Monta Encanta

Bolo de laranja sem casca faz toda a diferença, experimenta!

Bolo de laranja sem casca faz toda a diferença no sabor, experimenta!  Depois de provar esta receita você nunca mais vai trocar, isso porque o  bolo tem sabor de laranja mesmo. Também  é fofinho e úmido ao mesmo tempo, pela calda. E é  simples de tudo de fazer, bolo de liquidificador e as dicas são simples. 

A primeira dica   é retirar toda a casca da laranja incluindo a parte branca  porque ambas, tanto a casca quanto a parte branca amargam o bolo. Depois  é importante descartar o miolo da laranja porque ele também  amarga o bolo.  Além de não exagerar na quantidade de laranja senão o bolo pesa e embatuma, máximo de 300g (2 laranjas médias).  Por ultimo  separar os ingredientes ‘líquidos’ dos ‘secos’.   Depois mistura-los delicadamente para não desenvolver muito o glúten e garantir um bolo bem fofinho. E é só isso  e  faz toda a diferença. 

INGREDIENTES 

CALDA DE LARANJA: 

COMO FAZER BOLO DE LARANJA SEM CASCA:

Antes de tudo separamos os ingredientes ‘líquidos’ (laranja,  ovos e  óleo) dos ingredientes  ‘secos’ (farinha, açúcar e fermento peneirados).  Depois juntamos os dois (‘líquidos’ e ‘secos’) e misturamos delicadamente.

Em primeiro lugar  preaqueça o forno a 180° Celsius.

Depois unte uma forma de 23cm com furo no meio  com manteiga e farinha de trigo e reserve. 

‘LÍQUIDOS’: Então retire a casca da laranja, incluindo a parte branca (veja o video)  Então corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento para obter 4 gomos. Também retire  o miolo e despreze-o.  Agora, leve os gomos da laranja ao liquidificador e junte ½ xícara de chá de óleo com  2 ovos inteiros  Depois  bata no liquidificador, até obter um creme amarelinho e homogêneo e reserve. 

‘SECOS’:  Agora em uma tijela grande peneire  2 xícaras de chá de farinha de trigo e  2 xícaras de chá de açúcar.  Isso porque, ao peneirarmos os ingredientes secos – como farinha de trigo, açúcar e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve.   Além disso, também  retiramos possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas de açúcar ou de bicarbonato no fermento. Esta e outras dicas simples para deixar o seu bolo sempre ‘fofo, você confere aqui

Por ultimo junte os LÍQUIDOS aos  SECOSUse um ‘fouet’ e misture até ficar homogêneo. Misture bem  delicadamente para não desenvolver o  glúten.  O ‘fouet’  também ajuda ‘aerar’ a massa, deixando-a mais leve.  Se você não tiver um fouet, vale usar o  batedor da sua batedeira.

receita monta encanta

Finalmente verta  a massa para a forma untada de  23 a 24cm com furo no meio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos. Após 40 minutos faça o teste do palito no bolo,  espete-o no centro do bolo, se sair ‘sequinho’ está pronto. Espere amornar e desenforme. Se tentar desenformar o bolo muito quente corre o risco dele quebrar, então espere esfriar um pouco.  

CALDA DE LARANJA: Enquanto o bolo assa, aproveite e prepare a calda.  Então leve ½ xícara de suco peneirado com  1 xícara de açúcar de confeiteiro ao fogo. Depois espere ferver e deixe apurar por  1 minuto e está pronta a melhor calda de laranja da vida.  Sempre regue a calda no bolo ainda morno e bom apetite! Se quiser que a calda penetre  mais no bolo faça furos com  o garfo antes de adicionar a calda, assim ela penetra melhor no interior da massa. 

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

Antes de ir embora, veja nossas outras versões de bolo de laranja  AQUI,  tem bolo de laranja com maisena, com chocolate, sem glúten … uma variação mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra