Pudim de Tapioca sem forno

Pudim de Tapioca sem forno

Pudim de Tapioca, sem forno!

Pudim de Tapioca ou Bolo de Tapioca ou ainda Cuscuz de Tapioca, uma sobremesa bem conhecida no Nordeste, mas não em todo o Brasil.

Lembra uma tapioca, só que grande. Se você gosta dela servida  com leite condensado vai amar esta versão grandona e geladinha em formato de pudim, com calda de leite condensado e coco ralado.

Feito com  a tapioca granulada que é umedecida e hidratada com  leite bem quente, quase fervente, agrega-se leite de coco e leite condensado que entram mornos aquecidos no micro ondas por 3 minutos e o trabalho termina aqui. Nada de levar ao fogo, a tapioca vai hidratar por 1 hora com o calor e a finalização se dá na geladeira.  Bem fácil mesmo de fazer e deliciosa!

INGREDIENTES:

  • 300g de tapioca granulada
  • 500ml de leite fervendo
  • 200ml de leite de coco morno
  • 1 xícara de coco ralado, 100g
  • ¼ de xícara de açúcar

COMO FAZER PUDIM DE TAPIOCA:

  1. AQUEÇA OS LÍQUIDOS: No micro ondas ou no fogão, como  preferir, aqueça o leite até quase ferver, o leite deve ficar bem quente. Em seguida aqueça também o leite de coco e o leite condensado até ficarem quentinhos.  Esse  calor dos líquidos é  importante para hidratar os granulos da tapioca que com o calor  encharcam e  ficam macios.
  2. HIDRATE A TAPIOCA: Em um bowl médio, coloque 300g de tapioca granulada.
  3. Em seguida junte 500ml de  leite bem quente, quase fervendo. Coloque junto o leite de coco, 200ml e o leite condensado, 395g  quentes, aquecidos no micro ondas por 2 a 3 minutos.
  4. Acrescente coco ralado, 100g e o açúcar ¼ de xícara. Misture bem e tampe com prato, plástico filme ou papel alumínio. Deixe descansando por  cerca de 1 hora em temperatura ambiente,  até que os granulos da tapioca fiquem hidratados e macios.  Se sentir que ainda estão duros, tampe e deixe por mais 30min.
  5. LEVE PARA GELAR:Unte uma forma de pudim com furo no meio, com óleo ou manteiga. Coloque a mistura dentro, tampe e leve a geladeira por 6 horas. Coloque 1 lata de leite condensado na geladeira, para servir como calda  gelada depois de pronto.
  6. SIRVA COM CONDENSADO:Para desenformar, use uma faca para soltar as laterais ele  desenforma fácil. Cubra com o leite condensado gelado e coco ralado a gosto na hora de servir e
  7. Bom Apetite!
  8. DICA: 300g de tapioca granulada é um pouco mais que meio pacote. Eu usei a  Yoki, mas use a marca que preferir.  A tapioca granulada é fácil de encontrar,  no supermercado costuma ficar nas gôndolas ao lado do polvilho e é diferente da tapioca em goma, que não substitui esta receita.

Obrigada pela companhia e até a próxima Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 15min
  • Tempo de descanso: 1 hora
  • tempo de Geladeira: 6horas
  • Rendimento: 12 porções

 

 

Salvar

4 comentários

  1. Poliana

    Estou amando as receitas de vcs!!!!!

  2. Herminio Andrade Filho

    quero a receita do pudim de tapioca

  3. Herminio Andrade Filho

    QUERO A MENSAGEM DO PUDIM DE TAPIOCA

  4. Herminio Andrade Filho

    DESCULPE QUERO A RECEITA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*