Monta Encanta

Bolo Oreo é o bolo de chocolate mais gostoso da vida!

Bolo Oreo tem uma massa fofinha de chocolate alternado com brigadeiro branco bem cremoso. Tem uma aparência não muito glamourosa, é verdade, mas é fato de que é o  melhor bolo  de chocolate de aniversário da vida inteira. No melhor estilo desconstruído, ele  tem charme,  ôooo se tem!

São duas (ou três)  camada de massa umedecida  e recheado com  brigadeiro branco e cobertura de farofa oreo.  A cobertura  oreo  além de decorar dá  textura e sabor  numa combinação dos Deuses. Melhor bolo de aniversário da vida, pode acreditar e com um sabor …  sem igual! A farofa a gente faz triturando  bolacha oreo e  dá para  substituir por bolacha negresco, que  fica um tantinho mais amargo que o montado com a oreo.

INGREDIENTES:

RECHEIO:

NOTA: A quantidade  de recheio é conforme  sua preferência, mais recheado ou menos recheado.  E também do  número de pessoas… nada impede de usar uma quantidade menor ou maior de recheio.

FAROFA:

COMO FAZER BOLO OREO:

Antes de tudo pré aqueça o forno na temperatura máxima e somente na hora ‘h’ de entrar com o bolo abaixe para 190ºCelsius.

Em seguida dissolva 6 colheres de sopa em 250ml de água em temperatura ambiente e reserve. (veja o video)

Agora aproveite para fazer a  farofa oreo, separando o recheio da bolacha, nós não vamos utilizar  o recheio nesta receita.

Então coloque as bolachas oreo (sem recheio) no liquidificador e liquidifique até obter uma farofa fina.  Para facilitar o trabalho nessa hora é melhor você liquidificar  aos poucos, divida as bolachas em 3 partes mais ou menos e bata uma parte  por vez. Lembrando que você também pode processar no processador caso prefira.  Depois reserve a farofa, nós valos utiliza-la como cobertura do bolo.

Se ainda tiver dúvidas quanto ao preparo da farofa, vale a pena  dar uma olhada no vídeo abaixo e espiar como fazer.

bolo oreo

COMO FAZER O RECHEIO E A COBERTURA DE BRIGADEIRO BRANCO:

Agora em uma panela e com o fogo desligado, coloque 6 latas de leite condensado, 6 colheres de sopa de manteiga com sal e misture. Então ascenda o fogo baixo e siga mexendo, raspando o fundo para que  não grude no fundo da panela. Isso porque se ele gruda ele vai escurecer, ‘amarelar’ o brigadeiro branco que dever ser  branquinho.

Caso a sua manteiga seja sem sal, sugiro você adicionar uma pitada de sal. Isso porque o contraste de sal no doce faz toda a diferença de sabor no brigadeiro branco. Por fim  siga mexendo por aproximadamente 10 minutos ou até o brigadeiro querer ‘soltar’ do fundo da panela  (no ponto de enrolar).

Por  ultimo desligue o fogo e acrescente 2 latas de creme de leite (com soro). O creme de leite traz  cremosidade, além de agregar um sabor especial.

Vale lembrar que quantidade de recheio é à  gosto, você tanto pode fazer com 2 latas quanto com 6 latas como eu fiz. Com 6 latas ele fica  bem recheado e é assim que eu gosto.

Você também poderá  fazer o   brigadeiro branco no microondas, veja como  aqui.    

COMO FAZER A MASSA DO BOLO OREO:

Em primeiro lugar e direto  na tijela da badeteira  coloque ¼ do tablete de manteiga com sal,  50 gr e   em ponto de pomada (temperatura ambiente) com  3 xícaras de chá açúcar. Caso a sua manteiga seja sem sal junte nessa hora uma pitada de sal e bata na batedeira até obter o ponto de farofa.

Agora é só bater bem  até que a mistura fique polvilhada, parecendo uma farofa.

Ainda com a batedeira em movimento, acrescente os 3 ovos grande e inteiros e bata na velocidade maxima da batedeira  até voc6e obter um creme claro e a mistura dobrar de tamanho.

Então peneire 3 xícaras de chá de farinha de trigo

Agora diminua a velocidade da batedeira para 1 (ou o mínimo) e aos poucos acrescente as 3 xícaras de  farinha peneirada alternando com  o chocolate em pó dissolvido na água e reservado, até acabar a farinha e o chocolate.

Ainda sem parar de bater,  acrescente ½  xícara de chá de leite e 1 colher de sopa de fermento em pé e misture na velocidade baixa da batedeira.

bolo oreo

Por fim leve para assar, numa assadeira untada de 28cm,  em forno médio pré aquecido e aos  45 minutos aproximadamente.  (fique atento pois esse tempo varia muito de forno para forno) Sempre  faça o teste do palito, se sair sequinho está pronto.

COMO MONTAR O BOLO OREO: 

Antes de tudo espere a massa esfriar e só então desenforme. Depois corte a massa ao meio ou em 3 discos (como fiz no video).

Para bolo não ficar ‘seco’,  prepare de 1 copo de leite  e com o auxílio de uma colher distribua 3 ou 4 colheres de sopa de  leite molhando toda a supeficie da massa (veja o video).

Cubra o bolo com o  brigadeiro branco, e tudo igual para a segunda e terceira camada do bolo. Finalize com a ultima de massa e não se esqueça de umedecer a mesma.

Para facilitar o desenforme você pode montar o bolo dentro da própria assadeira forrada com plástico de congelamento (veja o video)

Por fim espalhe o brigadeiro na cobertura e  polvilhe a farofa de Oreo, que além de decorar  agrega sabor e textura ao bolo. O resultado é só o melhor bolo de aniversário do mundo inteiro.

Montar e Encanta o próximo parabéns  e depois conta para gente!

INGREDIENTES PARA ½ RECEITA do video:

MASSA: 

recheio e cobertura para ½ receita:

O modo de preparo é o mesmo, veja o video.

Obrigada pela visita e até a próxima receita,  Rosi Seligra

Salvar

Salvar

Salvar