Monta Encanta

Pavê de Pavlova com Mousse e Morangos

É pá vê ou é pá comê? É para se jogar! É para mergulhar, cair de boca neste clássico super saboroso e sempre presente  em  datas festivas, nas mesas brasileiras.

Apesar da popularidade nacional, a origem do doce é francesa e seu nome deriva de uma palavra que significa “pavimento de pedra”, ou seja, uma montagem de pedras e concreto: referência às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que formam o saboroso doce.   fonte:wikipédia

Que pavê já é uma preferência nacional, ninguém duvida até porque todo mundo ama!   Agora e se o  pavê for de pavlova? Aí não tem para ninguém.

Pavê de Pavlova com mousse e morangos tem um pavimento de pavlova,  intercalado por mousse de chocolate, mais uma camada de morangos frescos fatiados, sob um delicado creme belga, mais um extra de ganache de chocolate como cobertura e  morangos inteiros com casquinha crocante de chocolate para decorar.

ufa, fala sério! é ou não uma verdadeira explosão de texturas e sabores?

Mas só na boca, só provando para entender a loucuuura que fica isto aqui.

Apesar de incrivelmente lindo e para lá de gostoso é muito  simples de fazer e ainda pode ser montado em duas versões, uma com o pavlova e creme belga e a outra mais simples e mais pá pum  com suspiros  que podem ser  comprados prontos e 1 lata de leite condensado em ponto firme substituindo o creme belga.

Falando assim, pode até  ficar meio confuso, mas vem comigo que você vai ver como é fácil montar e encantar com  qualquer uma das duas versões.

Pavê de Pavlova

1.)Faça 1/2 receita de massa de pavlova, aqui . Deixe esfriar e deenforme,ou  substitua por suspiros caseiros ou comprados prontos

2.) Faça 1 receita de mousse de chocolate com claras pasteurizadas, aqui  deixe resfriar por 2h na geladeiraou 1 receita de mousse tradicional, aqui

3.)  Faça 1 receita de creme belga, aqui  e deixe esfriar ou substitua por 1 lata de leite condensado em ponto firme

4.) Faça 1 receita de ganache de chocolate, aqui

Mais:

-1 caixa de morangos lavados e fatiados

-1 caixa de morangos inteiros lavados com o cabinho verde para decorar.

-170g ou 1 tablete de chocolate ao leite, sendo 2/3 derretido para cobrir os morangos inteiros e 1/3 ralado para decorar.

Comece ralando no  ralo grosso do ralador 65g ou 1/3 da barra de chocolate ao leite. Reserve.

Depois derreta o chocolate restante 2/3 ou 130g de chocolate ao leite no micro ondas, aqui  e mergulhe os morangos inteiros com o cabinho verde, cobrindo, até mais ou menos,  a metade deles  com o chocolate derretido.

Reserve num prato raso limpo e deixe na geladeira até o chocolate endurecer. Reserve.

Montagem:  Em uma travessa grande bem bonita que vá a mesa, disponha uma camada de suspiro de pavlova cortados em pedaços grandes – corte com a mão mesmo ou substitua o pavlova por suspiros caseiros ou  comprados prontos

Sobre o pavlova coloque o mousse de chocolate

Espalhe o mousse por todo o suspiro

Coloque 1 caixa de morango fatiado sobre o mousse

Distribua bem os morangos ao longo de todo o doce, em todos os cantinhos de modo que tenha morango em cada mordida

Espalhe sobre os morangos fatiados metade da receita do creme belga

ou substitua o creme belga por  1 lata de leite condensado em ponto firme.

Não se preocupe com a  forma ou ‘beleza’, garanto que no final ele fica lindo.

Finalize com mais uma camada de suspiro de  pavlova em pedaços ou suspiros comprados prontos e a outra metade da receita do creme belga.

Cubra finalizando com a cobertura de ganache e decore com as raspas de chocolate e os morangos inteiros cobertos com chocolate ao leite derretido e reservados.

Deixe na geladeira, até a hora de servir.

hummm,  montado só com ingrediente top não tem como ficar ruim

 

O legal do pavê é que dá para ser preparado no dia anterior ao evento, e o pavimento além de suspiro também pode ser montado com pedaços de bolo, ou bolo comprado pronto, ou ainda panetone, colomba pascal, bolacha champgne, cookie

 

Por que não, no próximo encontro  encantar com um  pavê,  já  tão familiar mas ao mesmo tempo diferente?

Pavê de Pavlova com Mousse e Morangos

Monta Inventa o seu e encanta aí na sua casa, e depois conta para gente como ficou.

Obrigada pela visita, beijinhos Natalia Posses

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 12 porções