Bolo de Laranja fofinho com calda de laranja

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Bolo de laranja molhadinho  e bem fofo! Quem não adora um bolo simples,   sem recheio e  sem coberturas complicadas, Bolo de Laranja é assim,  simples de tudo de fazer e fácil de comer. É tão gostoso, mas tão gostoso que  a gente não consegue  esperar esfriar  e come ainda quente mesmo.   De quebra ele ainda perfuma a casa,    trazendo alegria para o café da tarde!

Receita prática de liquidificador, num instante está pronto.  Mas até o mais simples tem seu ‘truque’. Bolo de laranja ‘embatuma’ fácil, bobiou pesou.    São dicas simples mas preciosas, anota aí:

  1. A primeira é não exagerar na quantidade de laranja, não  deve ultrapassar 300 gramas.
    Se você não tiver uma balança para medir,  não se preocupe, são 2 laranjas médias ou 1 grandona mais ou menos, na dúvida opte por menos.  Um pouco menos de laranja é melhor que um pouco mais. Para mais  ele ‘pesa’  e embatuma.
  2. A segunda dica é separar os ingredientes ‘líquidos’ dos ‘secos’ e depois mistura-los a mão delicadamente assim, não desenvolvemos  muito glúten. 

Bolo de laranja molhadinho  e bem fofo!

 

INGREDIENTES BOLO DE LARANJA:
  • 2 laranjas descascadas, usei pera, mas pode ser feito com qualquer laranja e melhor ainda se for bahia.
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 2 ovos inteiros, usei caipiras e orgânicos
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 2 xícaras de chá de açúcar peneirado
  • 1 colher de sopa rasa de fermento.

Ingredientes para a Calda:

  • 1 xícara de chá de suco de laranja, peneirado
  • 2 xícaras de chá açúcar de confeiteiro.

bolo de laranja

COMO FAZER BOLO DE LARANJA:

Em primeiro lugar batemos no liquidificador os líquidos:   laranja,  ovos e  óleo. Depois em um bowl a parte,  peneiramos os secos:  farinha,  açúcar  e  fermento. Então misturamos os duas partes,  líquidos e secos.

bolo de laranja

    1. Comece pre  aquecendo o forno a 180° Celsius.
    2. Logo depois unte uma forma de 23cm com furo no meio  com manteiga e farinha de trigo. Reserve. 
    3. Em seguida já  separe os ingredientes LÍQUIDOSRetire a casca da laranja, inclusive a parte branca dela (Caso goste do sabor azedinho mantenha a casca de uma delas)
    4. Então corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento para obter 4 gomos. Retire a parte branca do miolo e despreze-o. (veja foto e vídeo) bolo de laranja
    5. Agora, leve os gomos ao liquidificador e junte ½ xícara de chá de óleo com   2 ovos inteiros 
    6. A seguir, bata no liquidificador, até obter um creme amarelinho e homogêneo. bolo de laranja
    7. Agora separe os ingredientes SECOS: Em um bowl, peneire  2 xícaras de chá de farinha de trigo e  2 xícaras de chá de açúcar.  Isso porque, ao peneirarmos os ingredientes secos – como farinha de trigo, açúcar e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve.   Além disso, também  retiramos possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas de açúcar ou de bicarbonato no fermento. Esta e outras dicas simples e  para lá de preciosas, para deixar o seu bolo sempre ‘fofo, você confere aqui bolo de laranja
    8.  Então junte uma colher rasa de sopa de fermento em pó .  bolo de laranja
    9. bolo de laranja

 

  1. Por ultimo junte os LÍQUIDOS aos  SECOS: Use um ‘fouet’ e misture até ficar homogêneo. Misture bem  delicadamente assim não desenvolvemos o glúten. 
  2. O ‘fouet’  também ajuda ‘aerar’ a massa, deixando-a mais leve.  Se você não tiver um fouet, vale usar o  batedor da sua batedeira.
  3. Finalmente verta  a massa para a forma untada de  23 a 24cm com furo no meio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos. bolo de laranja
  4. Após 40 minutos faça o teste do palito no bolo,  espete-o no centro do bolo, se sair ‘sequinho’ está pronto. bolo de laranja
  5.  Espere amornar e desenforme. Se tentar desenformar o bolo muito quente corre o risco dele quebrar, então espere esfriar um pouco.  Agora cubra com açúcar de confeiteiro polvilhado bolo de laranja

Enquanto o bolo assa, aproveite e prepare a calda bolo de laranja

CALDA DO BOLO DE  LARANJA:
  1. Suco de  2 laranjas ou  1 xícara do suco peneirado.  calda de laranja
  2. Leve 1 xícara de suco peneirado com  2 xícaras de açúcar de confeiteiro ao fogo. calda de laranja
  3. Espere ferver e deixe apurar por  2 minutos. E está pronta a caldinha! calda de laranja
  4. Regue a calda de laranja quente, sobre o bolo ainda morno.  
  5. Se quiser que a calda penetre ainda mais no bolo é só espetar a massa  com o garfo, fazendo furos antes de adicionar a caldinha, assim ela penetra no interior da massa. 

bolo de laranja

Aqui em casa  metade prefere o bolo simples sem calda  e a outra metade prefere  molhadinho com a calda, então eu sirvo a calda em porções individuais.   bolo de laranja

Ahm neste dia não tinha açúcar de confeiteiro, então usei o normal, tanto para polvilhar o bolo quanto para a calda. Dá certo e fica a dica para quando você também não tiver aí na sua casa.

Se anima,   corre lá para cozinha, prepara o seu.  Bolo de laranja com calda  super aprovado!

Ah experimeta também este mesmo bolo na versão sem glúten, AQUI

bolo de laranja

Obrigada por vir, beijo grande   Rosi Seligra

  • Rendimento: 8-10 porções
  • Tempo de preparo: 15min
  • Tempo de cozimento: 40min
  • Boas Compras Monta Encanta

 

3 últimos dos 43 comentários em “Bolo de Laranja fofinho com calda de laranja

  1. Joelma, que delicia de carinho! Obrigada ;), feliz em saber que você aprovou e foi sucesso aí na sua casa com suas filhas! A gratidão é nossa e obrigada pela confiança em nosso trabalho! Um beijo grande!

  2. O melhor bolo que já fiz em toda minha vida… as dicas foram primordiais, segui todas e o resultado foi sucesso aqui em casa. Até minhas filhas q nunca querem comer, amaram!!! Minha gratidão

  3. Olá!
    Adorei a sua receita e estou fazendo agora mesmo, só tenho uma dúvida: na calda, posso utilizar açúcar refinado ao invés do de confeiteiro? Se sim, continua sendo duas xícaras?

    Bjs,
    Dani.

Deixe uma resposta