Monta Encanta

Feijão de Feijoada

Feijão de Feijoada, FEIJÃO maravilha!

Como fazer um Feijão de Feijoada? Fazer uma boa feijoada depende principalmente do preparo de um bom feijão. E cozinhar  feijão é simples,  só  é preciso ter alguns cuidados.  A começar  pelo caldo que não deve ser nem ralo,  nem grosso demais, os grãos devem estar inteiros e cozidos, nem duros, nem macios demais para não  desmanchar. Deve ser bem temperado e saboroso para fazer  ‘juz’ ao mais tradicional dos pratos brasileiro, a FEIJOADA.

Vale  tomar nota  das dicas que são simples, mas  fazem  diferença no resultado  final. Valem para feijão preto e carioca tbém!

Com feijão pronto fica fácil, é dar um susto na couve, fazer um arroz bem branquinho e tostar a farofa.

Bora lá?

INGREDIENTES:

FEIJÃO:

DEMOLHA:

COZIMENTO:

REFOGADO:

acompanhamentos:

COUVE:

FAROFA:

ARROZ BRANCO:

COMO FAZER:

  1. DEMOLHA:Separe 500g de feijão, retire grãos feios e pedrinhas.Lave-o em água corrente e escorra-o em uma peneira. Transfira os grãos para um bowl e cubra-os com o dobro de água, 1 litro. Se algum grão boiar, descarte.
    Cubra o bowl  com um prato e deixe o feijão de molho por 2 horas, mínimo 1 hora. Se possível troque a água uma vez neste período.
  2. Por que deixar de molho? Quando deixamos o feijão  de molho, além de cozinhar mais depressa, desprezando a água da demolha, facilitamos a digestão e evitamos  gases, flatulências durante.
    O ideal é molho por 2 horas mas 60 minutos já são suficientes para a receita ficar mais leve, sempre dispensando a água da demolha.
  3. COZIMENTO: Direto na panela de pressão, coloque 1 colher de sopa de azeite e doure 2 paios defumados cortados ao meio. Em seguida acrescente as costelinhas e doure-as também. +ou – por 5 minutos
    Coloque 2 folhas de louro, junte  o feijão  que ficou de molho, sem a água da demolha , deixe que os grãos refogarem por 2 minutos com as carnes. Tempere com  pimenta do reino a gosto.
  4. QUANTO DE ÁGUA:  Cubra com o dobro de água se o feijão ficou de molho ou o triplo de água caso o feijão não tenha ficado de molho.
  5. QUANTO TEMPO? Tampe, leve ao fogo médio e calcule 10 minutos de cozimento a partir do momento que a válvula começar a apitar, para o feijão que ficou de  molho ou 20 minutos para o feijão que não ficou de molho.
  6. CUIDADO COM A PRESSÃO: Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa. Você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo,  ou levar a panela para debaixo d’água da torneira, mas saiba que isso encurta o tempo de vida da borracha que trinca mais rapidamente com os choques de temperatura.
  7. DICA:

  8. Abra a panela e verifique o grão, que deve estar inteiro mas cozido. Se ao abrir a panela o grão ainda estiver duro e meio cru tampe a panela novamente e deixe o feijão por mais 5 minutos. Isso por que o cozimento do feijão depende do grão. É melhor ir verificando o cozimento de tempo em tempo, assim ele não passa do tempo e não desmancha. Dica simples, que garante aquele grão inteiro, porém bem  cozido. 😉
  9. Enquanto o feijão cozinha, descasque os alhos e corte a cebola.
  10. SOFRITO:  Em uma frigideira pequena coloque 3 a 4 dentes de  alho descascados e amassados ou picadinhos, deixe-os por 1 a 2 minutos, até alourar levemente então coloque 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.
    e deixe por 2 minutos só até suar e ficar translúcida.  Tempere com pimenta do reino a gosto e espere para adicionar o sal. Deixe para o final uma vez que o paio e a costelinha contém sal e muitas vezes salgam o suficiente.
  11. ENGROSSAR O CALDO: Acrescente uma concha do feijão cozido, com um pouco do caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha (ou com uma espátula) – esse purê vai engrossar o caldo.
  12. Transfira esse sofrito para a panela de pressão com o feijão cozido e com caldo. Misture bem. Agora sim experimente o sal e se necessário for acrescente-o a gosto. Separe os paios, aproveite para fatia-los e devolva-o a panela.
  13. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca mais 10 a 15  minutos ou até atingir  a consistência desejada.   Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Feijão Preto de Feijoada, com grãos inteiros e cozidos no ponto!

Bem saboroso e com aquele caldo encorpado nem ralo nem grosso demais!ACOMPANHAMENTOS:

COMO FAZER: 

Dá para servir o feijão da feijoada com as carnes, tudo  junto e misturado ou separado. Particularmente prefiro servir o feijão junto com as carnes, acho que elas ficam mais suculentas e mais apetitosas do que servidas a parte.

Bom Apetite!

Feijão Preto de feijoada, o mais brasileiro dos pratos!

Obrigada pela companhia, até a próxima receita Rosi Seligra

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar