Monta Encanta

Bolo de laranja com maisena fica ainda mais fofinho!

Bolo de laranja com maisena fica ainda mais fofinho e deixa o que já era bom, muito melhor.  Para isso basta substituir  ½ xícara de  chá de farinha de trigo (da receita original, do bolo de laranja) por ½  xícara de chá de amido de milho (maisena) e pronto!  Sucesso garantido

O legal é que você pode experimentar com a receita do seu bolo preferido também! Essa dica vale para todas as receitas.   Semana passada foi a vez do  Bolo de Cenoura com maisena e ficou uma delicia!  Experimenta e conta para gente. 😉

Este bolo fez tanto sucesso que foi para TV, programa VIDA MELHOR com a querida Claudia Tenório, na Rede Vida de Televisão, aperta o PLAY e espia a fofura desse bolo!

Receita prática de liquidificador, num instante está pronto.  Mas até o mais simples tem seu ‘truque’. Bolo de laranja ‘embatuma’ fácil, bobiou pesou. A seguir 2 dicas  simples e preciosas, anota aí:

  1. A primeira é não exagerar na quantidade de laranja, não  deve ultrapassar 300 gramas. Se você não tiver uma balança para medir,  não se preocupe, são 2 laranjas médias ou 1 grandona mais ou menos, na dúvida opte por menos.  Um pouco menos de laranja é melhor que um pouco mais, porque para mais  ele ‘pesa’  e embatuma.
  2. A segunda dica é separar os ingredientes ‘líquidos’ dos ‘secos’ e depois mistura-los a mão delicadamente porque  assim não desenvolvemos  muito glúten. 

INGREDIENTES:

calda:

COMO FAZER BOLO DE LARANJA COM MAISENA:

  1. FORNO: Em primeiro lugar pré aqueça o forno a 190° C.
  1. FORMA: Depois unte uma forma retangular de (27cm x 19cm), com óleo  e farinha de trigo. Se optar por uma forma redonda com furo no meio ela deve  ter um diâmetro de  24cm.
  2. LARANJA: Agora retire a casca de 2 laranjas, inclusive a parte branca dela. Caso goste do sabor azedinho, mantenha a casca de uma delas. Eu usei laranja bahia, mas sinta-se a vontade para escolher outra de sua preferência, como a laranja pera, por exemplo.
  3. Então corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento para obter 4 gomos. Retire a parte branca do miolo e despreze-o. (veja foto)

  1. LÍQUIDOS:  Agora, leve os gomos ao liquidificador e junte ½ xícara de chá de óleo com   2 ovos inteiros  grandes. Como os meus ovos estavam pequenos eu usei 3 unidades. 
  2. A seguir, bata no liquidificador, até obter um creme amarelinho e homogêneo e reserve. 

bolo de laranja com maisena
  1. SECOS: Em uma tijela grande, peneire  1 e ½  xícara de chá de farinha de trigo,   ½  xícara de chá de amido de milho (maisena), 2 xícaras de chá de açúcar, 1 colher rasa de café de sal (usei sal rosa, mas pode ser o comum) e 1 colher de sopa de fermento em pó.   Isso porque, ao peneirarmos os ingredientes secos – como farinha de trigo, açúcar e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve.   Além disso, também  retiramos possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas de açúcar ou de bicarbonato no fermento. Esta e outras dicas simples e  para lá de preciosas, para deixar o seu bolo sempre ‘fofo, você confere aqui
  2. Então com a ajuda de uma colher de pau misture os ingredientes secos.

  1. Por fim junte os ingredientes LÍQUIDOS aos ingredientes SECOS: Use uma colher (usei de pau)  e misture até ficar homogêneo. Misture bem  delicadamente assim não desenvolvemos o glúten. 
  2. Finalmente verta  a massa para a forma untada retangular  de 27x19cm  (ou redonda com furo no meio) e leve para assar em forno pré-aquecido a 190º por 45 minutos ou até o bolo ficar com a superfície firme e dourada e a casa inteira estiver cheirando a bolo. Sempre faça o teste do palito, para se certificar de que esteja completamente assado. Espete o palito no centro do bolo,  se o mesmo sair limpo e seco o bolo está pronto, senão espere uma pouco mais.

bolo de laranja com maisena

CALDA: Enquanto o bolo assa no forno, aproveite para fazer a calda. Então direto em uma panela pequena e sobre uma peneira, esprema o suco de 1 laranja e junte ¼ de  xícara de chá de açúcar de confeiteiro, mas pode ser o açúcar normal. Agora misture e  deixe em fogo médio, após levantar fervura por 1 minuto  e reserve.

  1. Após o bolo assar, retire-o do forno e com o bolo ainda quente coloque a calda sobre toda a superfície. Se estiver usando a forma redonda espere amornar  para  desenformar e depois cubra com a calda quente. Se tentar desenformar o bolo muito quente corre o risco dele quebrar, então espere esfriar um pouco.  

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como este bolo de laranja com maisena, também pelo insta AQUI .  Então vem com a gente!

Antes de ir, vale a pena ver  nossas outras receitas de bolo,  AQUI  

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra