Lagarto com redução de vinho, na pressão!

Lagarto com redução de vinho, na pressão!

Lagarto com redução de vinho tinto, vale a pena fazer!

Lagarto com redução de vinho é uma carne suculenta,  com um sabor bem especial.  Além de macia  é  facílima de fazer,  mas você vai precisar de tempo. A carne precisa marinar nos temperos e no vinho de um dia para o outro, na geladeira antes de ir  para panela de pressão e aí são mais 40 minutos.

Na pressão, selamos a carne no azeite, até  dourar a superfície por todos os lados e deixar o fundo da panela com uma crosta marrom deliciosa que vai garantir  o sucesso da receita  e do molho!  O lagarto  é cozido no vinho com os temperos onde  ficou marinando, o bom desse cozimento é que o sabor do vinho adere bem à carne, e parece que ela foi cozida em fogo bem  lento, como  Boeuf BourguignonDepois de pronta,  você pode servir em fatias como ou  desfiá-la  como uma  carne louca.

A receita é de família,  da tia Neusa é uma receita simples mas que impressiona os amigos  com facilidade. Vale a pena fazer!

INGREDIENTES:

  • 1 peça de lagarto, 1e ½Kilo  mais ou menos
  • 1 cebola grande, cortada em cubos pequenos.
  • 3 dentes de alho descascado picados ou amassados
  • 1 folha de louro
  • 1e ½ xícara de chá de  vinho tinto seco
  • 1 xícara de  chá de água
  • folhas  de alecrim fresco, 3 ramos mais ou menos
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 fio de azeite

COMO FAZER LAGARTO COM REDUÇÃO DE VINHO:

  1. MARINAR: No dia anterior, prepare a marinada: num pilão ou no processador de alimentos, triture, a cebola,  o alho, a folha de louro, o  alecrim,  o sal e a pimenta-do-reino. Junte com o vinho e misture bem.
  2. Num recipiente, coloque o lagarto  e faça furos profundos com uma faca  para que os temperos penetrem bem, e, então, esfregue toda a marinada.
  3. Cubra com plástico filme ou papel-alumínio e leve à geladeira de um dia para o outro.
  4. No dia seguinte, retire a carne da marinada. Reserve.
  5. dica: Se você não tem pilão, nem processador, também dá para fazer.  Pique a cebola, amasse o alho e junte as folhas de alecrim e louro inteiras e misture-as ao vinho. Dá na mesma!  A única diferença no preparo é que você vai precisar coar o molho em uma peneira, amassando com uma colher para aproveitar bem o purê da cebola e todos os temperos amassados antes de levar o molho para reduzir e então servir.  😉
  6. SELAR: Leve uma panela de pressão ao fogo médio e regue com o azeite. Quando começar a soltar fumaça, coloque a peça de carne para dourar de todos os lados. Limpe bem a carne dos temperos antes de leva-la ao fogo, para evitar que os temperos queimem e você consiga selar a carne.
  7. Coloque a carne e deixe até formar uma crosta dourada na superfície, só vire de lado quando o que estiver em contato com o fundo da panela desgrudar. Não force. Com um pegador, vá virando, até que a carne esteja dourada por todos os lados e o fundo da pressão, com uma crosta marrom.  É é ela, essa crostinha que vai garantir  um gosto incrível a receita.

    COMO COZINHAR LAGARTO COM REDUÇÃO DE VINHO:

  8. Adicione o líquido da marinada reservado a carne selada e 1 xícara de chá de água.
  9. Tampe a panela e quando pegar pressão e começar a apitar, deixe cozinhar por 40 minutos, caso queira fatiar a carne e  para desfiar, deixe no total 50 minutos.
  10. Desligue o fogo e deixe a pressão sair completamente. Abra a panela e retire a carne.
  11. SERVIR:Fatie bem fininho
  12. Sirva com o molho com redução de vinho que está prontinho na panela! Caso o seu molho não esteja encorpado, só deixar reduzir por 5 minutos em fogo médio/alto  antes de servir. Você também pode coar o caldo se preferir antes de reduzi-lo.

Coloque o molho sobre o Lagarto Fatiado e Bom Apetite!

Dos Deuses, experimenta!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: de um dia para o outro
  • Tempo de Pressão: 40min para fatiar
  • 50min para desfiar
  • Rendimento: 12 porções

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*