Ovo de Páscoa ao Leite e Crunch

Please log in or register to like posts.
News
Ovo de Páscoa ao Leite e Crunch – O tempo voa e já já é Páscoa.     Que tal este ano, inovar presenteando seus familiares e amigos com um mimo de chocolate feito por você?

Pode ser uma trufa bem embalada ou um bombom numa caixinha fofa!     Ou meio ovo trufado para comer de colher.  A ideia é bem bacana e pode acreditar vai agradar em cheio!

Ovo brigadeiro com granulado de chocolate belga na caixinha pra comer de colher

Ovo de Páscoa ao Leite e Crunch

Fazer em casa não é tão difícil quanto parece, nem tão complicado quanto os chocolatiers dizem ser.  Acredite dá pra fazer!

Com esta receita de ovos ‘crunch’ e ovos ao leite você vai poder se aventurar sem muita dificuldade e lá no término, vai concordar comigo que  fazer sua própria produção caseira é simples.   É como tudo na vida difícil só até a gente tentar, depois fica fácil.

Feitos em casa, além de mais gostosos, ficam muito mais em conta, uma diferença de quase 400%  Super compensa.

A Páscoa tá logo aí.   E não pensa que falta muito não, porque quando a gente vê, já foi.  Agora é o momento ideal para começar a se preparar para estas delícias.  Comprar os ingredientes, as formas, eleger o chocolate, cotar melhor preço, definir as embalagens.

Pensando nisso, este ano, preparamos passo a passo de ovos de Páscoa, bombons e trufas.  De quebra, ainda vai ter DiY completo para você aprender a montar as embalagens. Show, não é? Mãos à obra então?

ovo-de-pascoa-crunch

INGREDIENTES:

  • 1 barra de 1k de chocolate ao leite, ou chocolate meio amargo ou chocolate branco. Cada kilo de chocolate rende aproximadamente 4 ovos de 250g cada.
  • 1 xícara de crocantes de arroz – crunch
  • formas de plástico 250g para Ovo de Páscoa,

ovo-de-pascoa-leite-crunch7

COMO FAZER:

  1. DERRETER CHOCOLATE: Pique todo o chocolate, a quadrados grandes.  Não há necessidade de raspar nem cortar a pedacinhos minúsculos, você só vai perder tempo.   Vai por mim, testa depois me conta.
  2. Para 1 kilo de chocolate leve 3 minutos ao micro em potencia alta.
  3. Retire do micro, ele vai sair, metade derretido, metade em pedaços mas com as paredes da vasilha estão quentes elas gerarão calor  suficiente para derreter todo o restante ainda sólido, basta mexer por cerca de 2 a 3 minutos ou até que todo o chocolate esteja completamente derretido.
    Vamos lá coragem, esta é a única parte difícil.
  4. E se após mexer bastante, ainda ficar com pedacinhos, volte ao micro por mais 30seg. retire e mexa e vá assim de 30 em 30 até estar totalmente derretido. Surgiu alguma dúvida sobre o derretimento? veja mais detalhado  aqui.
  5. TEMPERAGEM DO CHOCOLATE:
    Após o chocolate derretido, tempere-o dando o ‘choque-térmico’
  6. Você sabe o que é temperagem do chocolate?
    E porque devemos temperá-lo?
    Uma boa temperagem facilita a moldagem e garante que o chocolate derretido volte a endurecer  bonito, sem manchas e brilhante.
  7. Com a técnica do freezer ficou fácil fácil, temperado em questão de minutos, aqui
  8. CHOCOLATE CRUNCH:Após o chocolate derretido e temperado,  divida-o em 2 partes: Metade para o ovos ao leite e a outra metade para o ovos crunch.
  9. Veja aqui como:
  10. Para os ovos  ao leite basta levar o chocolate temperado na forma de plástico para moldagem.
  11. Para a metade do ‘crunch’ acrescente 1 xícara de crocante de arroz e misture, incorporando ao chocolate.
  12. A quantidade de crocante de arroz é como o sal na comida, é a gosto, há quem prefira com bastante crocante crunch, ha quem prefira com menos.
  13. Leve a cavidade da forma uma quantidade de chocolate suficiente até a limite indicado na forma,  garantindo que a forma toda  fique forrada de chocolate.
  14. Antes de espalhar o chocolate, bata levemente o fundo a forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate.
  15. FREEZER:Leve o chocolate ao congelador ou freezer por 5minutos ou até que endureca novamente.
  16. Sobre o chocolate endurecido e somente nas laterais mais finas, se necessário for, com auxílio das costas de uma colher,  coloque mais chocolate derretido  espalhando e formando a borda.
  17. SEGUNDA CAMADA:Nesta segunda vez, como nós estamos colocando o chocolate sobre uma camada gelada, o chocolate derretido  ‘firma’ nas laterais e não escorre para o centro, ajudando a formar as bordas facilmente.
  18. Retire o excesso, limpe como der e leve para gelar novamente.
  19. Após endurecido e  se achar necessário faça uma terceira camada em algum ponto estratégico que estiver  mais fino, tentando deixar o ovo todo com uma camada mais uniforme possível .
  20. DE VOLTA AO FREEZER: Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco. ovo-de-pascoa-crunch2
  21. enquanto isso …
  22. BOMBONS:molde os bombons, da mesma maneira que a indicada para os ovos,  aqui  ovo-de-pascoa-leite-crunch14
  23. após 10min, desenforme:
  24. Ele se solta naturalmente da forma, mas se sentir dificuldade, volte ao freezer até que o fundo esteja opaco e ele se solte espontaneamente.
  25. Com as mãos ou auxílio de uma faca, corte as rebarbas da borda.
  26. SUAR:Depois de desenformado, ele  precisa ‘suar’ deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas.
  27. Após suado, você pode embrulhar os ovos.
  28. EMBALAGEM: Primeiro com papel chumbo e finalizar com papel celofane de páscoa e com um laço bem bonito.
  29. ou personalizar e encantando, envolvendo num tecido, ou papel de presente, saco de juta ou   da maneira que mais lhe agradar. ovo-de-pascoa-leite-crunch3
  30. Aqui  sugestões de como embalar os ovos, ovos de colher na caixinha, bombons e trufas
  31. Bem armazenados em local seco e fresco os ovos crunch ao leite e branco duram bem por até 60 dias.
  32. dicas extra:   *Para derreter o chocolate no micro, de preferência aos refratários de vidro, os de cerâmica atingem uma temperatura mais alta e consequentemente maior risco de ultrapassar a  temperatura máxima indicada  de 50graus para uma boa

TEMPERAGEM, aqui:

temperagem-do-chocolate

Ovos Recheados e Trufados, aqui   da esq. p/ dir.: Reeses, Nhá Benta, Trufa de Maracujá, Brigadeiro, Prestígio e Doce de leite c/ nozes.

ovos-de-pascoa-trufado-monta-encanta2

Bombons, aqui

temperagem-chocolate-choque-termico-monta-encanta22

Ovo de Páscoa ao Leite e Crunch

Vale a pena tentar    Se você não gostar nunca mais precisa fazer ovos na vida!   Combinado?

Obrigada por vir,   Beijo grande, Rosi Seligra.

 

you-tube-monta-encanta1-1024x512

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 comments on “Ovo de Páscoa ao Leite e Crunch

  1. Rosi,
    Pretendo fazer suas receitas de ovos de páscoa. Qual chocolate você indica. Nestlé ou garoto? Torcendo para acertar!

    • Monica, gosto mais do chocolate garoto. Vai ser um sucesso, qq coisa estamos aqui! Se puder ajudar será um prazer! Um beijo e boa produção de páscoa 😉

  2. Parabéns…amo suas receitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *