Risoto de Camarão, Lula em anéis e Iscas de Badejo

Risoto de Camarão, Lula em anéis e Iscas de Badejo

Risoto de Camarão, Lula em anéis e Iscas de Badejo

Se você quer surpreender os convidados com um prato requintado, bonito e sem ficar horas na cozinha, aposte neste  Risoto de Camarão, Lula em anéis e Iscas de Badejo empanado, que não tem erro!

Prato de uma panela só, sem bagunça na cozinha. Na mesma panela, grelhamos  as lulas primeiro, depois os camarões e as iscas de badejo,  reservamos e então preparamos o risoto que é feito com caldo das cabeças dos camarões, cenoura ralada para dar uma cor e ervilhas frescas congeladas. O prato  fica deslumbrante e é extremamente saboroso, lembra praia, verão,  quase como trazer o mar para dentro de casa.

Espia só! hummm … dá água na boca, não dá?

INGREDIENTES:

  • 350g de filé de badejo
  • 1/2 limão Tahiti
  • 1/3 de farinha para empanar a milanesa pronta
  • 350g de camarão com casca
  • 250g de lulas em anéis

ARROZ:

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de caldo de camarão
  • 2 colheres de azeite
  • 2 dentes de alho descascado e fatiado ou amassado
  • 1 cebola média cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • ½ cenoura ralada no ralo grosso
  • 100ml de vinho branco e seco
  • 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes e bem picadinha com a faca.
  • 1 xícara de ervilha fresca congelada
  • sal e pimenta do reino
  • ½ xícara de cebolinha fresca picada
  • 150g de queijo muzarela ralado no ralo grosso

O preparo se divide em 3 etapas:

  • caldo do camarão
  • grelhar lula, camarão e peixe
  • fazer o arroz e montar o prato

COMO FAZER O CALDO DE CAMARÃO para fazer o Risoto de Camarão, Lula em anéis e Iscas de Badejo :

  1. CALDO DO CAMARÃO: Aproveite as cascas do camarão, na peixaria peça ao peixeiro reservar as cascas do camarão. Chegando em casa, coloque-as para cozinhar  em 2 litros de água e panela semi tampada em fogo alto até começar a ferver, então abaixe o fogo para mínimo e deixe até reduzir para 750ml Coe e Reserve.
  2. CONGELAR CALDO: Deixar o caldo de camarão já congelado, facilita o preparo na hora “H” de fazer. Para congelar, deixe o caldo de camarão no fogo até reduzir para 300ml. Obtendo um caldo bem concentrado. Na hora de usar é só completar com água. Caldo dura até 3 meses no freezer.

Pré Preparo para fazer o  Risoto de Camarão, Lula em anéis e Iscas de Badejo :

  1. MISE EM PLACE: Corte 1 cebola em cubos pequenos e regulares. Rale no ralo grosso ½ cenoura. Descasque 3 dentes de alho.
  2. Corte em tiras, em formato de iscas os filés de badejo.  Tempere com 1 dente de alho amassado, sal, pimenta do reino azeite e suco de ½ limão, as lulas em anéis, os camarões  e as iscas de badejo. 
  3. LULA, CAMARÃO E PEIXE: Passe as iscas de badejo na farinha à milanesa para  empanar pronta.
  4. Em uma  paellera, fogo alto coloque 1 fio de azeite e espere até a panela aquecer bem. Coloque 1 fio de azeite na panela, espere esquentar e coloque as iscas empanadas de peixe. Deixe grelhar por 5 minutos de cada lado, até dourar e ficar com casquinha crocante. Reserve.  
  5. Então coloque mais um fio de azeite, espere a panela aquecer bem coloque as lulas em anéis e grelhe-as  por 3 minutos de cada lado. Reserve.
  6. Em seguida coloque mais um fio de azeite e assim que a panela aquecer bem junte os camarões, grelhe por 2 minutos de cada lado. Reserve.
  7. DICA: Tanto as lulas, quanto o camarão não precisam cozinhar 100%, uma vez que eles vão terminar seu cozimento junto com o arroz.
  8. Reserve, as lulas grelhadas, o camarão frito e o peixe empanado.

COMO FAZER RISOTO DE CAMARÃO, LULA EM ANÉIS E ISCAS DE BADEJO

  1. SOFRITO: Na mesma panela coloque 1 colher de sopa de azeite, doure 2 dentes de alho descascado e fatiado ou amassado por 1 a 2 minutos até alourar levemente, o alho não deve ficar dourado para não ficar forte, nem correr o risco de amargar o prato. Em seguida junte 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, brunoise. Deixe por 2 minutos até a cebola ficar translúcida.
  2. Então junte a cenoura ralada, misture deixe por mais 1 minuto.
  3. FRITE O ARROZ:  Coloque 1 xícara de chá de arroz arbóreo, misture até que todos os grãos estejam envoltos na gordura, cerca de  2 minutos.
  4.  ÁLCOOL: Em seguida coloque 100ml de vinho branco e seco Tempere com sal a gosto. Mexa, misturando bem. Ao mexer o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como gostam os italianos ‘all’ onda’:cremoso, ainda com caldo mas jamais fluido como uma sopa.
  5. Deixe até que o álcool evapore completamente, e o arroz seque, começando a querer grudar no fundo da panela.
  6. Tempere com 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes e bem picadinha com a faca. A pimenta é opcional, mas confere um sabor excepcional. Junte 1 xícara de ervilha fresca congelada. Misture.
  7. Então coloque as 3 xícaras de caldo de camarão, 1 xícara por vez, a medida que o arroz for secando, aproveite cada adição de caldo para dar aquela mexidinha básica e estimular a produção do amido.
  8. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para média/baixa, a fim de que o risoto borbulhe lentamente. A técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
  9. PROPORÇÃO LÍQUIDO X ARROZ para o Risoto de Camarão, Lula em anéis e Iscas de Badejo

  10. A proporção entre caldo e arroz, é de: para cada 1 xícara de arroz de risoto, 3 xícaras de caldo/água.
  11. TEMPO DE COZIMENTO: O cozimento do arroz se dá cerca de 12 a 14 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. O grão deve estar ‘al dente’, cozido porém deve oferecer resistência ao dente.
  12. MONTAGEM:Quando o risoto estiver quase pronto, cerca de 1 minuto antes de desligar, junte as lulas e o camarão reservado. Desligue o fogo e acrescente  1 colher de sopa de manteiga gelado, ½ xícara de cebolinha fresca picada e 150g de queijo muzarella ralado grosso.  Misture
  13. Experimente o sal e se necessário for acrescente mais.
  14. Coloque os peixes empanados sobre o arroz e sirva a seguir.

Experimenta, dos Deuses!

 

Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo para grelhar: 20min
  • Tempo do arroz: 15min
  • Rendimento: 4 porções

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*