Monta Encanta

Farofa de Couve com ovos brasileiríssima!

Farofa de Couve com ovos mais verde e amarela impossível.

Farofa de Couve com ovos é  feita com couve, manteiga, ovos mexidos  e farinha de milho, que pode ser a flocada ou pronta já temperada. Úmida, crocante ao mesmo tempo e para lá de  saborosa. Cai como uma luva para acompanhar o arroz com feijão preto e por que não bistequinha de porco acebolada?

Farofa é um dos nossos acompanhamentos preferidos. Faz parte da nossa vida,  desde o tempo dos índios, com a mandioca.  Mas foram os negros que vieram com  o nome de ‘falofa’, daí para farofa foi um pulo. Aos poucos ela foi ganhando ingredientes e Graças a Deus hoje tem farofa de tudo quanto é tipo.

Por mais variações ela sempre leva algum tipo de gordura, pode ser óleo, azeite, manteiga e uma farinha, podendo variar entre rosca, milho ou mandioca.

INGREDIENTES:

COMO FAZER FAROFA DE COUVE COM OVOS:

  1. Em uma frigideira larga e grande, coloque 3 colheres de sopa de manteiga.
  2. Junte 3 dentes de alho descascado picados ou amassados. Deixe alourar por 1 minuto.
  3. Então acrescente 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, corte brunoise. Deixe por 2 minutos ou até a cebola murchar e ficar translúcida.
  4. Coloque os 4 ovos batidos e deixe por 2 minutos. Misture como um mexido de ovos.
  5. Acrescente 1 maço de couve picada e deixe por 1 minuto até a couve murchar um pouco e mudar de cor.  Acrescente 250g de farinha de milho temperada ou farinha de milho flocada, tempere com sal e  pimenta do reino e ou pimenta calabresa seca.
  6. Misture. Deixe até a farinha aquecer. É jogo rápido, se necessário for, finalize com o fogo desligado, apenas o calor da frigideira para não queimar. Se a farinha gruda na panela, o gosto pode ficar amargo. E não deixe empapar, uma boa farofa de couve, apesar de úmida  tem de ter uma certa crocância.
  7. Monte o prato e sirva a seguir.

Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra.

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar