Bolo Bolo de festa Instagram

Bolo Oreo é o bolo de chocolate mais gostoso da vida!

0
Please log in or register to like posts.

Bolo Oreo tem uma massa fofinha de chocolate alternado com brigadeiro branco bem cremoso. Tem uma aparência não muito glamourosa, é verdade, mas é fato de que é o  melhor bolo  de chocolate de aniversário da vida inteira. No melhor estilo desconstruído, ele  tem charme,  ôooo se tem!

bolo oreo

São duas (ou três)  camada de massa umedecida  e recheado com  brigadeiro branco e cobertura de farofa oreo.  A cobertura  oreo  além de decorar dá  textura e sabor  numa combinação dos Deuses. Melhor bolo de aniversário da vida, pode acreditar e com um sabor …  sem igual! A farofa a gente faz triturando  bolacha oreo e  dá para  substituir por bolacha negresco, que  fica um tantinho mais amargo que o montado com a oreo.

bolo oreo

 

INGREDIENTES:

  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó  dissolvidos em um copo d’água (250ml)
  • ¼  de manteiga sem sal (50 gr)
  • 3 xícaras de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos inteiros e grandes (se for pequeno use 4 ovos)
  • ½  xícara de chá leite integral
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

RECHEIO:

  • 6 latas de leite condensado para o recheio
  • 2 latas de leite condensado
  • 6 colheres de sopa de manteiga com sal em ponto de pomada (temperatura ambiente)

NOTA: A quantidade  de recheio é conforme  sua preferência, mais recheado ou menos recheado.  E também do  número de pessoas… nada impede de usar uma quantidade menor ou maior de recheio.

bolo oreo

 

FAROFA:

  • 2 pacotes de bolachas Oreo cerca de  180g

COMO FAZER BOLO OREO:

Antes de tudo pré aqueça o forno na temperatura máxima e somente na hora ‘h’ de entrar com o bolo abaixe para 190ºCelsius.

Em seguida dissolva 6 colheres de sopa em 250ml de água em temperatura ambiente e reserve. (veja o video)

Agora aproveite para fazer a  farofa oreo, separando o recheio da bolacha, nós não vamos utilizar  o recheio nesta receita.

Então coloque as bolachas oreo (sem recheio) no liquidificador e liquidifique até obter uma farofa fina.  Para facilitar o trabalho nessa hora é melhor você liquidificar  aos poucos, divida as bolachas em 3 partes mais ou menos e bata uma parte  por vez. Lembrando que você também pode processar no processador caso prefira.  Depois reserve a farofa, nós valos utiliza-la como cobertura do bolo.

 

Se ainda tiver dúvidas quanto ao preparo da farofa, vale a pena  dar uma olhada no vídeo abaixo e espiar como fazer.

bolo oreo

COMO FAZER O RECHEIO E A COBERTURA DE BRIGADEIRO BRANCO:

Agora em uma panela e com o fogo desligado, coloque 6 latas de leite condensado, 6 colheres de sopa de manteiga com sal e misture. Então ascenda o fogo baixo e siga mexendo, raspando o fundo para que  não grude no fundo da panela. Isso porque se ele gruda ele vai escurecer, ‘amarelar’ o brigadeiro branco que dever ser  branquinho.

Caso a sua manteiga seja sem sal, sugiro você adicionar uma pitada de sal. Isso porque o contraste de sal no doce faz toda a diferença de sabor no brigadeiro branco. Por fim  siga mexendo por aproximadamente 10 minutos ou até o brigadeiro querer ‘soltar’ do fundo da panela  (no ponto de enrolar).

Por  ultimo desligue o fogo e acrescente 2 latas de creme de leite (com soro). O creme de leite traz  cremosidade, além de agregar um sabor especial.

Vale lembrar que quantidade de recheio é à  gosto, você tanto pode fazer com 2 latas quanto com 6 latas como eu fiz. Com 6 latas ele fica  bem recheado e é assim que eu gosto.

Você também poderá  fazer o   brigadeiro branco no microondas, veja como  aqui.    

COMO FAZER A MASSA DO BOLO OREO:

Em primeiro lugar e direto  na tijela da badeteira  coloque ¼ do tablete de manteiga com sal,  50 gr e   em ponto de pomada (temperatura ambiente) com  3 xícaras de chá açúcar. Caso a sua manteiga seja sem sal junte nessa hora uma pitada de sal e bata na batedeira até obter o ponto de farofa.

bolo-oreo-monta-encanta10

Agora é só bater bem  até que a mistura fique polvilhada, parecendo uma farofa.

bolo-oreo-monta-encanta11

Ainda com a batedeira em movimento, acrescente os 3 ovos grande e inteiros e bata na velocidade maxima da batedeira  até voc6e obter um creme claro e a mistura dobrar de tamanho.

bolo-oreo-monta-encanta12

Então peneire 3 xícaras de chá de farinha de trigo

bolo-oreo-monta-encanta13

Agora diminua a velocidade da batedeira para 1 (ou o mínimo) e aos poucos acrescente as 3 xícaras de  farinha peneirada alternando com  o chocolate em pó dissolvido na água e reservado, até acabar a farinha e o chocolate.

bolo-oreo-monta-encanta15

Ainda sem parar de bater,  acrescente ½  xícara de chá de leite e 1 colher de sopa de fermento em pé e misture na velocidade baixa da batedeira.

bolo-oreo-monta-encanta16

bolo oreo

Por fim leve para assar, numa assadeira untada de 28cm,  em forno médio pré aquecido e aos  45 minutos aproximadamente.  (fique atento pois esse tempo varia muito de forno para forno) Sempre  faça o teste do palito, se sair sequinho está pronto.

bolo-oreo-monta-encanta18

COMO MONTAR O BOLO OREO: 

Antes de tudo espere a massa esfriar e só então desenforme. Depois corte a massa ao meio ou em 3 discos (como fiz no video).

Para bolo não ficar ‘seco’,  prepare de 1 copo de leite  e com o auxílio de uma colher distribua 3 ou 4 colheres de sopa de  leite molhando toda a supeficie da massa (veja o video).

Cubra o bolo com o  brigadeiro branco, e tudo igual para a segunda e terceira camada do bolo. Finalize com a ultima de massa e não se esqueça de umedecer a mesma.

Para facilitar o desenforme você pode montar o bolo dentro da própria assadeira forrada com plástico de congelamento (veja o video)

Por fim espalhe o brigadeiro na cobertura e  polvilhe a farofa de Oreo, que além de decorar  agrega sabor e textura ao bolo. O resultado é só o melhor bolo de aniversário do mundo inteiro.

Montar e Encanta o próximo parabéns  e depois conta para gente!

 

INGREDIENTES PARA ½ RECEITA do video:

MASSA: 

  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 100% cacau)
  • 125g de água em temperatura ambiente
  • 25 g de manteiga com sal em ponto de pomada (temperatura ambiente)
  • 2 ovos pequenos inteiros
  • 1 e ½ xícara de chá de açúcar
  • 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
  • ½ xícara de chá de leite integral
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

recheio e cobertura para ½ receita:

  • 3 latas de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite (com soro)
  • 3 colheres de sopa de manteiga com sal
  • 190g de biscoito (ou bolacha) oreo

O modo de preparo é o mesmo, veja o video.

Obrigada pela visita e até a próxima receita,  Rosi Seligra

 

Salvar

Salvar

Salvar

Camarão à pastorela empanado com catupiry do YAC
Bolo de Palha Italiana com massa amanteigada e brigadeiros

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Andrea, tipo barriga? Experimenta abaixar a temperatura do forno, quando colocar a forma. As ‘barrigas’costuma crescer quando a temperatura do forno está alta! Obrigada pelo carinho e depois me conta se deu certo! Beijao p vc

  2. Oi Roseli!! Super fã de vcs Faço esse bolo Oreo e sempre fica delicioso mas me dá trabalho na montagem pq ele sempre cresce muito no meio ( tipo um vulcão) o que será que estou fazendo de errado?
    Bjkasss

  3. Oiê! Vou usar forma redonda de 25 cm. Uma receita é para duas formas ou devo fazer 2 receitas?

  4. Uhu vai fazer sucesso! Depois conta para gente! 😉 Obrigada Sonydelane por participar aqui conosco! Beijao p vc

  5. Vou fazer para o aniversário do meu marido.

  6. Olá! Dá pra misturar o recheio do biscoito com chocolate derretido e a parte crocante do biscoito e usar como recheio. Fiz para rechear um ovo de Páscoa, fica uma delícia!

  7. Ebaaaa! depois me conta hein! Obrigada pelo carinho, por participar aqui conosco. Beijão p vc 😉

  8. Que lindo! Com certeza vou tentar fazer no fim de semana!
    Adoro seu site e já fiz várias receitas, tudo deu super certo!
    Muito sucesso sempre! =D

  9. Olá Gi, o bicarbonato de sódio substitui o fermento nesta receita. Um beijaão p vc 🙂

  10. nao tem q colocar fermento nao?

  11. Olá Alex, tudo bem? poxa não vou saber responder, nunca fiz com leite, mas poder sempre pode, só que fica diferente. Opte por dissolve-lo na água. E veja se aprova! o resultado desta massa é alucinante, eu não mudaria uma virgula do lugar!

  12. Pretendo fazer o bolo, porém ao invés de dissolver o chocolate em pó na água eu posso dissolver no leite ?

  13. Carla, com certeza vai ser o MELHOR bolo! fica demais! depois conta para gente sua experiênica e Obrigada por participar 😉

  14. Boa tarde, deu água na boca…. vou tentar! Estava procurando um bolo delicioso para o Natal e já achei… só uma dúvida Não vai fermento né? Ele cresce assim mesmo?

    bjs e mais sucesso ´pra vc!!!

  15. Olá Queila, nós não vendemos o bolo, mas o site que pegamos a receita, da feira ao baile vende e é da região de SP. Mas pq não tenta fazer? Mais fácil do que parece e dá super certo! Tenta! um beijão p vc 😉

  16. Oi Rosi, gostaria de saber por quanto voce vende? Qual a sua região

  17. Solou 🙁 ainda esta no forno, mas ja vi que solou. Vamos ver… Se não ficou ruim de gosto o jeito é colocar só uma coberturazinha hehehe. Minha batedeira queimou no meio processo… Talvez temha sido isso, tive que terminar na mão!

  18. Aline, cabe direitinho sim. Pode usar tranquila. Vai dar super certo! Depois conta para gente, um beijão para você! 😉

  19. Oiii!!! Quero fazer esse bolo no fim de semana – tenho essa assadeira de coração, 30cm. A massa dá certinho nela?? O bolo parece não crescer muito, certo?? To com medo de crescer e vazar, mas pelo visto a massa cabe direitinho.

  20. Devorar, rsss eu devoro tudinho! 😉 Alguém teria uma dica para nos dar? Ana Cristina 😉 Obrigada pela visita e um beijão para você

  21. Deve ficar uma delícia!!! Vou tentar fazer!
    Alguma ideia para aproveitar o recheio das bolachas?

  22. Jura Camila, que triste, escorreu? poxa que será que aconteceu? Já fiz inúmeras vezes, tanta gente já fez também … e essa massa fica uma delicia, vale a pena tentar outra vez! as vezes é o dia .. difícil para mim de longe saber o que ocorreu. Mas insiste mais uma vez só. Vc não vai se arrepender! beijo grande obrigada pela participação e por compartilhar sua experiência conosco.

  23. Olá, bom dia!

    Fiz a massa do bolo, segui passo a passo a receita, mas ela virou água espumada, tipo quando leite ferve e escorre aquela espuma sabe?! Não funcionou a massa pra mim não.. Tive que trocar pela minha receita..

  24. Olká tudo bem, o bicarbonato de sódio entra para deixar o bolo de chocolate com uma cor mais escura, para lembrar a bolacha oreo, é uma escelente dica, para quando queremos um bolo de chocolate bem escuro! Um beijao p vc 😉

  25. Oie,
    fiquei com curiosidade de por que usar o bicarbonato de sódio..