Monta Encanta

Rocambole Estampado, é mais fácil do que parece!

Rocambole Estampado, custa mais ou menos  R$ 10,00!

No próximo encontro com os amigos, você vai surpreender a todos, com este Rocambole Estampado, feito por você, que é a coisa mais linda do mundo!  A massa é macia, flexível, não racha de jeito nenhum, nem que você queira! O recheio, você decide,  é ao gosto do freguês, tem de arabesco com doce de leite feito na panela de pressão, tem de zig zag com bicho de pé, corações com brigadeiro branco, girafa e poá.

No final dos post tem 5 templates  para você escolher e imprimir a estampa que desejar. Fica, lindo para lá de delicioso, é mais fácil de fazer do que parece ser  e  bem em conta.  O rocambole estampado, pronto e já com o recheio custa menos de R$10,00. Dá até para vender e levantar uma graninha extra no final do mês. 😉

Um mais lindo que o outro para você Montar Encantar e Surpreender a todos.  Não esquece de contar para gente a cara da galera quando você chegou com este rocambole estampado, feito por você! Compartilhe conosco seu momento, sua foto através da hashtag #montaencanta

INGREDIENTES ROCAMBOLE ESTAMPADO:
MASSINHA DA ESTAMPA:

MASSA DO BOLO:

RECHEIO:

UTENSÍLIOS:

COMO FAZER ROCAMBOLE ESTAMPADO:

  1. Comece pelo recheio. Faça e reserve o recheio de sua preferência.
  2. Então aqueça o forno a 200 graus e faça a  massinha que vai ser usada para desenhar, para decorar.
  3. Ela é diferente da massa do bolo, um pouco mais firme que é para elas não se misturarem no forno.
  4. Em um bowl pequeno coloque, 1 clara de ovo + 30g de açúcar – aproximadamente 2 colheres de sopa rasa + 40g de farinha de trigo aproximadamente 4 colheres de sopa rasa + 20g de manteiga derretida – aproximadamente  2 colheres de sopa rasa+ gotinhas de corante na cor desejada.
  5. Misture e leve ao saco de confeitar com bico pequeno para as estampas de coração e arabesco. E para as estampas de Poá, Zig Zag e Girafa, use um bico grosso. Reserve.
  6. Forre o fundo da assadeira com o template que desejar, sobre ele coloque o silpat ou o papel manteiga DOVER e decore desenhando com o saco de confeiteiro. Tem vídeo logo abaixo, mostrando como fazer.
  7. Depois de desenhado leve ao freezer para massinha endurecer e não correr o risco de se misturar com a massa do Bolo na montagem.
  8. MASSA DO BOLO do seu ROCAMBOLE ESTAMPADO:

  9. Na batedeira bata as  claras em ponto de neve com 1 pitadinha de sal e 2 gotinhas de limão ou vinagre,  o ácido ajuda na elasticidade das claras. E a pitadinha de sal ajuda a manter a estrutura delas  batidas, Assim que as claras estiverem parecendo um creme de barbear, adicione a metade do açúcar, ou seja ¼ de xícara de açúcar.
  10. Bata na batedeira até o merengue  ficar brilhoso e em ponto de pico duro, formando um biquinho firme que não se desmancha ao mexer o batedor da batedeira. Mas, tome cuidado para não bater demais, claras muito batidas perdem a elasticidade e a capacidade de fazerem o bolo crescer.  Se as claras ficarem quebradiças é sinal de que você  bateu demais.  Mas também não pode bater de menos, as claras precisam estar em ponto de bico firme, senão o  bolo não cresce e não fica fofo! é no ponto, no vídeo dá para ver bem
  11. Enquanto as claras batem na batedeira … Aproveite para misturar e bater  as 4 gemas com o restante de açúcar, ou seja 1/4 de xícara, bata um pouco só com um fouet, batedor de arame por 1 minuto até ficar cor mais clarinha e  aerado. Misture as duas, claras e as gemas batidas com delicadeza.
  12. Misture o cacau em pó com a farinha de trigo. Reserve. Junte metade  da manteiga derretida e metade da farinha com chocolate, misture com delicadeza e então  adicione a outra metade de manteiga e farinha com chocolate. misture com delicadeza para não quebrar as bolhas de  ar enclausuradas nas claras e gemas de ovo, que em temperatura alta, irão se expandir e fazer com que o bolo cresça  sem adição de fermento.
  13. Só falta despejar a massa sobre o desenho decorado, espalhar para ficar bem uniforme e limpar com o dedo as 4 laterais.   Asse o bolo em fogo alto pré aquecido a 200graus.
  14. O forno precisa estar bem quente, pré aquecido por 15 minutos antes de colocar  o bolo, assim o bolo assa antes de ressecar. Asse por 7-10 minutos, é rapidinho!
  15. DESENFORME, RECHEIE E ENROLE AINDA QUENTE O ROCAMBOLE ESTAMPADO

  16. No balcão polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro em um pedaço de papel manteiga
  17. Retire do forno e imediatamente desenforme o sobre o papel polvilhado com açúcar
  18. Retire o silpat ou o papel manteiga,  imediatamente recém saído do forno
  19. Vire o bolo ao contrario ,  e espalhe o recheio de sua escolha, por todo o bolo.
  20. Cuidadosamente enrole o rocambole bem justinho, o papel de baixo vai ajudar a guiar. Certifique-se de começar enrolando do lado oposta da estampa. Assim quando você terminar de enrolar a estampa estará na parte de cima.
  21. Deixe enrolado até a massa esfriar e ‘pegar’ a forma do rocambole.
  22. Essa massa de rocambole é super flexível, então ela não vai rachar, não vai quebrar, a não ser que você asse demais. São só 7 minutinhos máximo 10min, como varia de forno para forno, a dica é até a massa  endurecer e firmar.   Se as beiradas estiverem moreninhas, sinal de que você passou do ponto e você assou demais.
  23. Após enrolado e esfriado, retire o papel e remova, aparando com uma faca as rebarbinhas para ficar um aspecto profissional.
Rocambole estampado, aparência linda e sabor melhor ainda.

Estampa de Girafa

nham nham Arabesco com Doce de Leite

pura gostosura!

Zig Zag com bicho de pé

Corações com Brigadeiro Branco

Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

Cinco Templates ROCAMBOLE ESTAMPADO:

Zig Zag, Girafa e  Poá, para desenhar use saco de confeiteiro com bico grosso número 10

Coração e Arabesco use saco de confeiteiro bico fino número 5

zig zag:

coração

arabesco

poá

girafa

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar