
  13. Fio significa que ainda tem massa crua. al dente,  significa massa no ponto e não massa  crua!
  14. Massa no ponto,  é hora de escorrer e o melhor lugar pra isso é na pia.
  15. Nem pense em  lavar o macarrão, isso é outro mito bobo. Sem lavar fica muito mais gostoso.
  16. Dissolva um pouco de manteiga no macarrão ou de azeite,  conforme a receita.  Além de dar sabor eles entram para evitar que o macarrão grude.
  17. Escorra bem, leve direto, do escorredor  ao prato e sirva logooo, senão esfria.
  18. Para uma bela apresentação, não incorpore à massa ao molho. Sirva, colocando o molho no centro, afinal nossa primeira digestão, começa com a visão
  19. Polvilhe, ao redor  com parmesão e já pode chamar a galera!

PontodomacarraCC83o27aldente27granoduro09

pasta al dente nham nham nham, la távola!

Molho à bolonhesa, aqui

O parmesão precisa ser de média à boa qualidade Use um bom queijo, rale no ralador  grosso ou fino, como preferir,  e use sempre o  ralado por você e na hora!  Queijo de saquinho, vai ‘estragar’ sua pasta, nem pensar

O mesmo vale para a pimenta do reino, caso goste, use sempre a ralada na hora e isso tem simmm,  muita diferença de sabor.

pasta-al-dente

Você sabia que já era  a época em que os italianos eram os ‘recordistas no consumo do macarrão?Hoje nós somos o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo? pois é!  Cada brasileiro consome em média, 6,6 quilos de macarrão por ano.  É  paixão nacional !

De preparo super fácil e rápido  fica perfeito, na correria nossa de cada dia!

Ah, só mais uma coisinha:  massas de formato pequeno rendem menos, se a galera for muito grande, fica à sugestão de usar massas grandes, ou aumentar um pouquinho a quantidade ao usar a menorzinha.

Obrigada pela visita,  beijo grande, Rosi Seligra.

 

you-tube-monta-encanta1-1024x512

Salvar

Salvar

6 comentários

  1. Estevão

    Olá! Sou um grande fã do site de vocês, já fiz varias receitas que me salvaram de ultima hora. Mas infelizmente, nas postagens mais antigas(como essa em que posto o comentário), as imagens não estão aparecendo. Obrigado por compartilhas as maravilhosas receitas!

    • Estevão, poxa, verdade! é que fomos invadidos. Monta Encanta não para de crescer Graças a Deus, mas junto vem os invasores, interessados nos nossos cliques, Essa invasão corrompeu alguns arquivos e algumas fotos, que estão sendo repostos, manualmente uma por uma! Muitas já foram repostas, mas isso leva um tempo até revermos todos as receitas, … são + de mil. Obrigada pela paciência e por participar aqui conosco. O lado bom é que além das receitas estarem sendo revistas e atualizadas, reforçamos nossa segurança contra futuros rackers. Obrigada Estevão e aproveito para desejar feliz Natal e um 2017 maravilhoso

  2. Ray Portela

    Amo esse site. Voces estão de parabéns!!
    Aprendi fazer uma panqueca do Deuses .Receita essa postada nesse site. É tudo de mais maravilhoso!!
    Bjos de luz a tida equipe maravilhosa desse site.❤

  3. Ray Portela

    Feliz Natal a todos e um maravilhoso ano de 2017 carregado de boas Energia Positivas de muita Saude!❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*