Monta Encanta

Yaksoba

Yaksoba – Macarrão frito com legumes e carnes  temperados com molho de shoyo.

Yaksoba, é um prato de origem chinesa, muito consumido no Japão que acabou caindo no agrado do mundo inteiro. No Brasil, segundo a empresa Ajinomoto,  ele é o terceiro prato oriental mais apreciado e  conhecido entre nós.Todos os ingredientes, são picados e salteados numa panela wok.

Wok ou uoque,  tem a forma de uma meia esfera metálica ou de cerâmica.Alguns woks têm o fundo plano, dando-lhe uma forma semelhante à de uma frigideira, portanto se você não tem uma wok, uma frigideira grande de fundo mais grosso, substitui super bem.

O cozimento salteado que em inglês é conhecido por ‘Stir Fry’ , é indicado para alimentos pequenos ou cortados pequenos. É de rápido preparo, feito em fogo alto, para evitar que o alimento perca líquido, ‘salteado’ em gordura preaquecida, em pouca quantidade, que  ao mexer a panela, sacudindo os ingredientes,  provoca uma douração superficial nos alimentos, preservando o sabor.

O preparo é pá-pum mas o pre preparo pode demorar um pouco, já que  é preciso cortar os legumes e as carnes em tamanhos pequenos.  O que nada nos impede de sem tempo, comprar um pacote pronto de legumes para yaksoba e  bandejinhas de carne cortada.  Tenho sempre congelado no freezer, apelidei de kit-yaksoba e deixo somente para picar os ingredientes, quando  sobra uma horinha no meu tempo.

É  melhor ter um pouco de tranquilidade nessa hora,  cortar os alimentos requer atenção, corrido com a faca na mão pode ser perigoso,  além de que com calma, sem pressa tudo na vida, fica mais interessante.  Deixe para preparar um salteado quando o silêncio de picar os ingredientes parece mais uma solução do que um problema, por exemplo, aqueles dias malucos, corridos da gente,  sabe?  Os pensamentos a mil e tudo parece estar acontecendo ao mesmo tempo?

De repente PARAR O MUNDO por 30min e preparar um salteado,  realizando uma atividade

INGREDIENTES:

CARNES:

LEGUMES:

ou

TEMPEROS:

COMO FAZER:  3 etapas: Macarrão, Molho, Carnes e Legumes.

Etapa I – Macarrão

  1. Prepare o macarrão conforme instruções na embalagem.
  2. Depois de cozido, pode ser levemente frito para que fique um pouco crocante, ou não.
  3. Se só cozido,  acrescente um pouco de óleo de gergelim, cerca de 1 colher de sopa para ficar soltinho e não grudar, enquanto você prepara as outras 2 etapas.
  4. Se optar por fritar o macarrão, coloque 2 colheres de óleo de gergelim na wok espere aquecer e frite salteando o macarrão até ficar mais crocante,  por 2-3 minutos.  Reserve.

Etapa II Molho

  1. Numa panela coloque 600ml de água e ligue o fogo alto. Se usar caldo caseiro – aqui proceda exatamente da mesma maneira que o exemplo com água, só que substituindo.
  2. A parte misture 200 ml de água com 3/4 de xíc. de amido de milho. Misture dissolvendo bem e junte a água na panela, neste momento abaixe o fogo para médio.
  3. Coloque o shoyo,   eu usei 1/2 xícara, pois não gosto, do macarrão com gosto final muito forte de shoyo, prefiro sentir mais o sabor dos legumes e o shoyo só  lá no finalzinho, se observar o meu Yaksoba pronto é  mais clarinho,  mas a quantidade é ao gosto do freguês, vá experimentando aos poucos e tem quem use 1 xícara inteira
  4. Coloque 1/2 xícara de saque
  5. Acrescente 1 envelope de hondashi mais o tablete de caldo (ou 1 colher do líquido de galinha ou de legumes) e se estiver usando o caldo caseiro, não acrescente o tablete
  6. Mexa até ferver e encorpar após ferver deixe cozinhar em fogo baixo por mais 2-3 minutos até que o gosto do amido de milho cru desapareça. Reserve.

Etapa III – Carnes e Legumes

Quase pronto …. falta pouco

  1. Tempere as carnes com sal e uma pitada de pimenta do reino.
  2. Em um wok, ou frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado por 1 minuto, a temperatura do óleo dever estar bem quente antes de adicionar a carne, evitando que a mesma perca líquido,  mas atento para o óleo não soltar fumaça.
  3. Em fogo alto, salteie a carne vermelha  por 2-3 minutos até o ponto mal passado lembre-se que ela terminará seu cozimento junto com o  molho.
  4. Retire-as  da wok e reserve num prato ao lado.
  5. Na mesma panela e com a mesma gordura da carne vermelha, após a panela bem aquecida para não formar água e endurecer a carne, acrescente o frango
  6. Salteie por 2-3 minutos ou até o ponto mal passado
  7. Reserve a parte o frango, junto com a carne vermelha
  8. Acrescente mais 2 colheres de sopa de óleo de gergelim e refogue os legumes mais duros primeiro.
  9. Primeiro a  cebola por 1 minuto depois a cenoura por mais 2 minutos e  depois todos os demais legumes todos juntos, brócolis, couve-flor, acelga. Salteie por mais 2-3 minutos.
  10. O cozimento das verduras é bastante rápido, no entando é importante que elas estejam em constante movimento na wok, para evitar que queimem e para distribuir o calor uniformemente.
  11. É desaconselhável prolongar por muito tempo o cozimento das verduras, pois devido a suas pequenas dimensões elas continuarão a cozer mesmo depois de terem sido retiradas do fogo comprometendo a coloração e a textura.
  12. Acrescente as carnes reservadas e o macarrão cozido.
  13. Adicione o molho e  a cebolinha
  14. Misture tudo muito bem por 1 minuto.

nham … nham … Sirva imediatamente

 

Eu sou fã de carterinha, não somente por ser um carinho ao meu paladar e ao da minha família, mas principalmente  pelo Yaksoba me lembrar,  de como variar o cardápio no dia a dia,  pode ser muito  relaxante.

Yaksoba

Corre lá para cozinha Monta Encanta,  na próxima refeição e depois me conta

Um beijo grande, Rosi Seligra

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar