Monta Encanta

Arroz al horno con pollo, Galinhada Espanhola!

Para  impressionar os amigos, vai de Arroz al horno con pollo, sucesso absoluto!

Arroz al horno con pollo  é um risoto espanhol,  ou uma espécie de paella, só que sem frutos do mar. Feito a partir  do caldo do ‘cocido madrileño ou do ‘puchero’,  pratos típicos desse país.

A receita de hoje é inspirada no arroz de mi madre, Dona Mari, que hace el mejor ‘arroz al horno’ del mundo e eu estou aqui para dividir com você esta  receita de família.

Garantia de  sucesso absoluto, quando queremos convidar amigos e impressiona-los com sabor riquíssimo e uma linda apresentação.

Aliás, quantas vezes não sentimos vontade de convidar nossos amigos e preparar para eles  algo bem gostoso ?  Mas acabamos desistindo ou por falta de tempo, ou por receio de errar. Está na hora de deixar as  ‘justificativas’ de lado  e se jogar na cozinha.

Se o prato não ficar exatamente como você queria, não tem problema!  Releia a receita, encontre o erro e tente novamente – de preferência convidando os amigos tudo outra vez ;).

O  relógio da vida chega a ser frenético, não para nunca … tic tac … tica tac… e quando a gente vê o tempo já foi,  o ano acabou e a ‘boa intenção’ ficou só na teoria!  e a vida? …  ah a vida  acontece na prática, assim como a culinária 😉

arroz al horno con pollo

Fala se não é ou não inspirador … e dá água na boca? Bom eu sou suspeita, amo arroz e amo ‘Arroz al Horno’

Uma vez que nós brasileiros não temos o hábito como os espanhois de preparar o Cozido nem tampouco  um Puchero, e nunca temos esses caldos em casa, o jeito é adaptar. Também não será necessário preparar nenhum caldo com antecedência, nem de carne, frango ou legumes, pois  ele será feito, junto com o preparo, bem prático, do jeitinho  que a gente a-do-ra!

Primeiro, no azeite,   fritamos as batatas em fatias, depois e na  mesma frigideira o bacon e a calabresa,  depois o frango e  então o ‘sofrito’, que é alourar uma cabeça do alho inteiro, junto com a cebola e os pimentões. Depois juntamos o arroz e o grão de bico cozido, acrescentamos  água, e deixamos cozinhar por 20minutos. O ‘caldo’  é a base, o segredinho de sabor deste prato, quanto mais gostoso ficar,  mais gostoso será o nosso arroz al horno.

É bem fácil mesmo,  e fica uma delíiiicia!

Servido?

Vem  experimentar!  Apesar do nome, ao forno,   este arroz  é feito  na boca do fogão.  O arroz normalmente utilizado é o  arroz bomba, típico espanhol. também usado no preparo da paella mas  na falta dele você pode optar pelo arbóreo ou usar o   agulhinha como fiz para preparar o meu.

INGREDIENTES ARROZ AL HORNO CON POLLO:

Pré preparo:

  1. Corte 100g. de bacon em cubos e fatie 150g de linguiça calabresa. Reserve.
  2. Fatie em tiras finas 1 batata, 1 tomate e 1 pimentão.    Reserve
  3. Corte em cubos regulares 300g de frango, coxas e/ou sobrecoxas são mais saborosas que o peito.
  4. Tempere com o suco de 1 limão tahiti, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
  5. Corte uma cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise. Reserve.

COMO FAZER ARROZ AL HORNO CON POLLO:

  1. Em fogo médio e em uma frigideira, 24cm, coloque 40 ml de azeite de oliva.  Espere o azeite aquecer e coloque uma batata fatiada para fritar.
  2.  Após fritar, ou seja ficar macia por dentro e crocante por fora. Retire-as e reserve num prato a parte.
  3.  No mesmo azeite e na mesma frigideira. Coloque 100g de bacon em cubos, deixe dourar e então acrescente 150g de  linguiça calabresa fatiada . Deixe fritar por 3-4 minutos.
  4.  Então retire também o bacon e a calabresa. Reserve ao lado das batatinhas.
  5. Na mesma frigideira e ainda no mesmo azeite coloque 300g de frango em cubos temperado.
  6.  Acrescente também 1/2 cabeça de alho. Deixe por 3 minutos até que o frango esteja cozido.
  7. Com ajuda de uma colher, empurre os frangos já fritos para uma lado da frigideira e acrescente 1 pimentão fatiado e 1 cebola cortada em cubos.
  8. Junte 1 envelope de açafrão espanhol em pó.
  9. Este tempero é usado para fazer ‘paella’ e facilmente encontrado nos supermercados. Existem várias e boas marcas,  estou usando o  ‘la barraca’ e outro conhecido é o ‘paellero, mas qualquer marca atende super bem.
  10. Caso você não encontre substitua por 1 colher de sobremesa  de açafrão da terra + 1 colher de sobremesa de colorau em pó.
  11. Deixe  o tempero  ‘dourar’ por 1 minuto, para  acentuar sabor e cor. Acrescente 1/2 xícara de tomate pelado italiano em lata. Misture e então devolva a frigideira a linguiça e o bacon fritos.  Junte o arroz um tablete de caldo de galinha.
  12. Misture, frite o arroz por 2-3minutos ou até que todos os grãos estejam envoltos na gordura. Coloque 180g de grão de bico já cozido e sem o caldo comprado pronto. Finalize com 2 xícaras e 1/2 de água fervente.
    ARROZ AL HORNO CON POLLO
  13. DICA:No caso de receber os amigos em casa, você pode deixar o arroz até este ponto pronto.  Só acrescente a água   fervente, 20 minutos antes de servir. 😉
  14. Devolva as batatas fritas reservadas e  disponha enfeitando com o tomate fatiado. Coloque a cabeça de alho no centro. Tampe e deixe cozinhar por 20minutos ou até que os grãos do arroz estejam cozidos.  O  alho depois de pronta, se transforma num patê de para comer junto com arroz que é daqui ao céu! Para quem gosta de alho como eu … hummm, uma perdição.E está pronto, não falei que era fácil?
  15. Com as fotos e os detalhes da receita, pode parecer longo, mas garanto que na prática  é  mais fácil e super rapidinho de fazer!
  16. Na hora se servir, regue com  azeite e gotinhas de limão.

Se animou? Aproveita que hoje ainda é segunda-feira e até o final de semana tem tempo para você combinar com um casal de amigos!

E preparar para eles, um  delicioso Arroz al horno con pollo

Garanto que eles vão alucinar de tão bom que fica!

Certeza de sucesso!

Espero que goste!

Obrigada pela visita e até amanhã, Rosi Seligra 😉

 

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar