Purê de  cenoura

Purê de cenoura

Olá,  hoje a dica é por conta do acompanhamento,  purê de cenoura, uma excelente variação do nosso clássico com batatas.

Purê de cenoura, nada mais é do que o nosso amado purê de batata  com a adição da cenoura, que o  transforma em um acompanhamento  diferente, com sabor  mais delicado.

A cenoura dá o  tom, fica um charme na hora de servir o purê  alaranjado, além de super nutritivo. Ela  é  riquíssima em betacaroteno, boa  para a visão,  pele e  mucosas.   Possui vitaminas: A, C, B2 e B3.  Tem fósforo, potássio, cálcio e sódio.

É  hipocalórica, cada 100 gramas  possui só 40 calorias. Embora encontramos a cenoura durante todo o ano, o período de safra vai de julho a janeiro.

Page 7

As variações para preparar um purê são  infinitas.  Além da tradicional, tem purê de batatas  à francesapurê mix de batata  com mandioquinha ou só de mandioquinha … e até de batata doce com marshmallow.

Tem também purê de ervilha – prometo receita em breve ;), de espinafre e do mais que você queira.  Hoje de cenoura. Vamos lá? ao preparo? Pronto em 15 minutinhos

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

300g de cenoura

400g de batata

180ml de leite integral

2 colheres de sopa de manteiga

sal e pimenta do reino a gosto

Page 1

O preparo é praticamente o mesmo  que o tradicional,  as batatas + as cenouras são cozidas juntas, depois amassadas e acrescidas de manteiga e leite.

Não tem segredo, ou melhor quase não tem segredo, o truque, fica por conta da maciez.

Batido no mixer, ganha a consistência do mais cremoso e aveludado purê do mundo inteiro.

E  não é  exagero, não!

Vem comigo conferir se inspirar e preparar o seu, depois me conta se concorda ou não!

Page 7

Modo de Preparo:

Descasque as batatas e corte-as em cubos grandes mais ou menos em 4 partes.

Descasque a cenoura e fatie em fatias mais finas.   Isso porque a cenoura leva mais tempo para cozinhar que a batata.

Ao cortar a batata em  tamanho maior que a cenoura elas ficam cozidas juntas ao mesmo tempo.

New Page

Cortadas  em pedaços menores ao invés de inteiras,   diminuímos  o tempo do cozimento e só 1o minutinhos costumam ser mais do que suficientes para elas fiquem  cozidas.  😉

Em uma panela fogo alto, coloque as batatas as cenouras e cubra com água, pouca água, não exagere na quantidade, mínimo é mais,  apenas o suficiente para quase cobri-las.

Page 2Abaixe o fogo, tampe a panela  e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que estejam cozidas e macias.

Page 3Após cozidas  a água já deverá estar quase seca, nem será preciso escorrer se a quantidade de água for bem pouquinha, só finalzinho na panela. Se houver muita água, dispense-a. Então acrescente sal e pimenta do reino a gosto mais  2 colheres de sopa de manteiga.

Page 4Coloque  180ml de leite integral e bata com o mixer.

Junte o leite aos poucos, tanto a batata quanto a cenoura diferem na quantidade de água interna e a medida de leite costuma ser apenas um parâmetro.

Adicione o leite conforme a quantidade e até atingir o ponto ao gosto do seu purê. Mais cremoso ou mais consistente, conforme o gosto do freguês.

Page 5Bata com o mixer na panela mesmo, para não esfriar, ou use o liquidificador ou então o amassador de batatas, se usar o amassador ou o liquidificador, volte a panela ao fogo para aquecer até borbulhar.

Sirva em seguida!

Page 6Sabor delicado, sutilmente adocicado com uma cremosidade aveludada para lá de  incrível, quase uma mousse.

Page 8Uma excelente maneira de variar o cardápio da semana ou impressionar naquele encontro onde se quer  montar, encantar e arrasar.

Fiz para acompanhar uma bisteca de porco crocante, na farinha de pão temperada, receita na próxima semana, não perca!

Page 38Experimenta o purê, ele surpreende  além de lindo fica bom demais!

Obrigada pela visita, até a próxima, Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento:10 minutos

Rendimento: 4-6 porções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*