Monta Encanta

Croquete de Frango, croqueta de galinha espanhola!

Tem quem não goste de croquete de frango? Estas são  mais que especiais,   com massa de molho bechamel, a moda espanhola. Receita original da Espanha, direto do caderninho da minha mãe. E é ela, a Dona Mari, quem  dá todas as dicas.

Muito apetitosas ficam cremosas por dentro e crocantes por fora. Fácil de fazer e econômica,  um peito de frango rende mais ou menos 30 croquetes. Receita boa para ter sempre congelada. Assim se aparecer um  convidado de ultima hora,  elas serão sucesso garantido!

INGREDIENTES:

COMO FAZER CROQUETE DE FRANGO:

  1. Tempere os cubos de frango com sal e pimenta do reino. Reserve.
  2. Em uma frigideira, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite e 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.
  3. Deixe por 2 minutos ou até que a cebola fique transparente.
  4. Aumente a temperatura do fogo para alto e coloque o frango em cubos. Misture e deixe cozinhar por 10minutos, mexendo de vez em quando para não grudar e não queimar no fundo da panela. Quando o frango estiver cozido, reserve-o em um prato.
  5. Em fogo médio, e na mesma frigideira em que o frango foi refogado, (não precisa lavar) faça um roux. 
  6. ROUX: Coloque 3 colheres de sopa de manteiga e assim que derreter junte 5 colheres de sopa ou 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo.
  7. Deixe tostar por 3 a 4 minutos sem parar de mexer. Este passo é importante para que os croquetes não fiquem com sabor de farinha crua.
  8. BECHAMEL: Adicione o leite gelado  ( ou em temperatura ambiente, não pode estar quente) todo de uma vez e continue mexendo sem parar de mexer até que a bechamel comece e encorpar.
  9. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos até que a bechamel encorpe um pouco mais.
  10. Junte o frango reservado no prato. Misture bem. Deixe cozinhar por mais 1 minuto.
  11. croquete de frango
  12. MOLDAR: Então desligue o fogo e coloque a massa em um prato. Tampe com plástico filme. É importante que o plástico esteja bem colado a massa, para que não forme crosta. Leve a geladeira por 1 hora ou ao freezer por 30minutos até gelar.  Com a massa fria fica  mais fácil moldar.
  13. Com ajuda de uma colher de sopa pegue uma porção de massa e com as mãos, molde em formato de croquete. Deixe na geladeira até a hora de fritar, coberto com plástico filme.
  14. CONGELAMENTO: Para congelar, coloque-os em um saco de congelamento e leve-as ao freezer por até 3 meses.
  15. EMPANAR A MODA ESPANHOLA: Quando quiser desfrutar deste delicioso croquete de frango,  descongele e passe cada  croquete, primeiro pela farinha de rosca e depois pelo ovo batido. Isso mesmo o ovo batido é por ultimo, a moda espanhola. Eles crescem quando imersos na gordura e ficam lindos. Experimenta assim e depois você me conta!
  16. Depois de passa-los nos ovos batidos, coloque-os  imediatamente em uma frigideira com azeite quente ( ou óleo) . Assim os croquetes absorvem o mínimo de gordura e ficam crocantes por fora e cremosas por dentro. hummmm
  17. FRITAR: Frite os croquetes de 4 em 4, para não baixar a temperatura  do azeite, assim eles não encharcam e cozinham todos por igual
  18. Quando estiverem com uma cor dourada, retire-os e deixe-os ou no papel toalha ou em um escorredor para ficar bem sequinho.

Bom Apetite

Experimenta e conta para gente!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra