Sobrecoxa Empanada no Flocão de Milho!

Sobrecoxa Empanada no Flocão de Milho!

Sobrecoxa Empanada no Flocão de Milho, suculenta e crocante ao mesmo tempo!

Quem não gosta de frango  suculento e ao mesmo tempo com aquela crosta que faz “croc”? Esta sobrecoxa empanada no flocão fica exatamente assim.  E nem só  de farinha de rosca sobrevive um empanado. Dá para  variar a textura com flocão de milho, além de tapioca, fubá, pão dormido processado ou ralado, panko farinha vendida em emporios japoneses.

Outra coisa  é temperar a farinha com ervas, sal, pimenta e queijo ralado. O queijo além de unir tudo, dá mais sabor ao empanado além de  uma textura bem mais crocante.  Tudo que possa trazer mais sabor e mais crocância é bem vindo!

Na hora de escorrer a fritura ao invés do tradicional papel toalha a dica é usar uma peneira. Isso por que o  empanado quando fica  em contato com o papel engordurado volta a ficar encharcado  e lá se vai embora a crocância!

Uma vez empanado, pode-se fritar em imersão, ou apenas grelhar com uma quantidade menor de azeite, como é o nosso de hoje! Quanto a gordura, é importante estar  quente. É esse choque de temperatura que deixa a textura mais crocante.

E se você está de dieta, sem desculpa para fazer a sua sobrecoxa emapanada no flocão,  só leva-la ao  forno ou a air-fryer e comer com moderação, que pode!

Bora?  Anotar as dicas para seu empanado não  ficar mole e  sem encantosobrecoxa empanada no flocão de milho

INGREDIENTES Sobrecoxa Empanada:

  • 2 sobrecoxa de frango desossada e sem pele
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 3 colheres de sopa de shoyo
  • suco de 1 limão tahiti
  • 1 dente de alho descascado e amassado ou 1 colher de sopa de molho de alho, usei kenko
  • sal e pimenta do reino a gosto

para empanar:

  • 1 ovo batido e temperado com sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 xícara de flocão de milho, temperada com sal, pimenta calabresa seca ou do reino e ervas secas desidratada a sua escolha
  • ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • ¼ de xícara de chá de azeite  para fritar, forno ou air-fyer

COMO FAZER Sobrecoxa Empanada no Flocão de Milho:

  1. Comece pela marinada do frango.
  2. MARINADA:Em um bowl coloque os files de sobrecoxa, com 2 colheres de sopa de mostarda, 3 colheres de sopa de shoyo, 1 dente de alho descascado e amassado ou 1 colher de sopa de molho de alho, sale pimenta do reino a gosto. Deixe marinando por 10 a 15 min para a carne absorver todos os temperos.
  3. Enquanto isso …
  4. OVO BATIDO:Em um bowl pequeno, coloque e bata  1 ovo inteiro, sal e pimenta do reino a gosto. Bata e reserve.
  5. FLOCÃO TEMPERADO:Em outro bow, ou prato coloque 1 xícara de farinha de flocão de milho, ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado e tempere com ervas secas de sua preferência, usei orégano, tomilho e sálvia. Tempere com sal e ½ de colher de café de pimenta calabresa seca ou pimenta do reino a gosto.  Reserve
  6. EMPANAR: Passe os filés de sobrecoxa que estavam marinando, primeiro no ovo batido, besuntando por todos os lados depois empanado no flocão de milho temperado, apertando com as mãos para que a casquinha fique uniforme.
  7. FRITURA:Frite no azeite quente, mas não muito quente, médio alto. Com o azeite em temperatura média/alta, antes de começar a sair fumaça. Frite 4 minutos de um lado, com ajuda de uma pinça vire do outro lado e deixe fritar por mais 4 minutos.  Total 8 a 10 min  máximo, dependendo da  potência da chama do fogão. 
  8. FORNO ou AIR-FRYER:  Regue uma assadeira com azeite e leve os files de sobrecoxa empanado no flocão ao forno baixo, 150  ou 180 graus, depende da potência do seu forno/air-fyer, até o frango chegar ao ponto de casquinha!
  9. Bom Apetite

Experimenta!

sobrecoxa empanada no flocão

Obrigada pela companhia e até a próxima receita Rosi Seligra

https://www.youtube.com/user/MontaEncanta?sub_confirmation=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*