Arroz al horno con pollo, Galinhada Espanhola!

Please log in or register to like posts.
News
Arroz al horno con pollo
Para  impressionar os amigos, vai de Arroz al horno con pollo, sucesso absoluto!

Arroz al horno con pollo  é um risoto espanhol,  ou uma espécie de paella, só que sem frutos do mar. Feito a partir  do caldo do ‘cocido madrileño ou do ‘puchero’,  pratos típicos desse país.

A receita de hoje é inspirada no arroz de mi madre, Dona Mari, que hace el mejor ‘arroz al horno’ del mundo e eu estou aqui para dividir com você esta  receita de família.

Garantia de  sucesso absoluto, quando queremos convidar amigos e impressiona-los com sabor riquíssimo e uma linda apresentação.

Arroz al horno con pollo

Aliás, quantas vezes não sentimos vontade de convidar nossos amigos e preparar para eles  algo bem gostoso ?  Mas acabamos desistindo ou por falta de tempo, ou por receio de errar. Está na hora de deixar as  ‘justificativas’ de lado  e se jogar na cozinha.

Se o prato não ficar exatamente como você queria, não tem problema!  Releia a receita, encontre o erro e tente novamente – de preferência convidando os amigos tudo outra vez ;).

O  relógio da vida chega a ser frenético, não para nunca … tic tac … tica tac… e quando a gente vê o tempo já foi,  o ano acabou e a ‘boa intenção’ ficou só na teoria!  e a vida? …  ah a vida  acontece na prática, assim como a culinária 😉

arroz de forno com frango

arroz al horno con pollo

Fala se não é ou não inspirador … e dá água na boca? Bom eu sou suspeita, amo arroz e amo ‘Arroz al Horno’

Uma vez que nós brasileiros não temos o hábito como os espanhois de preparar o Cozido nem tampouco  um Puchero, e nunca temos esses caldos em casa, o jeito é adaptar. Também não será necessário preparar nenhum caldo com antecedência, nem de carne, frango ou legumes, pois  ele será feito, junto com o preparo, bem prático, do jeitinho  que a gente a-do-ra!

Primeiro, no azeite,   fritamos as batatas em fatias, depois e na  mesma frigideira o bacon e a calabresa,  depois o frango e  então o ‘sofrito’, que é alourar uma cabeça do alho inteiro, junto com a cebola e os pimentões. Depois juntamos o arroz e o grão de bico cozido, acrescentamos  água, e deixamos cozinhar por 20minutos. O ‘caldo’  é a base, o segredinho de sabor deste prato, quanto mais gostoso ficar,  mais gostoso será o nosso arroz al horno.

É bem fácil mesmo,  e fica uma delíiiicia!

Servido?

Page 49Vem  experimentar!  Apesar do nome, ao forno,   este arroz  é feito  na boca do fogão.  O arroz normalmente utilizado é o  arroz bomba, típico espanhol. também usado no preparo da paella mas  na falta dele você pode optar pelo arbóreo ou usar o   agulhinha como fiz para preparar o meu.

INGREDIENTES ARROZ AL HORNO CON POLLO:

  • 1 xícara de arroz bomba ou arbóreo ou agulhinha
  • 2 e 1/2 xícaras de água fervente
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 40 ml de azeite virgem
  • 1 cebola cortada em cubos uniformes e regulares, brunoise
  • 1/2 cabeça de alho inteira
  • 1/2 xícara de tomate pelado italiano em lata
  • 1 tomate em fatias para decorar
  • 1 pimentão verde em fatias
  • 1 batata em fatias
  • 150 gramas de linguiça calabresa
  • 100 gramas de bacon
  • 300 gramas de frango em cubos, coxas e sobrecoxas.
  • 180g de grão de bico já cozido e comprado pronto
  • 1 limão tahiti
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto.
  • 1 envelope de tempero pronto para paella ou 1 colher de sobremesa rasa de afaçafrão da terra + `colher de sobremesa rasa de colorau em pó

Pré preparo:

  1. Corte 100g. de bacon em cubos e fatie 150g de linguiça calabresa. Reserve.
  2. Fatie em tiras finas 1 batata, 1 tomate e 1 pimentão.    Reserve
  3. Corte em cubos regulares 300g de frango, coxas e/ou sobrecoxas são mais saborosas que o peito.
  4. Tempere com o suco de 1 limão tahiti, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
  5. Corte uma cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise. Reserve.

COMO FAZER ARROZ AL HORNO CON POLLO:

  1. Em fogo médio e em uma frigideira, 24cm, coloque 40 ml de azeite de oliva.  Espere o azeite aquecer e coloque uma batata fatiada para fritar.
  2.  Após fritar, ou seja ficar macia por dentro e crocante por fora. Retire-as e reserve num prato a parte.
  3.  No mesmo azeite e na mesma frigideira. Coloque 100g de bacon em cubos, deixe dourar e então acrescente 150g de  linguiça calabresa fatiada . Deixe fritar por 3-4 minutos.
  4.  Então retire também o bacon e a calabresa. Reserve ao lado das batatinhas.
  5. Na mesma frigideira e ainda no mesmo azeite coloque 300g de frango em cubos temperado.
  6.  Acrescente também 1/2 cabeça de alho. Deixe por 3 minutos até que o frango esteja cozido.
  7. Com ajuda de uma colher, empurre os frangos já fritos para uma lado da frigideira e acrescente 1 pimentão fatiado e 1 cebola cortada em cubos.
  8. Junte 1 envelope de açafrão espanhol em pó.
  9. Este tempero é usado para fazer ‘paella’ e facilmente encontrado nos supermercados. Existem várias e boas marcas,  estou usando o  ‘la barraca’ e outro conhecido é o ‘paellero, mas qualquer marca atende super bem.
  10. Caso você não encontre substitua por 1 colher de sobremesa  de açafrão da terra + 1 colher de sobremesa de colorau em pó.
  11. Deixe  o tempero  ‘dourar’ por 1 minuto, para  acentuar sabor e cor. Acrescente 1/2 xícara de tomate pelado italiano em lata. Misture e então devolva a frigideira a linguiça e o bacon fritos.  Junte o arroz um tablete de caldo de galinha.
  12. Misture, frite o arroz por 2-3minutos ou até que todos os grãos estejam envoltos na gordura. Coloque 180g de grão de bico já cozido e sem o caldo comprado pronto. Finalize com 2 xícaras e 1/2 de água fervente.
    ARROZ AL HORNO CON POLLO
  13. DICA:No caso de receber os amigos em casa, você pode deixar o arroz até este ponto pronto.  Só acrescente a água   fervente, 20 minutos antes de servir. 😉
  14. Devolva as batatas fritas reservadas e  disponha enfeitando com o tomate fatiado. Coloque a cabeça de alho no centro. Tampe e deixe cozinhar por 20minutos ou até que os grãos do arroz estejam cozidos.  O  alho depois de pronta, se transforma num patê de para comer junto com arroz que é daqui ao céu! Para quem gosta de alho como eu … hummm, uma perdição.E está pronto, não falei que era fácil?
  15. Com as fotos e os detalhes da receita, pode parecer longo, mas garanto que na prática  é  mais fácil e super rapidinho de fazer!
  16. Na hora se servir, regue com  azeite e gotinhas de limão.

Se animou? Aproveita que hoje ainda é segunda-feira e até o final de semana tem tempo para você combinar com um casal de amigos!

E preparar para eles, um  delicioso Arroz al horno con pollo

Garanto que eles vão alucinar de tão bom que fica!

Page 48Certeza de sucesso!

Espero que goste!

Obrigada pela visita e até amanhã, Rosi Seligra 😉

 

  • Tempo de Preparo: 30 minutos
  • Tempo de Cozimento: 20 minutos + 10min de repouso
  • Rendimento: 4 porções

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 últimos dos 4 comentários em “Arroz al horno con pollo, Galinhada Espanhola!

  1. Q pena! Obrigada de qq maneira Miria, pelo carinho e pela visita! Um beijão p vc 😉

  2. Gente lindo e deve ser delicioso, mas eu não como frango. Fiquei frustrada. kkkkkk

  3. Oie. Pq o alho não foi descascado? Tem alguma diferença no sabor que dá ao prato?

Deixe uma resposta