Penne risotado ao alho e óleo com brócolis

Penne risotado ao alho e óleo com brócolis

Penne al dente ao alho e óleo com  pimenta, brócolis, oréganos fresco, tomatinhos sweet e queijo provolone ralado grosso,  compõem este prato. Sendo o alho, o principal responsável pelo sucesso ou o  fracasso do prato.

Sabemos que  ele, o o alho,  faz a diferença e enriquece o  sabor. Só que ao mesmo tempo,  se mal empregado pode  arruinar o macarrão ao alho e óleo. Se você  alguma vez já sentiu um amargor que encobre o sabor da massa?  Pode apostar que a culpa é do alho.  O maior problema não  é a quantidade, muito embora,  nós brasileiros gostamos de caprichar na medida. A questão, é  o ponto de cocção.

Para fazer, a  dica é colocar o alho na frigideira com o azeite ainda em temperatura ambiente,  ele deverá ser refogado rapidamente e retirado do fogo – ou misturado aos demais ingredientes, assim que começar a mudar de cor.

O tom ideal é  um amarelo bem clarinho, quase branco ainda,  não pode  amarronzar,  alho escuro amarga e se impõe de modo forte e desagradável !.  Alho no ponto certo, marca presença, de maneira sutil,  agrega sabor e harmoniza.

Errou no ponto do alho?   não há salvação. Você vai ter que joga-lo  fora e começar de novo.

Page 17

Já experimentou fazer o macarrão  risotado?  Ela difere e bastante da maneira clássica de cozinhar a massa.

Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido no próprio molho, como um risoto, daí o nome risotado.

E é aí onde começa a se diferir do tradicional, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve todos os temperos, ervas e sucos do molho. O resultado é uma pasta saborosíssima. Como ela é feita exatamente como um risoto, colocando água aos poucos e mexendo sempre,  o macarrão libera amido, deixando o molho  muito mais cremoso.

O processo todo é muito simples, o tempo de preparo o mesmo, mas o resultado … quanta diferença!  Muito mais sabor e muito mais cremosidade

Bora lá? Então vem comigo,  preparar um vero Penne Aglio, Olio e Peperoncino risotado con  broccoli

Page 22INGREDIENTES:

  • 300g de macarrão tipo penne grano duro
  • 3 xícara de água fervente
  • 350g de brócolis congelado
  • 1-2 colher de sopa de azeite
  • 100g de tomate sweet
  • 4 dentes de alho descascados
  • 1/2 pimenta dedo de moça picada sem sementes
  • 1-2 ramos de folhas de orégano fresco
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 100g de queijo provolone ralado grosso

Page 2PRÉ PREPARO:

Comece colocando 3 xícaras de água para ferver. Enquanto isso …

Descasque 4 dentes de alhos e pique-os bem pequeninos ou então reserve-os para amassa-los no amassador de alho. Reserve.

Corte ao meio 1 pimenta dedo de moça fresca, retire as sementes e pique bem pequenina, quase desmanchando, metade da pimenta. Reserve.

Page 3Adapte a quantidade  de pimenta, ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença e  neste prato é ingrediente indispensável!

MUITO FRACO: 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes
FRACO: 1/2  pimenta dedo de moça sem as sementes
MÉDIO: 1 pimenta dedo de moça inteira sem as sementes
FORTE: 1 pimenta  dedo de moça inteira com as sementes

Corte 100g de tomate sweet ao meio. – Para facilitar esse processo, coloque os tomates na tábua, apoie um prato sobre, faça leve pressão com uma das mãos no prato, firmando os tomates no lugar e passe a faca no centro, entre o tomate e a tábua

Page 16E voilá em 2 seg todos os tomates cortados ao meio e ao mesmo tempo. Reserve.

Page 17COMO FAZER:

Em uma frigideira, fogo médio, coloque 1-2 colher de sopa de azeite, os 4 dentes de alhos amassados e descascados. Deixe alourar por 1-2 minutos e então junte  1/2 pimenta dedo de moça picadinha e sem as sementes. Deixe por mais 1-2 minutos.

Page 5Junte então 1 xícara de água e 1 colher de sobremesa de sal. Espere a água ferver, deixe por 2 minutos para pegar gosto e coloque 300g de macarrão tipo penne grano duro.

Page 6Deixe o macarrão começar a cozinhar, abaixe o fogo e siga mexendo de vez em quando, como se você estivesse fazendo um arroz de risoto. Quando perceber que a água começou a secar, acrescente mais 1 xícara de água e siga assim para acrescentar a terceira xícara de água.

Ponto al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo,  o  melhor  é:

aos  4 min de cozimento, se você morde-lo,  verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.

Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha, os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá, com menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente.

Ao mexer liberamos amido do macarrão, esse amido é essencial para encorpar o nosso molho ao alho e óleo.  Cozinhe pelo mesmo tempo que o indicado, pelo fabricante na embalagem do macarrão. Page 72 minutos antes da massa estar ‘al dente’, coloque o brócolis grosseiramente cortado em pedaços menores.

Page 9Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’.

Com o fogo já desligado, acrescente as folhas de orégano fresca e os tomates sweet cortados ao meio. Coloque o queijo provolone ralado grosso por ultimo, quase no instante de servir, para não correr o risco de desmanchar e formar uma bolota só de queijo.

Se preferir, sirva o queijo em tiras e a parte, já na mesa sobre o prato de cada um.

Untitled

E Mangia che te fa bene, Por que comer bem é muito bom… e nem por isso demorado ou complicado!

Experimenta nosso, Penne risotado ao alho e óleo com brócolis com orégano fresco,  tomatinhos sweet e queijo provolone ralado grosso ou em tiras!

Não esquece de nos tagar #montaencanta e nos deixar seu feedback

Page 18Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 10 minutos
  • Tempo de Cozimento: 10 minutos
  • Rendimento: 2 porções

Conhece nossas redes sociais, além do You Tube, Facebook, Instagram, Google + e Snapchat, também estamos no Pinterest e nossa página por lá é toda dividida em categorias.

Se passar o mousse sobre a foto, no canto esquerdo acima de cada uma delas, você pina e salva, organizando uma  pasta com suas receitas preferidas! O que   facilita e muito, a  busca na hora de ir para cozinha.

Pin it! 😉

 

Salvar

2 comentários

  1. Carla

    Olá!!!!!

    Estou adorando as receitas do site, já experimentei várias. Porém nesta receita na lista de ingredientes pede o queijo provolone e na execução fala que é o parmesão. Qual seria o correto?

    • Olá Carla, obrigada por alertar, texto corrigido, o correto é provolone[one_fifth_first] ! Obrigada pelo carinho e um beijao p vc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*