Pão  de Água caseiro e fácil de fazer!

Pão de Água caseiro e fácil de fazer!

Pão  de Água macio e delicioso.

Fazer pão de água em casa não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. São passos simples como  fermentação e a ordem dos ingredientes, simples processos que garantem uma boa  produção do pão!

Pão de água, caseiro é simples de fazer e com gostinho do Pão Tortano, servido nas pizzarias famosas. O recheio é ao gosto do freguês. E todos os ingredientes de uma pizza combinam super bem! Como sugestão nosso recheio é com Sardela e Caponata de Berinjela.

INGREDIENTES Pão de Água:

  • 2 xícaras de farinha de trigo, 250g
  • 1 copo de água morna, 200ml
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • 1 colher de café de sal ou sal a gosto
  • 1 colher de sobremesa  de açúcar
  • 1 gema
  •  ½ sachê, 5g ou ½ colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo ativado

Sugestão de RECHEIO:

 Comece ligando o forno a 250° Celsius. Nós não vamos assar o pão agora. O forno deve estar quentinho e desligado para receber a massa na hora de descansar. Isso acelera o tempo de crescimento.

FERMENTO: Em seguida ative o fermento seco, mesmo se ele for instântaneo, veja aqui com fazer, faz a diferença. A massa cresce mais rápido e o pão fica mais leve e mais saboroso.

 COMO FAZER Pão de Água:

  1. Em um bowl coloque 1 copo americano de  água morna, 200ml, junte 1 colher de sobremesa de açúcar, misture, coloque 1/2 sachê de fermento seco instântaneo, misture até que os grânulos esteja dissolvidos. Tampe e deixe ativar por 2 minutos.
  2. Destampe, junte 1 colher de sobremesa de azeite, 1 colher de café de sal e a farinha de trigo, 250g. Misture até ficar uma  bola de massa, veja o ponto no vídeo e sove um pouco. 2 a 3 minutos além da sova ajudar o pão a crescer, é   muito prazeroso. Aproveite a brincadeira!

  1. Tampe para com pano de cozinha limpo, para  ficar escurinho, as leveduras do fermento trabalham melhor no escuro. Deixe descansar dentro do forno quentinho, porém desligado até que a massa dobre de volume. Cerca de 30 minutos.
  2. Então enfarinhe uma bancada, coloque a massa sobre, abra com o rolo até a  espessura de 0,5cm mais ou menos.
  3. Coloque o recheio de sua preferênica, eu recheei com uma camada fininha de  Sardela e outra de Caponata de Berinjela. Mas fica delicioso com camadinha de molho ao tomatinho fresco, presunto e queijo ou só queijo,  queijo minas, calabresa, pepperoni, milho com catupiry, frango com catupiry … e por aí vai, ao gosto do freguês conforme sua disponibilidade na geladeira. Já fiz só com azeite, sal grosso e alecrim como recheio e ficou dos Deuses.
  4. pão de água
  5. Enrole a massa como um rocambole, feche as pontas para o recheio não escapar,  leve em uma  assadeira untada com óleo e farinha de trigo. Usei uma para bolo inglês com 30 comprimento x 9 largura x 7 altura. Mas pode ser qualquer outro formato de forma.
  6. Pincele 1 gema, congele a clara, assim quando tiver boa quantidade você faz um Pavlova ou um Pudim de Claras.
  7. Faça alguns cortes na transversal do pão, tampe e deixe descansar dentro do forno ainda desligado, por mais 15-20 minutos antes de assar, a massa vai crescer novamente, se acomodar e aumentar de  tamanho dentro da forma.  Então ascenda o forno a 180°Celsius e deixe  por 30 35 minutos ou até a superfície ficar bronzeada.
  8. Só servir  quente ou  em temperatura ambiente

A casa inteira cheira a pão caseiro, muito mas muuuito gostoso!

Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de Descanso: 30mi + 30min
  • Rendimento: 8 a 10 porções

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

4 comentários

  1. Larissa Silva

    Eu fiz! Ficou ótimo!

    Amo as suas receitas.

    Fique com Deus!

    Beijos!

    • Oi Larissa, que alegria saber! Feliz que fez e amou. Obrigada por compartilhar sua experiênica, obrigada pelo carinho e por participar aqui conosco, um beijão p vc 😉

  2. Oi Roseli!
    Vou testar este final de semana e te conto.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*