Croquete de Frango, croqueta de galinha espanhola!

Please log in or register to like posts.
News
croquete de frango
Tem quem não goste de croquete de frango? Estas são  mais que especiais,   com massa de molho bechamel, a moda espanhola. Receita original da Espanha, direto do caderninho da minha mãe. E é ela, a Dona Mari, quem  dá todas as dicas.

Muito apetitosas ficam cremosas por dentro e crocantes por fora. Fácil de fazer e econômica,  um peito de frango rende mais ou menos 30 croquetes. Receita boa para ter sempre congelada. Assim se aparecer um  convidado de ultima hora,  elas serão sucesso garantido!

croquete de frango

INGREDIENTES:

  • 1 filé de peito de frango cortado em cubos pequenos de 1cm
  • 1 cebola grande cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise. 
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 40 gramas de manteiga (3 colheres de sopa)
  • 40 gramas de farinha de trigo (5 colheres de sopa ou 1/3 de xícara)
  • 500ml de leite integral gelado ou em temperatura ambiente
  • pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite ou óleo para fritar

COMO FAZER CROQUETE DE FRANGO:

  1. Tempere os cubos de frango com sal e pimenta do reino. Reserve.
  2. Em uma frigideira, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite e 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.
  3. Deixe por 2 minutos ou até que a cebola fique transparente.
  4. Aumente a temperatura do fogo para alto e coloque o frango em cubos. Misture e deixe cozinhar por 10minutos, mexendo de vez em quando para não grudar e não queimar no fundo da panela. Quando o frango estiver cozido, reserve-o em um prato.
  5. Em fogo médio, e na mesma frigideira em que o frango foi refogado, (não precisa lavar) faça um roux. 
  6. ROUX: Coloque 3 colheres de sopa de manteiga e assim que derreter junte 5 colheres de sopa ou 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo.
  7. Deixe tostar por 3 a 4 minutos sem parar de mexer. Este passo é importante para que os croquetes não fiquem com sabor de farinha crua.
  8. BECHAMEL: Adicione o leite gelado  ( ou em temperatura ambiente, não pode estar quente) todo de uma vez e continue mexendo sem parar de mexer até que a bechamel comece e encorpar.
  9. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos até que a bechamel encorpe um pouco mais.
  10. Junte o frango reservado no prato. Misture bem. Deixe cozinhar por mais 1 minuto.
  11. croquete de frangocroquete de frango
  12. MOLDAR: Então desligue o fogo e coloque a massa em um prato. Tampe com plástico filme. É importante que o plástico esteja bem colado a massa, para que não forme crosta. Leve a geladeira por 1 hora ou ao freezer por 30minutos até gelar.  Com a massa fria fica  mais fácil moldar.
  13. Com ajuda de uma colher de sopa pegue uma porção de massa e com as mãos, molde em formato de croquete. Deixe na geladeira até a hora de fritar, coberto com plástico filme.
  14. CONGELAMENTO: Para congelar, coloque-os em um saco de congelamento e leve-as ao freezer por até 3 meses.
  15. EMPANAR A MODA ESPANHOLA: Quando quiser desfrutar deste delicioso croquete de frango,  descongele e passe cada  croquete, primeiro pela farinha de rosca e depois pelo ovo batido. Isso mesmo o ovo batido é por ultimo, a moda espanhola. Eles crescem quando imersos na gordura e ficam lindos. Experimenta assim e depois você me conta!
  16. Depois de passa-los nos ovos batidos, coloque-os  imediatamente em uma frigideira com azeite quente ( ou óleo) . Assim os croquetes absorvem o mínimo de gordura e ficam crocantes por fora e cremosas por dentro. hummmm
  17. FRITAR: Frite os croquetes de 4 em 4, para não baixar a temperatura  do azeite, assim eles não encharcam e cozinham todos por igual
  18. Quando estiverem com uma cor dourada, retire-os e deixe-os ou no papel toalha ou em um escorredor para ficar bem sequinho.

Bom Apetite

croquete de frango

Experimenta e conta para gente!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 30minutos
  • Tempo de Geladeira: 1 hora
  • Tempo de Fritura: 15 minutos
  • Rendimento: 30  croquetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *