Carne Desfiada, Carne Louca na panela de pressão!

Carne Desfiada, Carne Louca na panela de pressão!

Carne Desfiada, com cebola e passata de tomate!

Versatilidade é certamente, a principal palavra para definir esta carne desfiada, Carne louca de panela com passata de tomate!

No inverno ela acompanha o pão crocante ou  uma bella pasta italiana al dente, no risoto de carne louca, recheio de escondidinho. No verão orna bem como recheio de empadão ou servida em temperatura ambiente sobre folhas verdes acompanhando  uma boa  saladinha. Boa  o ano inteiro.
Por ser feita com qualquer tipo de carne de  frango ou boi: como patinho, alcatra, coxão mole ou duro, músculo, acém, capa de filé, fraldinha…

Além de gostosa é bem prática de fazer, carne de panela, de panela de pressão, pronta em 40min. Direto na  a gente doura a carne no azeite, depois refoga alho e cebola, na hora de cozinhar a gente troca a água por uma passata de tomate.  Depois é esperar o fogo dar conta do recado. MARA!

INGREDIENTES CARNE DE PANELA:

  • 1 Kilo de carne a sua escolha
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 kilo de passata de tomate italiano
  • 3 cebolas cortada em meia lua, corte julienne.
  • 3 dentes de alho descascado e picado ou amassado
  • 2 a 3 folhas de louro
  • 1 cenoura cortada em cubos pequenos ou ralada no ralo grosso
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa seca
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 1 colher de chá de pimenta síria
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • ½ xícara de chá de cebolinha fresca

COMO FAZER CARNE DESFIADA:

  1. Comece pela passata de tomates, veja AQUI como fazer.
  2. Corte a carne em cubos médios. Direto na panela de pressão coloque 1 colher de sopa de azeite e doure a carne em 2 partes, para evitar que forme água. Coloque a primeira parte e doure por 5 minutos de cada lado em fogo alto. Por todos os lados do cubo. Esse processo é super importante, ele deixa o fundo da panela com uma crosta escura que vai dar um gosto para lá de especial ao molho da carne desfiada.
  3. Com a carne dourada, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente 1colher de chá de pimenta calabresa seca, 1 colher de chá de orégano seco, 1 colher de chá de tomilho seco e 1 colher de chá de pimenta síria.
  4. Coloque 3 dentes de alho descascado e amassado ou picado, deixe alourar por 1 minutos antes de acrescentar 1 cebola cortada em meia lua. Reserve 2 cebolas para o final da receita. Doure a cebola por 2 minutos ou até ficarem translúcidas.
  5. Acrescente 2 a 3 folhas de louro e 1 cenoura picada em cubos pequenos ou ralado no ralo grosso do ralador. Misture e doure a cenoura por 30 segundos.
  6. Em seguida junte 1 kilo de Passata de Tomate
  7. Tampe a Panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 40minutos. 
    CARNE DESFIADA
  8. Não é necessário colocar água, a passata de tomates substitui a água.
  9. Após a panela apitar,  abaixe o fogo para mínimo do mínimo, sabe quando você gira a chama no sentido contrário? Como se quisesse desligar ?  e reduz a chama ao mínimo, sem desliga-la?  fogo bem baixinho, deixe cozinhar por meia hora a 40 minutos.
  10. O tempo de cozimento da carne na panela de pressão é relativo, varia de panela para panela e de fogão para fogão.
  11. É importante que entre os 25-30 minutos de cozimento você abra a panela e se certifique de que a carne não esteja queimando, uma vez que não acrescentamos caldo algum, é bom ficar mais atento.
  12. Em geral, após 35 minutos de cozimento, ao abrir a panela  ela está bem macia e  ao tocar parece querer desmanchar’como que se quisesse se desfiar sozinha. Está no ponto.
  13. Se a carne ainda estiver firme e dura. Tampe a panela, e em  fogo baixo até apitar e baixíssimo após apitar deixe cozinhar por mais 10-15 minutos ou até que ela esteja cozida e   macia.
  14. Após cozida, separe os pedaços do molho que se formou
  15. Desfie a carne, volte ao molho com as 2 cebolas em meia lua  reservadas. Deixe cozinhar por 5 minutos semi tampada ou até a cebola murchar um pouco.   Acerte o sal.
  16. Sirva a seguir!

Bom Apetite!

Experimenta

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo de Pressão: 30 a 40min
  • Rendimento: 15 porções

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*