Misturas Pastas Peixe e Frutos do Mar

Spaghetti de polvo ao vinho tinto

0
Please log in or register to do it.

Spaghetti de polvo ao vinho tinto. Se você tem receio de cozinhar polvo ou porque o molusco fica duro, borrachudo ou algo do gênero, com as dica a seguir,  de como prepará-lo, garanto que todos os receios farão parte do passado.

E vem cá,  entre nós, como pode um bichinho feio ficar tão gostoso? Esta receitinha é ÚNICA!  Não tem igual! não tem para ninguém. Se você gosta de polvo, vai delirar!  É segredinho de família, aprendi com a minha nona italiana,  que era uma cozinheira de mão cheia.

Spaghetti de polvo ao vinho tinto

Ela sempre dizia que um dos segredos para conseguir um polvo macio bem macio é precisamente somente adicionar o sal depois do polvo estar cozido ou quase.

Já foi procurar alguma receita na Net? A gente le cada dica por ai né ?  Que até assusta! Como bater com o polvo na bancada, congela-lo antes de cozer, até mesmo colocar o polvo na máquina de lavar…
Se você ouvir tudo, nunca vai arriscar fazer polvo na sua vida!

Garanto é bem mais fácil do que dizem e do que você imagina  Depois de pronto,você irá ao céu, se regojizar de tão bom que fica!  Esse aspecto escurinho é pelo vinho tinto,  não se assuste, fica meio estranho mesmo, até foi difícil fotografar e conseguir uma boa apresentação, mas o sabor.. . só provando para entender o que fica isto aqui, fala sério!

Outro segredinho da nonna é comprar o polvo espanhol, muito mais macio e  suculento, que o nosso polvo, o nacional é mais ‘durinho’ .  Fazendo uma analogia entre a carne bovina, é como se o Polvo Espanhol fosse um filet mignon e o nacional uma carne de segunda como um coxão duro.

Spaghetti de polvo ao vinho tinto

O kilo do polvo que já não é muito em conta,  para ajudar não rende muito, como contém  muita água,  após cozido reduz quase para 1/3 do volume inicial.  E preço do  Polvo Espanhol, assim como a carne de primeira, também é mais alto.  Você deverá pagar por ele, cerca de 3x mais que o Polvo Nacional.  Então  o negócio é improvisar.  Como o nosso polvo tende a ficar meio ‘borrachinha’,  fazemos como a nossa carne de segunda e o colocamos na panela de pressão!

Fica macio … macio e o resultado tão perfeito quanto o espanhol!  E este é o ‘pulo do gato’ o segredinho mór,  desta receita.

INGREDIENTES:

  • 1 kilo bem pesado de polvo limpo e cortado em pedaços grande – como o polvo reduz 1/3 durante o cozimento, o tamanho dos pedaços também reduz se cortar muito pequenino corre o risco de desaparecer.
  • 6 dentes de alho bem picadinhos
  • 1 e 1/2 cebola roxa picada bem finamente (pode ser ralada)
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 taça de vinho tinto cheia
  • 1/3 lata de tomate pelado Italiano ou 1 tomate italiano pelado sem pele e sem semente
  • pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de café de pimenta calabresa (opcional)
  • queijo parmesão fatias finas para finalização do prato (opcional)
  • cheiro verde a gosto
  • sal a gosto
  • suco de 1 limão

COMO FAZER:

  1. Compre o polvo e peça para limpar.  Deus me livre limpar o polvo, afinal eles não nos cobram nada a mais por esse serviço.
  2. Polvo limpo, peça para cortar a cabeça desprezar o que tem dentro e cortar tudo em pedaços de 4 dedos.
  3. Aí quando chegar em casa, na hora do preparo basta, dar uma lavadinha em água corrente e deixar de molho  no suco de 1 limão espremido, por uns 5 minutinhos .
  4. Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite, o alho, que não precisa dourar, apenas uma leve amareladinha, em seguida já coloque a cebola roxa que eu não tinha em casa e improvisei usando  a normal a cebola branca,  em fogo alto médio, mexendo até a cebola ficar translúcida.
  5. Lembre-se não deixe por muito tempo  este sofrido é quase in natura, quase  crú mesmo, apenas uma leve refogadinha, bem rapidinha.
  6. Em seguida, aumente o fogo e adicione o nosso lindinho polvo.
  7. Este polvo está maravilhoso, tão rosadinho, tão fresquinho, o frescor do crustáceo é super importante, quanto mais fresco,  mais saboroso será o prato!
  8. Refogue o suficiente, para ‘selar’ no azeite junto com alho e cebola,cerca de 2 a 3 minutos .
  9. Você vai observar que eles vão mudando de cor, ficam mais rosados quando cozidos.
  10. Acrescente 1 colher de café pimenta calabresa, essa pimentinha da um apimentadinho delicioso no final, sem ficar forte.
  11. Mas cuidado para não exagerar porque ela é fortinha e em excesso estraga o sabor final.
  12. Adicione os  tomate pelado, eu prefiro usar  o tomate pelado italiano, além de ser super prático não tem acidez.
  13. Aprendi com os meus primos da Itália.
  14. Lá eles usam muito!
  15. Mexa por mais 1 minuto… a fim de que o tomate de uma leve incorporada
  16. Adicione o vinho tinto seco  até cobrir bem todo o polvo na panela (cerca de 1 taça de vinho).
  17. Nesta receita eu fiz 3 polvos cerca de 3kilos, porque recebi mais gente aqui em casa,  e caso sobrasse -o que não aconteceu- super dá certo congelar e ter sempre a mão, a disposição quando bater o desejo de polvo
  18. E, claro que tive que  multiplicar tudo por três!
  19. Socorro! Não coube tudo  na pressão de 4 litros e meio, tive de mudar para a pressao de 7 litros.
  20. Tampe a panela e depois que começar a apitar deixe cozinhando por 20 minutos.
  21. Se você usou o  Polvo Espanhol, então não precisa tampar a pressão, apenas deixe a tampa semi tampada e deixe reduzir até que o molho lembre a textura de um esmalte cobrindo o polvo.
  22. Abra a panela e pegue um pedacinho, corte no meio experimente e veja se esta molinho.
  23. Como depende de polvo para polvo, de fogão para fogão e de panela para panela  Depois de 20 minutos abra e experimente!
  24. Se necessário for, deixe por + 10min e após abra a panela experimente novamente e se macio e somente agora, adicione o sal e o cheiro verde.
  25. Com a tampa aberta, deixe o caldo ferver e evaporar até reduzir quase completamente e ficar parecido a  um esmalte sobre os polvos.
  26. Enquanto isso é hora de colocar a água para ferver e preparar uma pasta bem al dente, aqui
  27. Uma dica super charmosa para servir o spaghetti no prato e deixá-lo todo arrumadinho 🙂 é  enrolar todo o espaguete do prato ou da travessa, num garfo grande, igual como enrolamos  para comer sabe?
  28. E servir ao redor e cobrindo com o nosso delicioso molho já reduzido e no ponto!!

olha só… a textura do polvo!  Hummmmmm…..

Bom apetite! 🙂

Experimenta e me conta depois!

Também dá para fazer com lulas, é só reduzir o tempo da panela de pressão para 10 minutinhos, experimentar e deixar reduzir

Spaghetti de polvo ao vinho tinto

Qualquer dúvida quanto ao preparo, estou aqui,  a disposição!

  • Tempo de preparo: 1 h
  • tempo de cozimento na pressão: + ou- 30 minutos
  • + 20 minutos apurando o molho
  • Rendimento aproximado: 3 pessoas

 

Obrigada pela visita,  beijinhos  Natalia Posses.

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Frozzen Yogurte de Manga 0% de gordura
Como fazer o melhor Charutinho de uva da vida!