Empadão de Carne, desmancha na boca!

Empadão de Carne, desmancha na boca!

Empadão de Carne de Costela!

Empadão de Carne é uma ótima pedida para aproveitar aquela sobra de carne de panela do dia anterior. Em 15 minutos a gente faz a massa, que não leva nada além de farinha de trigo, manteiga e água. Bem prática, não precisa nem abrir com o rolo, com as mãos vamos colocando a massa, na forma até forrar todo o fundo, espalhamos a sobra de Carne de Panela, cobrimos com cream cheese ou requeijão cremoso, tampamos com mais massa e pronto! Depois é levar para assar e se deliciar com uma empada deliciosa, com uma massa caseira esfarelenta que desmancha na boca. Empada tamanho família!

Foi assim que a  Costela de 3 Ripas do Churrasco, virou Carne de Panela  e depois esta torta. 0% de desperdício em 3 pratos diferentes, um mais gostoso  que o outro! Vale conferir os três!

INGREDIENTES:

recheio:

massa:

  • 400g de farinha de trigo
  • 200g de manteiga gelada
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 6 colheres de sopa de água gelada
  • 2 colheres de parmesão ralado ou 1 gema para pincelar

COMO FAZER EMPADÃO DE CARNE DE PANELA:

  1. recheio: Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite e 1 cebola cortada julienne deixe por 1 minuto ou até a cebola ficar translúcida, em seguida coloque as sobras de Carne de Panela, as azeitonas sem caroço, tempere com sal e pimenta do reino e misture. Desligue o fogo junte a cebolinha fresca picada. Misture e reserve.
  2. massa: Prepare a massa do empadão,veja como fazer aqui. Reserve.
  3. montagem: Divida a massa em duas partes. Uma com 2/3 e a outra com 1/2. Abra a parte de 2/3 da massa em uma forma de 28cm,  incluindo as laterais. Veja aqui como montar. Apare as laterais da massa aberta e distribua sobre ela o recheio
  4. Abra a segunda parte da massa com 1/3 do volume e coloque sobre o recheio, fechando o empadão, aqui. amassando as laterais com um garfo, garantindo que  recheio não escape, quando a torta for ao forno.
  5. Para deixar a crosta dourada e com sabor tostadinho, asse a torta em fogo alto,  200°C. A reação de Maillard – que dá a cor douradinha e sabor tostado pela interação entre proteínas e carboidratos –  é mais rápida em altas temperaturas.
  6. Antes de assar, pincele a torta com gema ou polvilhe 2 colheres de sopa de parmesão ralado.
  7. ao servir:  Sirva morna ou em temperatura ambiente.
  8. A temperatura é essencial na hora de servir o empadão. Quando ele acaba de sair do forno, o recheio ainda está meio  líquido. Espere um pouco antes de servir . Assim a fatia vai manter uma forma  mais bonita, sem escorrer o recheio quando cortada  no prato

Massa Crocante que esfarela na boca, Bom Apetite!

Experimenta e conta para gente, se aprovou!

Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20min
  • Tempo de forno: 40min
  • Rendimento: 4 porções

 

 

 

 

 

Salvar

Salvar

2 comentários

  1. Elaine

    olá, gostaria de saber se posso substituir a farinha de trigo pela de aveia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*