Bombom na Travessa ou Bombom Gelado

Bombom na Travessa ou Bombom Gelado

Bombom na travessa ou Bombom Gelado

Bombom na travessa ou Bombom Gelado, para comer de colher.  Camada de brigadeiro branco cremoso, intercalado por  morangos inteiros frescos e  coberto por  ganache de chocolate.

É para  dar pulinhos de alegria! Fica incrível, e para entender direito, você vai ter que ver o vídeo mais abaixo e experimentar. O legal é que além de delicioso ele  é fácil de fazer.

O brigadeiro e o ganache a gente faz no micro ondas, bem pá pum,  aí intercala com a  fruta da sua  preferência,  deixa gelar e nham nham nham…

bombom na travessa ou bombom gelado

Morango é só uma sugestão, para montar BOMBOM NA TRAVESSA  OU BOMBOM GELADO.

Dá para substituir por qualquer outra da sua escolha, veja aqui com uvas e kwi.

Fica bom para comer a qualquer hora, bom na TPM, bom quando aparece uma visita inesperada… porque em minutos você deixa pronto! É bom, é bom é bom … sempre

Sabe aquelas receitinhas que a gente ama e adota para vida inteira?  A própria, aprendi ainda criança, com minha tia Rafaella, naquele tempo nós frequentávamos um restaurante,  e era essa sobremesa que pedíamos sempre. O chef da cozinha na época,  passou as dicas do preparo para minha tia que passou para minha mãe e hoje está comigo, a única diferença desta para a original, é que o brigadeiro branco, leva ‘3 gemas peneiradas’, mas como em casa não somos muito fãs de ovo, eliminamos esta parte e o resto é a receitinha sem tirar nem por.

bombom na travessa ou bombom gelado

Já montei com uva branca sem caroço e kwis, aqui e ficou  TOP TOP e  com lascas de 1 coco fresco, lembrou um prestígio gelado na colher hummmm quem sabe na próxima vez variar com pedacinhos de abacaxi? adoooro abacaxi, mas acho que pode soltar muita água e desandar o brigadeiro. Lichia? será? ou frutas vermelhas? amora, blueberry (mirtilo) e framboesa? hummm   E você? Qual fruta pensou?  Monta e me conta hein?!

bombom na travessa ou bombom gelado

INGREDIENTES BOMBOM NA TRAVESSA OU BOMBOM GELADO:

  • 2 caixas de morangos, usei orgânicos
    quanto menos você cortar os morangos menos eles vão ‘aguar’ então prefira-os inteiros.
  • 150g de chocolate meio amargo
    150g de chocolate ao leite

Na hora de comprar, escolha os morangos menores para deixa-los inteirinhos, e  só corte o morango se ele for muito grandão, em 4 partes.

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite com soro
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 pitadinha de sal

COMO FAZER BOMBOM NA TRAVESSA OU BOMBOM GELADO:

  1. Cobertura Ganache:Para derreter os 2 tipos de chocolate meio amargo e ao leite, leve-os, juntos ao micro ondas em potência alta,  em um recipiente,  por 1 minuto.
  2. Abra, retire o chocolate e mexa por 1 ou 2 minutos ou até que todo o chocolate esteja derretido.
  3. Ao retirar do micro ondas, você vai observar que o chocolate ainda tem pedaços, mas ao mexer,  o próprio calor do recipiente irá derreter  todo o restante. E se após mexer bem você  ainda sentir pedacinhos de chocolate, basta leva-lo por mais 30 seg ao micro, dúvidas quanto ao derretimento do chocolate, veja  aqui
  4. Para dar aquele brilho das docerias ao seu ganache, o truque é  acrescentar uma colher de sobremesa de glucose de milho, mas é opcional e eu usei.
  5. Junte  1 caixinha de creme de leite e mexa até ficar homogêneo. Surgiu alguma dúvida quanto ao preparo da ganache, passo a passo,aqui.
  6. Brigadeiro Branco: Acho mais fácil, prepará-lo no micro-ondas,  aqui
  7. Mas excepcionalmente fiz  o preparo no fogão, assim você tem os dois passo a passo  e pode decidir qual deles prefere seguir.

ganache de chocolate

COMO FAZER O CREME  PARA O BOMBOM NA TRAVESSA OU BOMBOM GELADO:

O brigadeiro branco pode ser feito de dois modos: micro ondas ou fogão.

  1. MICRO: Em um bowl coloque o leite condensado, a manteiga e uma pitada de sal. Misture e leve ao micro ondas em potencia alte por 2 minutos. Retire do micro, misture com um fouet ou colher. Volte ao micro ondas por mais 2 minutos, retire e misture novamente. Devolva-o ao micro ondas por mais 1 minuto, retire, misture e acrescente uma caixinha de creme de leite. Misture e reserve.
  2. FOGÃO:Em uma panela, em fogo médio, coloque as 2 latas de condensado com as 2 colheres de  manteiga e uma pitada de sal.
  3. A pitadinha de sal, entra para dar um realce de sabor, o contraste do doce com o salgadinho, dá um resultado especial.
  4. Após levantar fervura, abaixe o fogo e não desgrude do fogão,  mexa sem parar, descolando o fundo, e tomando cuidado para não queimar. Brigadeiro branco gruda muito fácil no fundo, queimando  e escurecendo o doce. E por ser branco ao escurecer ele ficará com pedacinho escuros, não terá uma cor homogênea, acaba não ficando tão legal.
  5. Mexa sem parar, para não grudar até o ponto de brigadeiro mole, que é quando ele começa a querer desgrudar, ‘soltar’ do fundo da panela.
    bombom-na-travessa-gelado-morango-monta-encanta14
  6. Depois que alcançar o ponto de brigadeiro, desligue o fogo,  acrescente 2 latas de  creme de leite com soro e deixe esfriar.
  7. O meu acabou grudando um pouco e ficou com pedacinhos escuros, por isso acho mais fácil, prepará-lo no micro, espia no filme acima.

COMO MONTAR BOMBOM NA TRAVESSA OU BOMBOM GELADO:

  1. Despeje o brigadeiro no fundo da travessa e a seguir, os morangos inteiros que é para não aguar.
  2. Prefira os morangos menores e deixe-os  inteiros, assim eles não soltam água e duram mais dias na geladeira.  Se optar por cortar os morangos, corte-os apenas ao meio e consuma a sobremesa no mesmo dia!
  3. Coloque  por cima a cobertura de  ganache.
  4. E reserve uns  morangos para decorar. bombom na travessa ou bombom gelado

 

Decore com raspas de chocolate, veja aqui como fazer, aqui. 

Depois de montados, leve a geladeira por no mínimo 2 horas, melhor por 4horas, você pode montar de um dia para o outro, só deixar tampado na geladeira.  Sirva bem geladinho!

tão boa… tão fácil  que eu aposto que você vai repetir SEMPRE! Ah e  também dá  para montar em taças individuais, o que fica bem charmosinho.

Por conta dos agrotóxicos, faça como eu, use morangos  orgânicos, assim a gente come sem risco de prejudicar a nossa saúde.

bombom na travessa

Espero que você se inspire e corra logo para fazer o seu e que ele faça tanto sucesso na sua casa, quanto faz  aqui na minha.   🙂

 

  • Rendimento: 8 porções
  • Tempo de Cozimento: 5 minutos para o brigadeiro
  • e 1 minuto para Ganache
  • Tempo total de preparo: 15minutos
  • Tempo de Geladeira: 2 horas

 

Page 1Page 1

Salvar

Salvar

Salvar

15 comentários

  1. teliane

    dificil achar essa tal glucose de milho aqui no interior. posso substituir por outra coisa? o que?

    • Tellane, A glucose de milho ou mel karo como é conhecido no mercado é opcional, ela entra só para dar um brilho extr. Caso você não encontre não se preocupe! um beijo grande para você 😉

  2. Barbara

    Bom dia! Posso usar o creme de leite de caixinha no brigadeiro branco ou tem que ser o de lata? E outra duvida… Preciso esperar esfriar o brigadeiro branco para depois colocar o preto? Obrigada!! Bjs

    • Olá Barbara, pode ser o de caixinha sim com certeza, os cremes não precisam esfriar não, eles sao consistentes não se misturam, mesmo quentes. Obrigada pela visita e participação, um beijão para você!

  3. Dri

    eu amoo ganache ,com certeza amanhã mesma irei fazer rs,obg por compartilhar essa maravilhaa.

    • Olá Dri, isso faz sim, vc vai adorar! Depois conta para gente. Um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco

  4. Marcos Paulo

    Nossa… eu tava aqui em casa d bobeira sem fazer nada e pensei… vou procurar um doce pra fazer!!! Achei esse, logo corri no mercado comprar as coisas… depois q esprerimentei, só penso em fazer outro kkkk e como eu amo côco ralado, aproveitei e coloquei por cima, ficou ótimo hehehe… haaa e obrigado por compartilhar essa delicia!!!

    • humm Marcos com coco ralado deve ter ficado dos Deuses … nhamy nhamy … obrigada por compartilhar sua dica e por participar e um beijão para você 😉

  5. Crislaine

    Ola, ja fiz 2 vezes e ficou uma delicia, porem a ganache endureceu e ficou quebradiça igual a casquinha do bombom mesmo, e a sua pela foto parece que ficou molinha e eu queria a minha assim, como faço?

  6. Solange

    Parabéns .a receita parece que fica mais gostosa pela maneira como vc ensina . Vc imprime carinho Parabéns bjos

    • Obrigada Solange, pelo carinho delicioso de receber! Obrigada tbém por participar aqui conosco e um beijão para você! 😉

  7. JULIANA

    O meu brigadeiro ficou mole….
    Mais vou repetir.. .
    Pra ver se fica legal..
    Ficou gostoso mais percebi que não era esse o ponto.. .

    • Juliana, deixe mais tempo no fogo do que você deixou para ele firmar um pouco mais! espero que de certo da prox vez. Um beijão para você! 😉

  8. Teresinha

    Se quiser colocar as gemas peneiradas, qual ‘e o momento de coloca-las?

    • Teresinha, antes de levar ao fogo, junto com o leite condensado e o fogo deve ser sempre baixinho para nao cozinhar as gemas! Beijao p vc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*