Monta Encanta

Feijão Tropeiro para fugir do convencional!

Feijão Tropeiro para fugir do convencional!

Feijão Tropeiro, um clássico mineiro.

Feijão Tropeiro, um misturado um farofão  de mandioca,  couve manteiga, feijão cozido, bacon  e linguicinha frita. Servido um pouco mais úmido que uma farofa normal, o feijão tropeiro é prático de fazer e fica  delicioso. Um prato de viajantes, um PF completo!

Legal para dar aquela repaginada no feijão cozido do dia anterior. Prato mineiro, tradicionalmente  feito com feijão jalo,  que também pode ser  feijão com   fradinho, pretinho ou carioquinha como é o nosso Feijão Tropeiro de hoje!

Receita de família, da minha irmã Claudia Seligra.   Bora experimentar que é Dos Deuses!

A  iguaria surgiu no período colonial, pelas mãos dos tropeiros,  viajantes que guiavam as tropas a cavalo e faziam o transporte de mercadorias em lombo de burros. Eles colocavam feijão para cozinhar e o comiam junto dos produtos não perecíveis que carregavam: farinha, linguiça, carne-de-sol e toucinho.

INGREDIENTES FEIJÃO TROPEIRO:

FEIJÃO:

FEIJÃO TROPEIRO:

COMO COZINHAR FEIJÃO DO FEIJÃO TROPEIRO:

  1. Aproveite as sobras do dia anterior, 1 e ½ xícara de feijão cozido já temperado e quase sem caldo.
  2. FEIJÃO:  Deixe o feijão de molho na água de um dia para o outro. Despreze a água da demolha e cozinhe, na panela de pressão o feijão em água com o louro até que os grãos estejam macios e sem desmanchar.  Cerca de 8 a 10min, depois que a panela começar a apitar. Tempere o feijão como seu costume.
  3. Temperei com 1 colher de sopa de azeite, 2 dentes de alho descascado e picados e dourados, 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise  por 1 minutos até ficar translúcida,  sal e pimenta do reino a gosto. DeixeI apurando para pegar os temperos e dar sabor.
  4. Enquanto isso, enquanto o feijão pega sabor …

 

COMO FAZER FEIJÃO TROPEIRO:

  1. Frite o bacon e a calabresa fresca solta e sem a pele, em duas frigideiras diferentes. Use um fio de azeite para a calabresa e outro fio de azeite para o bacon.
  2. Na panela do bacon acrescente 3 dentes de alho descascado deixe durar por 1 minuto coloque e 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise e deixe por mais 1 ou 2 minutos até ficar translúcida. Depois coloque os ovos inteiros e mexa tudo, como se estivesse fazendo ovo mexido.
  3. Na panela da calabresa acrescente a couve manteiga fatiada bem fininha. Apenas um minutinho para couve murchar. Só um susto, antes dela mudar de cor. Ela deve ficar com um verde vivo, se escurecer é por que passou do ponto e cozinhou de mais.
  4. Misture as duas panelas: Acrescente a couve com linguiça a mistura de ovos mexidos.
  5. Pegue cerca  1 e ½ xícaras de  feijão carioquinha cozido e temperado e com mínimo de  caldo e junte-o a panela.
  6. Tempere com ½ pimenta dedo de moça bem picadinha e sem as sementes, ½ xícara de cebolinha fresca, sal e pimenta do reino a gosto e Misture.
  7. Finalize com 1 xícara de farofa pronta de mandioca. Misture
  8. Deixe cozinhar por cerca de 1 minuto para que absorva bem os sabores.
  9. Se estiver muito seco, umedeça com colheres do caldo do feijão até dar o ponto levemente úmido. O feijão tropeiro deve ser  servido mais úmido que uma farofa.
  10. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Bom Apetite!

Experimenta