Risoto de Abóbora com Linguiça e Queijo Coalho

Risoto de Abóbora com Linguiça e Queijo Coalho

Risoto de Abóbora com Linguiça e Queijo Coalho. Prato único, requintado e  muito  saboroso, perfeito para aquele jantarzinho especial ou um jantarzinho normal simplesmente porque você merece!

Um clássico italiano com sabor mais  brasileiro. A combinação de hoje leva pedacinhos tenros de abóbora, que confere ao risoto uma textura ainda mais cremosa e um sabor levemente adocicado que harmoniza com a linguiça calabresa fresca mais picante O queijo coalho substitui o tradicional parmesão.  E a cerveja entra no lugar do vinho branco.  O resultado? Alucinante!  Para lá de delicioso. Só que não adianta eu ficar falando, você só vai entender quanto essa combinação de ingredientes funciona depois de provar, pode acreditar!

Prato feito em uma panela só, sem muita bagunça na cozinha!

INGREDIENTES:

  • 300g de linguiça fresca calabresa, toscana, pernil ou lombo
  • 300g de abóbora japonesa cortada em pedaços pequenos com a casca
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo 3 xícaras de chá de água
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos regulares e uniformes, brunoise.
  • 2 dentes de alho descascados
  • pimenta do reino a gosto
  • 100ml de cerveja
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 queijos coalho ralado

Sempre antes de preparar qualquer prato na cozinha, leia antes os ingredientes e certifique-se de que você possui todos  e já os separe para serem usados em sua receita. É o famoso ‘mise em place -pronuncia-se “miz an plas”, isso ajuda  muito o trabalho, além de garantir o sucesso do  prato.

Mise em Place:Corte em pedacinhos pequenos 300 gramas de abóbora japonesa. Você não precisa retirar a casca. 100% do aproveitamento do alimento sem desperdício, os compostos antioxidantes da abóbora encontram-se, justamente nas fibras da casca. Vale aproveitar!

Corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise.  Aproveite também para descascar 2 dentes de alho e pica-los ou amassa-los no amassador.

Com ajuda de uma faca ou tesoura, corte a pele da linguiça no sentido do comprimento. Retire a pele, separando a carne em um bowl  e despreze a pele. Com as mãos amasse a carne da linguiça descompactando-a e aproveite para separar as ‘gorduras’ maiores brancas, deixe de lado, veja no vídeo logo abaixo

COMO FAZER:

  1. Comece colocando um pouco mais de  3 xícaras de água para ferver.
  2. Enquanto isso … enquanto a água ferve.
  3. Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque  uma colher de azeite  e a carne a linguiça, frite por 5 minutos ou até que ela doure bem e faça uma ‘crostinha’ no fundo da panela, essa ‘crosta’ é super importante ela vai dar o ‘toque’ de sabor ao risoto. Acrescente 2 dentes de alho amassados e refogue por 1 minutinho apenas, junte então  1 cebola picada em cubos  por 1-2 minutos ou até  ficar translúcida.
  4. Coloque as abóboras picada. Junte 1 xícara de arroz arbóreo. Misture e deixe até que os grãos estejam bem envoltos na gordura,  cerca de 2 minutos.
  5. Adicione 100ml de cerveja, misture. Coloque 1 pitada de pimenta calabresa, usei ½ colher de café rasa.
  6. deixe  a cerveja (ou a cachaça)  apurar por  2-3minutos,  até  estar  completamente absorvida pelo arroz.  Então coloque as 3 xícaras de água aos poucos,   mais ou menos 1 xícara por vez, a medida que o arroz for secando, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente, veja no vídeo.  Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
  7. A proporção entre caldo e arroz,  é:  para cada 1 xícara de arroz de  risoto, 3 xícaras de água.
  8. O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo.O grão deve estar  no ponto, ou seja cozido porém ainda  oferecer resistência ao dente.
  9. Com ajuda de uma colher ou garfo, amasse alguns pedacinhos de abóbora, para que ela se desmanche e envolva o arroz aumentando a cremosidade e incorporando o sabor da abóbora ao arroz.
  10. Desligue o fogo e finalize com 1 colher de sopa de manteiga e o  queijo coalho ralado.
  11. Risoto que é risoto não pode ser ‘seco’ deve ter uma cremosidade um pouco de caldo.  O amido que desprende do arroz dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: cremosa, ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa.
  12. DICA: Quando for receber visitas em casa, a dica é deixar o risoto quase pronto. Desligue 5 minutinhos antes de atingir o ponto ideal, retire-o do fogão e deixe-o sobre uma bancada ‘fria’, como mármore, para cessar o cozimento do grão, garantindo o  ponto do grão.   Na hora de servir, é só ferver  a água restante  e continuar o preparo, por mais 2-3 minutinhos até o risoto ficar al dente. Então, desligue  e  finalize com a manteiga e o parmesão.

Experimenta logo este Risoto de Abóbora com Linguiça e Queijo Coalho. Monta Encanta seus convidados e depois  conta para gente!

Obrigada pela visita, até a próxima receita, um beijão para você Rosi Seligra

 

  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos sendo 13-15min para o arroz
  • Rendimento: 2 pessoas

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*