Monta Encanta

Risoto de Camarão

Risoto de Camarão  –  EBA!

Amo fazer risoto, sabe quando você vai receber visita e não sabe o que fazer?

Em poucos passos e ingredientes fáceis (que podem ser facilmente substituídos pelo que você tiver na geladeira), agente monta um menu dos Deuse e arrasa! rsss

A textura cremosa e os grãos al dente fazem do risoto uma receita fácil de agradar aos mais diversos paladares, principalmente pelo fato de que ele pode ser combinado com uma série de ingredientes diferentes.

De camarão então fica uma LOUCURA!  Para manter as características originais do risoto, sirva-o ainda quente imediatamente após o preparo, de preferência em pratos fundos de louça ou em mini caçarolas coloridas, que alegram a decoração..

Mega importante nunca lave o arroz, do contrario eles perderão parte do amido,  ok?

O arroz precisa ser específico para risoto, como o arbóreo ou o carnaroli. Pois quando cozidos, eles liberam amido e formam a típica cremosidade que amamos.

Quantidade/pessoa arroz:

INGREDIENTES:

COMO FAZER:

  1. CALDO: Uma dica que eu amo é  que você pode fazer o caldo e congelar para sempre ter a disposição .  Mas se não tiver tempo, super vale fazer o seu caldo de tabletes prontos, apenas dissolva os tabletes na agua e deixe ferver.
  2. Neste dia,  eu preparei o fundo de legumes , pois acho que fica muito mais gostoso, suave e bem mais saudável. Depois de pronto, coe e reserve.
  3. TEMPERE O CAMARÃO:Para preparar o camarão, primeiro você deve tempera-lo.
  4. Usei o suco de 1 limão siciliano, 3 dentes de alho gosto , sal ,pimenta moída na hora.
  5. Regue com fio de azeite e salpique cheiro verde (salsinha e cebolinha) a gosto.
  6. Deixe-os marinando por 2 ou 3 minutos para atenuar os temperos.
  7. ARROZ:Em uma panela, coloque metade da quantidade de manteiga e uma colher e o azeite e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e o alho e
  8. refogue em fogo médio por 1 minuto apenas, não mais que isso, a cebola não deve cozinhar muito senão carameliza e dá gosto doce acentuado ao risoto.
  9. Adicione o arroz e refogue rapidamente até envolvê-lo por completo.
  10. Adicione o copo de vinho branco, um de boa qualidade, pois se for um vinho ruim o sabor dele ficará no prato. Não tô falando pra gastar os tubos num vinho pra colocar no arroz, existem vinhos chilenos/argentinos por volta de R$25,00 a R$40,00 e que fazem bonito, seja na taça ou na panela.
  11. Mexendo sempre, mais ou menos por 1 minuto para o álcool evaporar.
  12. Adicione o caldo , super importante o caldo estar bem quente, quando for adicionando ao arroz. Mexendo sempre, vá adicionando mais o caldo, à medida que o arroz for secando. 
  13. Mexer o arroz constantemente até chegar ao ponto de cozimento é também um truque essencial para quem quer ter um risoto perfeito. Isso porque, quando mexemos, um grão vai friccionando no outro. E é justamente esse atrito que libera o amido do grão, deixando o risoto muito mais cremoso..
  14. GRELHE OS CAMARÕES: Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite ou um pouco de manteiga  e grelhe os camarões. Se você quiser caprichar ainda mais compre uns camarões grandes para por por cima para “enfeitar”.É bem rápido, então fique de olho para o seu camarão ficar no ponto certo, apenas uns 2 minutinhos, senão ‘emborracha’, endurece.  Assim que eles mudarem de cor, estão bons. Reserve.
  15. JUNTA TUDO: O arroz nunca cozinha em menos de 15 minutos e jamais pode passar de 19 ou 20 minutos). Portanto quando ele estiver quase no ponto, colocamos o camarão reservado, para incorporar ao prato.
  16. Adicione o requeijão e misture, adoro colocar um pouquinho, acho que combina muito com camarão .
  17. A manteiga e o parmesão sao essencias para ajudar na cremosidade do prato.
  18. Quando o arroz estiver al dente, adicione sal se achar necessário, pimenta moída na hora, o restante da manteiga, o tomate cereja, e queijo ralado e misture bem, para ficar mega cremoso.
  19. Nunca use queijo de saquinho, você vai ‘estragar’ seu ‘risoto .
  20. Sirva imediatamente!

Sério fica mais que perfeito!

Uma super dica é o fogo, que deve ser forte no início (até que o vinho evapore) e médio durante a absorção do caldo, além de propiciar um cozimento constante e uniforme em todas as camadas de arroz.

Para saber se o risoto está no ponto certo,
a melhor dica é morder um grão de arroz pouco cozido, você verá um pontinho esbranquiçado, bem no centro , porém o ponto correto não é esse.
Você precisa ir provando de tempo em tempo até perceber que o pontinho branco é mínimo ou que não há mais pontinhos brancos no meio, dependo do seu gosto.
O melhor ponto é aquele que você gosta certo?
Para o preparo desta receita de risoto, prefira os camarões frescos aos congelados, para que não elimine muito líquido durante o cozimento.

Para acompanhar Namorado em crosta crocante de Panko temperado, aqui.

Espero que você experimente e aprove, depois conta para gente!

Risoto de Camarão

Obrigada pela visita

Beijos Natalia Posses

 

 

Salvar

Salvar