Nhoque de Batata Baroa com Molho de Calabresa e tomilho

Nhoque de Batata Baroa com Molho de Calabresa e tomilho

Nhoque de Batata Baroa ou mandioquinha, como você preferir!

Nhoque de Batata Baroa. Fazer nhoque  é mais fácil de fazer do que parece ser. Basta cozinhar na água as batatas, depois amassa-las em forma de purê, agregar ovo e farinha de trigo para dar liga.

O segredinho fica por conta  do  ponto da massa, uma vez que não existe uma medida exata de farinha de trigo, a quantidade depende da umidade da batata que varia de uma para outra. Em geral, quanto menos farinha, mais gostoso fica,  isso porque o  excesso de farinha deixa o nhoque  pesado, já a falta dela faz com que eles se desmanchem na hora de cozinhar. Equilíbrio!

Na prática você vai ver que é  mais fácil  fazer do que ler a teoria e chegar a conclusão que fazer nhoque  não é nenhum bicho de sete cabeças!  É fácil e bem prazeroso, além de que, caseiro é  muito mais gostoso.

Nhoque de batata baroa, fica mais delicado que o tradicional com batata.  Tem mais   sutileza de sabor e mais cor.  O nhoque é  bem amarelinho. O Molho de Calabresa com tomilho,   tem sabor mais intenso  e equilibra bem a delicadeza do nhoque, dos Deuses!

Bora, se aventurar ? Com certeza você vai se apaixonar!

INGREDIENTES NHOQUE DE BATATA BAROA:

MASSA:

  • 1 kilo de mandioquinhas ou batata baroa.
  • 1 ovo
  • 100g de parmesão ralado
  • 1 e½ xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
  • pimenta do reino  e noz moscada a gosto

MOLHO DE CALABRESA:

  • 750g de linguiça calabresa fresca sema pele
  • 1k de tomate italiano cortado em 4
  • 1 cenoura em fatias
  • 4 ramos de tomilho fresco
  • 4 dentes de alho descascado e amassado
  • sal e pimenta do reino a gosto

COMO FAZER NHOQUE DE BATATA BAROA:

  1. BATATA BAROA:Em uma panela com água e uma pitada de sal coloque as batatas baroa  (mandioquinhas) sem casca e cortada em 3 partes para cozinhar em panela semi tampada  por 15 a 20  minutos até ficarem macias.  Escorra no escorredor de macarrão. 
  2. MOLHO DE CALABRESA: Enquanto a batata cozinha, aproveite para fazer o molho  de calabresa.
  3. Em uma frigideira com um fio de azeite coloque a carne da linguiça sem a pele. Deixe por 7 minutos ou até  fritar bem,  então acrescente 5 dentes de alho descascados e amassados,  misture e deixe o alho fritar junto com a calabresa por mais 2 minutos. Então acrescente 1 kilo de passata de  tomate.
  4. Tempere com sal, pimenta do reino e tomilho fresco a gosto. Usei as folhas de  4 raminhos.  Deixe apurar até o molho encorpar, mais ou menos 10minutos e está pronto. Reserve.
  5. PASSATA DE TOMATE: Para fazer a passata de tomate é só colocar os  tomates lavados,  com pele e sementes,  cortados em 4 com 1 cenoura em fatias, em um bowl e levar ao micro ondas por 20min em potência alta, até os tomates murcharem pela metade e a cenoura cozinhar. Depois é bater com o  mixer ou no liquidificador até formar a passata.  A cenoura dá sabor e entra para encorpar  emprestar ao molho uma cor mais alaranjada, mais bonita  ao molho!  

    NHOQUE DE BATATA BAROA, MOLHO DE CALABRESA

  6. MASSA DO NHOQUE:Em um bowl, passe a mandioquinha ainda quente por um espremedor de batata.  Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Deixe a massa quente de mandioquinha repousar, para que evapore bastante de sua umidade. Deixe esfriar.
  7. Acrescente 1 ovo inteiro,  100g de queijo  parmesão ralado e  por ultimo 1 xícara de  farinha de trigo.  Misture primeiro com uma colher depois com as mãos até formar uma massa. Cada mandioquinha tem uma quantidade de água, então 1e ½  xícara de farinha de trigo é apenas uma indicação para você ter um parâmetro de quanto usar. A quantidade exata varia de batata para batata conforme a umidade de cada batata baroa/mandioquinha  usada.
  8. Acrescente mais farinha somente se necessário for, lembrando que nhoque gostoso é feito com menor quantidade possível de farinha. A farinha entra só para da uma ‘liga’.
  9. A massa  fica grudando nas mãos, parecendo que precisa de mais farinha, não precisa.  Para manipular sem grudar, você deve enfarinhar as mãos e a bancada trabalhando com a massa untada na farinha de trigo.
  10. Na bancada  seca e limpa, faça cilindros de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro polvilhe mais  farinha  sobre a superfície de trabalho, conforme modela os cilindros. Corte nhoques com até 2 cm de largura com a ponta de uma faca, espátula ou garfo.
  11. Cozinhe os nhoques aos poucos em água salgada fervente e abundante. Conforme os nhoques subirem, retire-os da água quente e passe-os para um escorredor de macarrão . 
    nhoque de batata baroa
  12. CONGELAMENTO: Depois escorra bem. E leve os nhoques a um refratário com um fio de óleo para não grudar. Congele em sacos de congelamento em porções individuais. Congelados duram por até 3 meses. 
  13. COMO SERVIR:Na hora h de servir, coloque o molho de calabresa  com os nhoques ainda congelados direto na frigideira  e aqueça em fogo baixo por 10 minutos ou até descongelar e aquecer bem!
  14. Sirva a seguir e bom apetite!
  15. Qualquer dúvida , na execução, vale dar uma espiada na receita do  Nhoque de batatas, que  tem vídeo e fotos de todas as etapas.  O preparo é bem parecido.

Outras opções de molho:  Molho a Bolonhesa ou  Molho a bolonhesa de calabresa  ou ainda com Molho de Ragú de Costela ou  Molho Prático a Bolonhesa ou ainda um Molho ao Sugo com manjericão ou simplesmente Molho Express  bem rapidinho

Experimenta!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

  • Tempo de preparo 1 h 30 min
  • Tempo de Cozimento na água: 7min ou até boiar
  • Tempo de Cozimento na frigideira: 5min ou até aquecer
  • Rendimento 7 porções

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*