Monta Encanta

Spaghetti risotado alla Bollognese

Fomos convidadas, Fabby e eu, para um delicioso jantar em família com maridão e filhos no Espaço  Esperienza Barilla do Brasil, em comemoração ao Dia dos Pais, onde quem colocou a mão na massa foram eles,  os papais.

Foi uma aula, divertida e muito saborosa, onde pudemos aprender algumas dicas e truques preciosos e especiais do Chef Paulo Turziani e estou aqui para dividir com você todos os macetes para se preparar uma autêntica pasta risotada.

Já experimentou fazer o macarrão assim?  risotado?  Ela difere e bastante da maneira clássica de cozinhar a massa.

Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido no próprio molho, como um risoto, daí o nome risotado.

E é aí onde começa a se diferir do tradicional, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve todos os temperos, ervas e sucos do molho. O resultado é uma pasta saborosíssima. Como ela é feita exatamente como um risoto, colocando água aos poucos e mexendo sempre,  o macarrão libera amido, deixando o molho  muito mais cremoso.

O processo todo é muito simples, o tempo de preparo o mesmo, mas o resultado … quanta diferença!  Muito mais sabor e muito mais cremosidade

O Espaço Barilla, é aberto ao público e é lindo, vale a pena conhecer, fica no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo e ministra cursos gratuitos, com o chef,  só se inscrever e participar.  A intenção é divulgar o uso de macarrão no Brasil.

Na foto, Chef Paulo  Tursiani e a Fabiana Araujo, gerente de marketing da Barilla.

Lá, você é super bem recebido, pela Keysi e pelo Chef, assiste uma aula, janta com eles e ainda ganha presentinho. Uma sacola da Barilla, com avental, chapéu de chef, caderninho para anotações e  as receitas do dia impressas mais um pacote de macarrão Barilla. 🙂   Demais!

Para preparar você vai precisar dos seguintes INGREDIENTES:

1 receita de Ragu alla Bolognesa

500g de spaghetti grano duro da Barilla

Vamos lá?

COMO FAZER o  macarrão risotado?

Em uma frigideira grande, coloque uma receita já pronta do  molho Ragu alla Bolognesa.

Para qualquer outro tipo de massa, ela deverá ser colocada direto na frigideira com o molho onde será cozida.

Com exceção do espaguete ou do talharim, que são massas compridas e não cabem na frigideira. Por esse único motivo, vamos coloca-la na água fervente com sal, por 2 minutos, apenas o tempo suficiente para que a massa amoleca e ‘dobre’ permitindo que você a coloque na frigideira onde terminará seu cozimento junto com o molho. Se você tiver uma frigideirona bem larga, como uma paellera, pode colocar o spaghetti direto no molho, sem problemas!

Depois de cozinhar  o macarrão por dois minutos … ah, esqueci de dizer,  não dispense a água do cozimento. Reserve-a.

Dica:   Com ajuda de um pegador de macarrão, você vai retirando a massa da água e colocando-a na frigideira junto com o molho, até que toda a massa esteja na frigideira e a água do cozimento na panela. 🙂

Em fogo médio, vá mexendo o macarrão em movimentos circulares, e colocando a água do cozimento do macarrão aos poucos, em conchas, uma por uma, conforme o molho for secando e conforme a necessidade até que a pasta esteja al dente.

O tempo, no modo  risotado de cozimento  não muda, continua sendo o mesmo indicado na embalagem de cada massa.

al dente:

Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo,  o  melhor  é:

aos  4 min de cozimento, se você morde-lo,  verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.

Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha, os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá, com menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente.  Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. 😉

Para el Gran Finale, com o fogo já desligado acrescente o parmesão ralado, ele terminará de dar a consistência cremosa característica do spaghetti risotado.

Sirva  imediatamente e ainda bem quente e buon appetito!

Experimenta assim, como o molho de sua preferência, experimenta o modo risotado, pelo menos uma vez, se não gostar, nunca mais precisa fazer na VIDA! Mas eu juro que você vai se apaixonar.

Assim foi nosso dia dos Pais com a Barilla!

Na foto, o maridão Jefferson, minha filha Gabriela e eu.

Obrigada por participar, Beijo grande Rosi Seligra

Tempo de Cozimento risotado: macarrão 10-12 ninutos

Tempo de Cozimento: molho, mínimo 2 horas

Rendimento: 6 porções