Bolo Bolo simples Dia a dia Instagram Lado Leve sem glúten sem glúten

Bolo sem gluten de cenoura com chocolate

0
Please log in or register to like posts.

Bolo sem glúten de cenoura com chocolate é um bolo fofinho e  saboroso.  E você não diz que o bolo é sem  farinha de trigo na massa de tão leve e fofo. Além de ser de mais fácil digestão ele é mais saudável e ainda é  simples  de fazer.

Para fazer usei a  farinha sem glúten  zaya que é uma farinha de mandioca deliciosa.  Se você não conhece é  só dar um Google para ver mais informações e encontrar um montão de gente vendendo.

Então vem comigo experimentar o melhor bolo de cenoura sem glúten que você já comeu na vida! A cobertura eu  fiz um ganache de chocolate, mas é para você se jogar e fazer a que mais você preferir!

bolo sem gluten de cenoura com chocolate

 

INGREDIENTES:

bolo:

  • 300g de cenoura picadas em rodelas lavada e sem casca
    NOTA: 2 cenouras médias = 300 gramas ou ainda 2 xícaras de chá de cenoura cortada em rodelas = 300 gramas (veja o video)
  • 3 ovos inteiros
  • ½ xícara de chá de óleo (óleo da sua preferencia)
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha sem glúten (usei farinha zaya)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

cobertura: 

  • 350g de chocolate meio amargo (usei da Sicao)
  • 1 lata de creme de leite com soro

bolo sem gluten de cenoura com chocolate

COMO FAZER BOLO  SEM GLÚTEN DE CENOURA COM CHOCOLATE:

FORNO e FORMA: Em primeiro lugar pre aqueça o forno na temperatura máxima dele. Depois na hora ‘h’ de levar o bolo para assar,  abaixe para 190°Celsius. Agora aproveite para untar uma forma retangular de 23x33cm com óleo e farinha de trigo (usei desmoldante spray) e reserve.

CENOURA: Depois lave e retire a casca de 300g de cenoura. Então corte-as em rodelas. Se você não tem balança em casa 300g de cenoura correspondem a 2 cenouras médias.  Ou ainda  2 xícaras de chá de cenoura em rodela também correspondem a 300g de cenoura (veja o video).

LÍQUIDOS: Agora direto no copo do liquidificador coloque as 300g de cenoura, 3 ovos inteiros
½ xícara de chá de óleo (óleo da sua preferencia). Depois  bata até obter uma mistura homogênea e reserve.

SECOS: Logo depois em uma tijela grande coloque 2 xícaras de chá de açúcar peneirado, 2 xícaras de chá de farinha zaya (sem glúten) também peneirado, 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 pitada de sal e misture.

bolo sem glúten de cenoura

LÍQUIDOS E SECOS: Por ultimo junte os ingredientes líquidos aos secos e misture com uma colher de pau delicadamente.

FORNO: Por fim leve a mistura a uma forma untada (retangular de 23x33cm). Depois  leve ao forno pré aquecido. Nesse momento abaixe a temperatura para 190Celsius. Então  deixe por 45 minutos ou até ao espetar o palito no centro do bolo ele saia limpo e seco ou então até a casa estar inteira cheirando a bolo.

COBERTURA:  Para fazer a cobertura que é uma ganache de chocolate eu derretir 350g de chocolate meio amargo (usei da Sicao) no micro ondas.  Depois acrescentei 1 lata de creme de leite com soro e tudo. Por fim misturei bem até ficar homogêneo e joguei sobre o bolo.  Se você tiver dúvidas na hora de derreter o chocolate no micro ondas, veja  AQUI e para fazer a GANACHE DE CHOCOLATE acesse AQUI

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

bolo sem gluten de cenoura com chocolate

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas bolo sem gluten   AQUI, um mais gostoso que a outro!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

 

Como tirar o odor do alho e cebola ?
Amanteigado de limão rapidinho de fazer!

O seu endereço de e-mail não será publicado.