Monta Encanta

Camarão à Húngara do Rufinus

Camarão à Húngara do Rufinus – Camarões temperados com páprica e grelhados na manteiga, com creme de leite fresco e  batatas cozidas.

Prato sem segredo no preparo, mas campeão de audiência no Restaurante  Rufino’s – um restaurante referência em peixes e frutos do mar,  do litoral paulista.

Se você já comeu, dispensa qualquer apresentação, sabe exatamente o que eu estou tentando dizer,  mas, se ainda não, precisa ir para cozinha correndo experimentar!

A receita não chegou até mim de mão beijada!  Foi entre tentativas, no meio de acertos e erros, corrigindo aqui, melhorando ali.  Provando e testando, até chegar ao   ‘Camarão à húngara do Rufinu’s’.

E é lógico que eu estou aqui, para  dividir, com você,  tudinho, tin tin por tin tin!  Prato requintado, saboroso, colorido e sofisticado.

Dá a impressão que você ficou horas na cozinha, mas na verdade fica pronto em 15min.  Muito, muito simples mesmo de fazer e ainda dá para deixar pré terminado antes dos convidados chegarem.

Receitinha para ficar guardada na manga, para quando você quiser arrasar.

INGREDIENTES

Para marinar os camarões:

LIMPAR CAMARÃO

#assimqfaz   – Você sabe limpar camarão?  O melhor é pedir limpo na peixaria, mas saber limpar, numa emergência, é sempre bom.

Comece  pela cabeça retirando-a e em seguida retire toda a casca, se quiser deixar como os restaurantes deixe o rabinho, mas eu não acho prático na hora de comer.

Com uma faca afiada, faça um corte no dorso para retirar todas as vísceras, e um novo corte na barriga para deixar tudo bem limpinho.

E é só isso! Aposto que você pensou que era coisa do outro mundo, agora se precisar, você já sabe limpar!  😉

COMO FAZER:

  1. Tempere com pimenta a gosto, de preferência para moída na hora, muito mais saborosa e sal a gosto.
  2. Suco de 1 limão siciliano ou tahiti, eu prefiro o sabor mais suave do siciliano, mas é ao gosto do freguês.  Regue com azeite.
  3. Coloque 1 colher de café de páprica picante .
  4. Coloque para cozinhar,  as 500 gr batatas descascadas e cortadas em rodelas de (+ou-) 1/2cm de largura.
  5. Tempere com sal a gosto, se você estiver com as cabeças do camarão, cozinhe-as  junto, para dar um saborzinho extra a batata.   Neste dia eu não tinha,  o meu veio já  sem casca e sem cabeça.
  6. Enquanto isso … as batatas cozinham … coloque 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de manteiga em uma panela e  acrescente os camarões.
  7. Os 3 dentes de alho picadinhos ou amassados, e deixe dourar por 2 minutos, junto com os camarões .
  8. Lembre de dourar, os camarões,  rapidamente, apenas 2 minutos mesmo, não deixe muito tempo para não passar do ponto, lembre-se que eles ainda vão ao forno.
  9. Coloque  1 colher de sopa de farinha de trigo .
  10. Doure por mais 2 minutinhos para não ficar com gosto de farinha crua, tempere polvilhando um pouquinhos mais de páprica e colorau e então  acrescente 1 creme de leite fresco (500ml) .
  11. Deixe incorporar os sabores, dar uma leve engrossadinha no creme, apurando por + 2 minutinhos.
  12. Então recapitulando o camarão vai cozinhar no total por 6 minutos, 2min, junto com o alho, depois mais 2min com a farinha e por último 2min com o creme de leite. Mais o tempo de forno.
  13. A esta  altura as batatas já devem estar cozidas e ‘al ponto’,  não deixe elas fiquem muito molhe, se não elas desmancham  no molho, virando um purê.
  14. Depois de escorridas, tempere-as, polvilhe com colorau, páprica e açafrão, para elas ganharem  cor e sabor.
  15. Acrescente-as ao molho de camarão.
  16. Uma segunda é, antes de polvilhar os temperos, dourar as batatas na manteiga, e depois de douradinhas tempere-as com os condimentos e só então agregue ao molho, fica muito bom também.
  17. Hummm… demais né?
  18. Também dá para  variar fazendo com peixe, lagostins ou lagosta.
  19. Coloque tudo num refratário,  polvilhe com mais páprica, mais colorau e leve ao forno pré aquecido a 220° graus e deixe até borbulhar.
  20. Sirva imediatamente, com arroz branco veja aqui . No Rufinu’s  eles, servem sem arroz, é prato único, servido assim, com batatas, mas aqui em casa, a gente não dispensa um arroz bem branquinho bem soltinho, para comer com esse molho que fica para lá de incrível.
  21. Extremamente maravilhoso!   E muito   prático.
  22. Se, em casa você tiver um maçarico, após sair do forno, só dar uma dourada por cima para ficar com ‘aquele’ gostinho extra de tostadinho.
  23. E esta pronto o seu o meu o nosso,  camarão a húngara do “Rufinu’s”

Dá uma espiadinha no vídeo, dá para ter uma idéia melhor de  como  é pá pum o preparo!

Camarão à Húngara do Rufinus

De dar água na boca. Sabor de enlouquecer qualquer um!

Espero que tenha gostado, quando experimentar me conta o que achou.

Mas não demora!

Obrigada pela visita   Beijinhos,  Natty Posses

 

 

Salvar

Salvar