Monta Encanta

Pão de Batata Roxa s/ glúten! Saudável, lindo e delicioso.

Pão de Batata Roxa Sem Glúten com farinha de arroz

Pão de Batata Roxa sem glúten. Além de lindo é delicioso e fácil de fazer. Leva tempo, mas não vai dá  trabalho! Pão de batedeira. Junta tudo, bate, deixa a massa descansar e crescer. Depois  é levar ao forno e pronto para servir. O único trabalho é assar as batatas no forno e depois amassar como purê. O resto é a baba do quiabo!

Receita de família, pão da minha cunhada Alessandra, que gentilmente compartilha conosco a receita.  Obrigada Alê, nós agradecemos pela gostosura!

INGREDIENTES:

PÃO DE BATATA ROXA:

  1. BATATA ROXA:  Batata roxa assada fica mais saborosa do que a cozida. Além de que ao assar  a batata roxa ao invés de cozinha-la na água garantimos uma coloração mais roxa, mais intensa e mais bonita.   Forre uma assadeira com papel alumínio ou papel manteiga. Isso  ajuda na limpeza, mas não é obrigatório.
  2. Descasque 250g de batata roxa  e corte em rodelas de 2 dedos de espessura.  Disponha os pedaços  na assadeira. Regue com um fio de azeite  e mexa bem as batatas para envolvê-las no azeite. Cubra  com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido 200ºC por 30 minutos, ou até que as batatas estejam  cozidas e macias. Retire o alumínio,  amasse as batatas com um garfo ou amassador de batatas até formar um purê e reserve.
  3. FERMENTO: Comece ativando o fermento seco e sem glúten, post aqui:  Em um bowl coloque  300 ml de água  morna.  Só cuidado com a temperatura. Se a água estiver muito quente o fermento pode morrer. Já se a água estiver muito fria ele não vai ‘acordar’ e o pão não vai crescer.
  4. Adicione 1 colher de sopa de  açúcar na água.  Mexa até dissolver. Isso irá fornecer um pouco de comida para os fungos, estimulando seu metabolismo.
  5. Despeje o fermento na água e misture até que os grânulos desapareçam.
  6. Cubra com um pano de prato,  isso por que as leveduras  trabalham melhor no escuro. Deixe entre 2 a 5 minutos. Este processo é chamado de “provar” o fermento. Significa dar um  tempo para que ele metabolize  e comece a se propagar.  2 minutos costumam ser suficientes  ou até que a superfície forme bolhas e fique espumosa, veja o vídeo:

COMO FAZER O PÃO DE BATATA DOCE:

  1. BATEDEIRA: Direto no bowl da batedeira coloque 500g de  farinha de arroz, 250g de purê de batata doce, 1 ovo inteiro, 50g de manteiga na textura de pomada, 1 colher de chá de sal  e o fermento ativado.  Bata com o batedor de gancho para pão   todos os ingredientes por 15 minutos. Desligue a batedeira e deixe descansar no próprio bowl mesmo,  coberto por um pano úmido, por 1hora, num local quente e escuro. (forno desligado costuma ser um bom lugar)
  2. FORMA: Depois que a massa descansar e crescer, coloque a massa em uma forma de bolo inglês, untada com manteiga e farinha de arroz.
  3. FORNO:Leve para assar,  ao forno pré aquecido a 200°Celsius por 40 minutos. E é só servir!
  4. Bom Apetite!

Experimenta

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra