Monta Encanta

Arroz biro biro, com ovos e bacon

Arroz biro biro, com ovos e bacon é muito gostoso! É uma maneira deliciosa para dar um ‘up’ no arroz de ontem. A receita é uma homenagem ao ex-jogador do corinthians, Antônio José da Silva, popularmente conhecido como biro biro, arroz  famoso em restaurantes e churrascarias do nosso país e é uma ótima opção para acompanhar  carne.

INGREDIENTES: 

 

COMO FAZER ARROZ BIRO BIRO:

Em primeiro lugar separe o arroz de ontem e reserve. Depois corte em cubos 200g de bacon. Agora em uma frigideira grande, frite o bacon em uma frigideira  com um fio de azeite até que ele fique tostado e macio e reserve.

Agora em uma tijela abra 4 ovos inteiros, junte 4 colheres de sopa de leite (ou creme de leite fresco), tempere com sal e pimenta do reino e com ajuda de um garfo bata para misturar. O leite (ou creme de leite) é um segredinho desta receita pois ajuda a manter a umidade e a cremosidade dos ovos mexidos. Isso é  importante para esta receita de arroz biro biro, porque os ovos devem ser macios e úmidos,  sem ressecar.

Logo depois em uma outra frigideira pequena/média coloque um fio de azeite e os ovos batidos, espere um ou dois minutos até que ele comece a coagular. Então com ajuda de uma espátula (usei de silicone) misture obtendo ovos mexidos. Lembre-se que o ovo deve ser sempre macio e úmido,  então cuidado para não ressecar. Também ao mexer, procure manter  pedaços maiores,  ao invés de menores.

Por ultimo doure 3 dentes de alho descascado e amassado (ou bem picadinho)  junto com o bacon por 1 ou 2 minutos apenas. O suficiente para o alho alourar, cuidado nessa hora porque o alho escuro amarga o prato e você corre o risco de estragar a receita.

Agora só falta juntar o arroz cozido  ao  bacon com alho e  misturar.

Depois juntar os ovos mexidos e misturar bem também (delicadamente que é para não partir os pedaços de ovos, que deverão ser mais pedaçudos.

arroz biro biro

Por fim e já com o fogo desligado, junte cheiro verde e a batata palha, misture e sirva a seguir com a batatinha ainda crocante.

Se você nos acompanha pelo instagran pode ver o preparo dele no Stories. Senão talvez você queira ver o preparo deste arroz, ele está nos DESTAQUES, no INSTA,  AQUI . Então vem a gente!

E se você como eu gosta de variar o arroz branco do dia a dia, não pode ir embora sem antes ver estas outras variações AQUI.

Obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses