Monta Encanta

Chester Assado com Batata Confitada

Chester Assado com Batata Confitada

Melhor receita do ano sem dúvida é este Chester Assado com Batata Confitada, pode acreditar!

Apesar do  chester já vir temperado,  podemos dar  ‘um toque a mais de sabor’ e acrescentar mais  tempero. Se você pretende receber amigos e família em casa, aposte nesta receita.  Aqui o Chester é re temperado com uma pasta de manteiga processada  com  bacon e essa mistura garante uma ave úmida e suculenta. Ainda por cima  tem manjericão e  raspas de limão  que dão leveza ao prato! Diante disso, dessa alquimia de ingredientes,   esta  receita é sem dúvida, a mais gostosa da vida, pode apostar!

Chester Assado com Batata Confitada

Agora, bora acompanhar  todas as dicas e segredinhos para deixar o seu chester dourado, suculento e com uma boa forma.

Sucesso garantido e tudo pronto em menos de 3 horas.  Sendo que você vai precisar de  30 minutos para o  preparo e depois 2h30 de tempo de forno!

INGREDIENTES Chester Assado com Batata Confitada: 

COMO FAZER CHESTER ASSADO COM BATATA CONFITADA:

  1. Em primeiro lugar, pré aqueça o forno a 200 graus.
  2. CHESTER: Em seguida, retire os miúdos  de dentro da ave e então aproveite para fazer com eles uma deliciosa farofa, aqui. 
  3. Agora, pelo orifício do pescoço, introduza a mão soltando a pele de toda ave. Vá com cuidado para não rasgar a pele. Ela deverá descolar porém continuar intacta, sem furos, a fim de manter a umidade da carne.
  4. PASTA: Então, com ajuda de um processador ou liquidificador, processe uma pasta com 200g de manteiga, 200g de bacon, folhas de 1 maço de manjericão e raspas de 2 limão siciliano e pimenta do reino a gosto.
  5. Agora, introduza as mãos entre a carne do chester e a pele e espalhe  essa pasta entre a pele descolada e o peito.  Espalhe por todos os cantinhos,  vá até as coxas,  costas e espalhe dentro da ave também. Isso por que ao  besuntarmos manteiga, além de intensificarmos o sabor, ajudamos a manter a suculência
    CHESTER ASSADO COM BATATAS CONFITADAS
  6. BARBANTE: Amarrar garante uma forma bem feita. Então com o peito para cima, junte as pernas para o centro do peito.
  7. PERNAS: Em seguida, com o barbante amarre um das pernas e depois a outra juntando-as com um nó duplo e cego. Use um  barbante culinário e caso  você não tenha um, use um fio dental sem sabor que também serve.
  8. ASAS: Para manter as asas fechadas, você pode aproveitar o  próprio barbante e amarrar,  o corpo juntando  as asas à lateral do corpo. Ou simplesmente espetar palitos, fixando-as, deixando-as presas as laterais.  (veja na foto as duas opções)
  9. PAPEL ALUMINIO: Ah não se esqueça de embalar,  com papel alumínio,  as pontas da coxas e das asas, assim  evitamos que toste muito durante o cozimento.
  10. Agora com a ave besuntada e amarrada é hora de leva-la ao forno
    CHESTER ASSADO COM BATATAS CONFITADAS
  11. BATATAS: Por fim, coloque o Chester temperado em uma assadeira que vá ao forno e ao redor espalhe batata bolinha lavadas e com casca, não é preciso salgar nem temperar as batatas. Elas serão cozidas na gordura e com o   tempero do Chester. 
  12.  FORNO:  Finalmente é hora de levar para  assar.  Primeiro por  20 minutos com o forno a 200°C.  Não é preciso colocar  papel alumínio, apenas reserve uma folha a parte, isso porque,  e somente se você achar que a pele está escurecendo, (normalmente isso ocorre após 2h) então  coloque essa folha de  alumínio solta,  sem embrulhar, apenas apoiada sobre a ave e  com o lado brilhante voltado para dentro.
  13. Então deixe até completar  2he30 a 3h de cozimento. Isso porque o tempo dependerá do tamanho da ave e da temperatura do forno. 
  14. A cada 30 minutos, abra o forno e com ajuda de uma colher de sopa regue toda a ave com a sua própria gordura. Esse processo garante uma carne úmida e suculenta.
  15. Confit é  substantivo masculino e pronuncia-se confî, vem da expressão ‘confit de canard’, uma maneira francesa. Com essa técnica cozinhamos as batatas na própria gordura do Chester.

    CHESTER ASSADO COM BATATAS CONFITADAS
  16. PONTO: Sempre, para verificar se a ave está completamente cozida, caso  ela  não tenha o termômetro de indicação, o pino que avisa que ficou pronto,  a dica é após 2h30, espetar um garfo na parte mais grossa como a coxa. Se um “suco” vermelho, ou traços de rosa na carne estiverem presentes, considere recoloca-lo no forno por 20min. adicionais mais ou menos. Ele estará completamente cozido quando não houver mais nenhum líquido saindo ao espetar, e estiver livre das cores rosa e vermelho na carne.
  17. Reserve o líquido que restou na assadeira. Ele é um delicioso molho para levar a mesa e a parte para ser servido sobre o Chester.

Veja aqui outras dicas para de Como Assar um Chester Inteiro e Bom Apetite!

Experiência

Obrigada, Feliz Natal e até a próxima receita, Rosi Seligra