Spaghetti risotado alla Bollognese

Please log in or register to like posts.
News
Fomos convidadas, Fabby e eu, para um delicioso jantar em família com maridão e filhos no Espaço  Esperienza Barilla do Brasil, em comemoração ao Dia dos Pais, onde quem colocou a mão na massa foram eles,  os papais.

Foi uma aula, divertida e muito saborosa, onde pudemos aprender algumas dicas e truques preciosos e especiais do Chef Paulo Turziani e estou aqui para dividir com você todos os macetes para se preparar uma autêntica pasta risotada.

Já experimentou fazer o macarrão assim?  risotado?  Ela difere e bastante da maneira clássica de cozinhar a massa.

Page 18

Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido no próprio molho, como um risoto, daí o nome risotado.

E é aí onde começa a se diferir do tradicional, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve todos os temperos, ervas e sucos do molho. O resultado é uma pasta saborosíssima. Como ela é feita exatamente como um risoto, colocando água aos poucos e mexendo sempre,  o macarrão libera amido, deixando o molho  muito mais cremoso.

O processo todo é muito simples, o tempo de preparo o mesmo, mas o resultado … quanta diferença!  Muito mais sabor e muito mais cremosidade

Page 4O Espaço Barilla, é aberto ao público e é lindo, vale a pena conhecer, fica no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo e ministra cursos gratuitos, com o chef,  só se inscrever e participar.  A intenção é divulgar o uso de macarrão no Brasil.

Na foto, Chef Paulo  Tursiani e a Fabiana Araujo, gerente de marketing da Barilla.

Page 2Lá, você é super bem recebido, pela Keysi e pelo Chef, assiste uma aula, janta com eles e ainda ganha presentinho. Uma sacola da Barilla, com avental, chapéu de chef, caderninho para anotações e  as receitas do dia impressas mais um pacote de macarrão Barilla. 🙂   Demais!

Page 1

Para preparar você vai precisar dos seguintes INGREDIENTES:

1 receita de Ragu alla Bolognesa

Page 9500g de spaghetti grano duro da Barilla

Page 5

Vamos lá?

COMO FAZER o  macarrão risotado?

Em uma frigideira grande, coloque uma receita já pronta do  molho Ragu alla Bolognesa.

Page 10Para qualquer outro tipo de massa, ela deverá ser colocada direto na frigideira com o molho onde será cozida.

Com exceção do espaguete ou do talharim, que são massas compridas e não cabem na frigideira. Por esse único motivo, vamos coloca-la na água fervente com sal, por 2 minutos, apenas o tempo suficiente para que a massa amoleca e ‘dobre’ permitindo que você a coloque na frigideira onde terminará seu cozimento junto com o molho. Se você tiver uma frigideirona bem larga, como uma paellera, pode colocar o spaghetti direto no molho, sem problemas!

Page 13Depois de cozinhar  o macarrão por dois minutos … ah, esqueci de dizer,  não dispense a água do cozimento. Reserve-a.

Dica:   Com ajuda de um pegador de macarrão, você vai retirando a massa da água e colocando-a na frigideira junto com o molho, até que toda a massa esteja na frigideira e a água do cozimento na panela. 🙂

Em fogo médio, vá mexendo o macarrão em movimentos circulares, e colocando a água do cozimento do macarrão aos poucos, em conchas, uma por uma, conforme o molho for secando e conforme a necessidade até que a pasta esteja al dente.

O tempo, no modo  risotado de cozimento  não muda, continua sendo o mesmo indicado na embalagem de cada massa.

Page 14al dente:

Para ajudar você a saber se o macarrão  está no ponto certo,  o  melhor  é:

aos  4 min de cozimento, se você morde-lo,  verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.

Siga cozinhando e provando  de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha, os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá, com menos de  1 minutos de cozimento a massa estará  totalmente cozida e no ponto, al dente.  Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. 😉

pasta-aldente-al-dente-macarrao-no-ponto-monta-encanta07

Para el Gran Finale, com o fogo já desligado acrescente o parmesão ralado, ele terminará de dar a consistência cremosa característica do spaghetti risotado.

Sirva  imediatamente e ainda bem quente e buon appetito!

Page 16Experimenta assim, como o molho de sua preferência, experimenta o modo risotado, pelo menos uma vez, se não gostar, nunca mais precisa fazer na VIDA! Mas eu juro que você vai se apaixonar.

Page 17

Assim foi nosso dia dos Pais com a Barilla!

Na foto, o maridão Jefferson, minha filha Gabriela e eu.

Page 11Obrigada por participar, Beijo grande Rosi Seligra

Tempo de Cozimento risotado: macarrão 10-12 ninutos

Tempo de Cozimento: molho, mínimo 2 horas

Rendimento: 6 porções