Monta Encanta

Dieta do Bebê dicas e sugestões!

Dieta  do Bebê.

Como muita gente vem me perguntando sobre a a alimentação do Benício , eu resolvi contar por aqui, a Dieta do Bebê, como tudo começou desde que ele nasceu.

Eu amamentei exclusivamente até os 6 meses do Be, apenas depois disso começamos a introduzir  papinhas e começamos pelas de frutas.  Hoje o Be esta com 1 ano e 1 mês e  está comendo a comidinha da casa, um pouco mais molinha, porque seus dentinhos estão nascendo apenas agora.

Vou compartilhar umas dicas do meu pediatra Dr. Paulo Telles, que por sinal é MARAVILHOSO, me passou assim que começamos com a frutinha e que eu as utilizo até hoje.

Senta que lá vem TEXTÃO, é a Dieta do Bebe com dicas que vão deste a primeira semana até 1 ano de vida, mas vale a pena.

E se você tiver alguma dica e queira compartilha-la aqui conosco, será uma prazer receber você.

foto: Benício com 6 meses – laranja lima

Dieta do Bebê

Muito mais importante  que como preparar a refeição é a postura dos adultos diante da alimentação da criança, temos que seguir umas regrinhas:

foto: Be degustando os primeiros sabores

Dieta do Bebê

Em aleitamento mista ou artificial ou algumas situações específicas (como refluxo importante ou mães que precisam retornar ao trabalho), iniciaremos as frutas aos 4 meses. Para os bebês em aleitamento materno exclusivo, iniciar somente aos 6 meses, que foi o meu caso.

foto: papinha de fruta

Dieta do Bebê – PRIMEIRA SEMANA

Na primeira semana, comece com a papinha de fruta 1x no dia. Sempre comece com uma fruta de cada vez e, de preferência, mantenha a mesma por uns 3 dias.

Isso é importante para sentirmos como o intestino do bebê reage àquela fruta e se dará alguma reação. Para os bebês que mamam de 3/3hs ou menos a papinha pode tentar substituir uma mamada.

Para aqueles que fazem intervalos de 4/4hs ou mais deve-se acrescentar a fruta entre 2 mamadas.

As frutas amassadinhas ou raspadinhas são preferíveis aos sucos pois tem mais nutrientes (fibras e vitaminas) e são proporcionalmente menos calóricas.

Reserve os sucos para os dias quentes, passeios, ou simplesmente para variar.

Quantidade de fruta? Depende da aceitação. Tem crianças que aceitam um papaya inteiro ou até 2 bananas em uma refeição de fruta enquanto outras não comem nem metade de uma fruta.

Se no comecinho comer uma quantidade muito pequena, pode oferecer o leite após  30min, mas nunca imediatamente após.

Observe seu filho para perceber por quanto tempo a fruta vai saciá-lo (varia muito!).

Dieta do Bebê – SEGUNDA SEMANA

Papinha de fruta 2 vezes ao dia, no lanche da manha e lanche da tarde.

IMPORTANTE: Só deve iniciar a “segunda semana” quando a primeira já estiver indo bem, o que pode levar mais de 1 mês!

Dieta do Bebê – TERCEIRA SEMANA

Temos varias formas possíveis para introduzir os alimentos para os bebês, não havendo necessariamente uma certa e outra errada.

Esse momento é muito baseado na cultura de cada região e nos hábitos de cada família. Existem também modismos e vanguardas, sendo o mais “moderninho” o tal de BLW (baby led weaning).

São idéias interessantes e úteis, mas bastante trabalhosas, pouco viáveis para mães que trabalham ou que tem pouca ajuda em casa. Sinceramente na  prática diária do consultório do meu pediatra, ele  não vê muita diferença no “produto final” entre os que usam a técnica BLW, os que optam por introduzir um grupo alimentar por vez ou aqueles que começam com uma “papa” com todos os grupos e fazem a transição para os sólidos e separados aos poucos para que seja nutricionalmente adequado.

Dieta do Bebê

O que não pode de jeito nenhum é não progredir a consistência gradualmente. Não se pode esquecer que com um ano a criança deve ser capaz de comer a comida da família, sólida e separada (prato colorido e não “gororoba”). Para isso, todo mês a papinha tem que ser um pouco mais pedaçuda e consistente que o mês anterior, mesmo que o 1o dentinho só apareça com mais de 1 ano, que é o caso do Be.

Alguns bebês amam a transição e já estão comendo comida da família aos 9 meses. Outros detestam e cospem pedacinhos, nauseiam, mas não pode desistir de progredir, nem que seja bem lenta e respeitosamente.

Deve-se iniciar a papa salgada após pelo menos 1 semana de aceitação razoável da fruta .

Iniciar a papa salgada na hora do almoço (além das 2 porções de fruta)! Uau é impressionante como aquele ser tão pequenino come, pelo menos o Be é um gulosinho.

A papinha da Dieta do Bebê deve conter:

Modo de preparo
Cozinhar tudo em água até amolecer bem, amassar até formar um pure grosso e não uma sopa liquida e homogênea. Se necessário no início pode passar pela peneira ou pelo espremedor de batatas. A carne não conseguirá passar pela peneira, então aproveite o caldo que ela solta no resto dos alimentos e bata só a carne no liquidificador ou mixer acrescentando-a no final.

A consistência de purê e não sopa liquida gera o estímulo ideal para o desenvolvimento dos dentes, da formação, deglutição e estímulo do paladar, e nada disso é atingido com o preparo dos ingredientes batidos no liquidificador.

Comece oferecendo aproximadamente 50g da papinha no 1o dia e veja a aceitação.

Algumas crianças comem um prato fundo cheio (quase 300g!) enquanto outras tem menos necessidade (nunca passam de 120g). Só devemos restringir a quantidade se surgirem sinais de preocupação: regurgitações ou ganho de peso excessivos.

Dieta do Bebê -QUARTA SEMANA

Só deve iniciar a quarta semana quando a terceira já estiver indo bem!

Acrescentar o jantar.

Após boa aceitação do jantar, o dia do bebê ficou mais ou menos assim:

Ajuste os horários da forma mais conveniente para você e tente mantê-los relativamente fixos, o bebê precisa de rotina!

CONHECENDO UM POUCO MAIS OS ALIMENTOS dieta do bebê:

Energéticos – Carboidratos:

Alimentos Proteicos:

ATENÇÃO:* Alimentos que não devem ser introduzidos na papinha inicial:

Leguminosas:

OBS: Além de conter carboidratos, leguminosas são muito mais ricas em proteínas do que outros legumes, mas não o suficiente para substituir a carne sempre.

Portanto, podem ser acrescentados aos demais ingredientes da papa, dosando quantidades. Evitar os grãos com casquinha (feijão, ervilha, etc.) inteiros antes de 8 meses pelo risco de engasgar (antes disso, se quiser, use só o caldo ou amasse bem).

Alimentos Reguladores Dieta do Bebê:

Exemplos de combinações Dieta do Bebê:

Dois exemplos de receitas para a Dieta do Bebê:

1.Papinha de fígado com mandioquinha

INGREDIENTES:

COMO FAZER: Leve ao fogo todos os ingredientes (na panela com água). Cozinhe em fogo brando até que os ingredientes estejam bem macios e desmanchando. Passe por uma peneira de malha fina e sirva.

2. Papinha de carne com legumes e macarrão – Dieta do Bebê

(exemplo com mais de um carboidrato e mais de um legume, mostrando que dá para inventar!):

INGREDIENTES:

COMO FAZER: Em uma panela refogue bem a carne. Quando não estiver mais crua, acrescente o alho, a cebola e o sal. Junte 1,5 litro de água fervente e acrescente o restante dos ingredientes, deixando cozinhar. Assim que estiverem bem macios, desligue o fogo e aguarde um pouco. Bata no liquidificador a carne com um pouco do caldo da papinha e retorne à panela. Mexa bem. Passe os ingredientes por uma peneira fina e sirva.

DICAS/DÚVIDAS dieta do bebê:

É isso aí!
Dúvidas e perguntas surgirão com toda a certeza, mas com as informações acima acho que dá para começar a brincar de alimentar seu baixinho!

foto Be 1 ano, comendo comidinha da casa 😉

Espero ter ajudado.  Beijinhos Natty Posses