Mousse de Chocolate pasteurizado, sem salmonela!

Please log in or register to like posts.
News
mousse de chocolate pasteurizado
Mousse de Chocolate pasteurizado

Chocólatra que é chocólatra gosta de chocolate de todas as formas, e este Mousse de Chocolate pasteurizado é a variação mais que perfeita de doce.  É chocolate puro,  só que macio, aerado, fresco.  Tem  branco, preto, de nha benta,  de kit kat , nutella, recheado ou sem recheio e em todas as suas variações  é sempre idolatrado por todos.

O único inconveniente  é que para torna-lo ‘soft’ acrescemos , além de creme de leite as temidas claras em neve cruas o que gera, para alguns o  pesadelo da salmonela. Pensando nisso, em não abrir mão do prazer de se deliciar com esta sobremesa tão gostosa e  ao mesmo  evitar o risco, separamos uma receita de mousse com claras pasteurizadas sem  ameaça de danos  à saúde.

Mousse de Chocolate pasteurizado Tanto o  preparo, quanto  o resultado  é idêntico ao tradicional.  A  textura e o sabor são fiéis a maneira tradicional, não dando para distinguir, depois de pronto,  qual é feito com  as claras in natura e qual é o preparado com as  claras em neve pasteurizadas. 

Page 22Sobremesa bem  rapidinha de fazer, pronta para ir a geladeira em 15 minutos. Fica melhor se preparada no dia anterior, o que a torna uma mão na roda na hora de receber em casa.

Além de muito  fácil de preparar,  agrada o paladar da maioria das pessoas, desde adulto a criança.

Page 16Espia só essa textura que incrível!

Dá para resistir a uma mousse bem feita?  Impossível não!? Então vem comigo se inspirar e fazer a sua.

Page 21INGREDIENTES MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

  • 170g ou q barra de chocolate meio amargo
  • 170g ou 1 barra de chocolate ao leite
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 140g de claras pasteurizadas  em ponto de neve ou 8 colheres de sopa de clara pasteurizada sem risco de salmonela, aqui
  • 1 pitadinha de sal (cerca de  1/3 colher de café rasa de sal)
  • Para decorar:
  • 40g de chocolate ao leite ralado e 40g de chocolate branco ao leite ralado

Rale os chocolates  no ralador e reserve.

Page 2Você já ouviu falar em clara  pasteurizada resfriada? Pasteurização é um processo onde as claras  são rapidamente aquecidas e permanecem assim por um determinado tempo. Garantindo segurança alimentar no preparo de receitas que levam ovos  crus, como é o caso da mousse. Esse aquecimento elimina a contaminação por salmonela e outras bactérias que fazem mal à saúde. Tudo isso, sem cozinhar  e sem  perder todos os benefícios contidos na clara in natura.

É um ingrediente  bastante usado em indústrias para preparar doces e salgados, mas vem ganhando espaço na nossa cozinha, desde que o mercado lançou em tamanho menor de meio litro, antes só encontrada de 1 l.

COMO FAZER GANACHE PARA O MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

  1. Comece preparando a ganache
  2. Primeiro derreta as barras de chocolate ao leite e meio amargo juntas, no micro ondas, aqui. Page 1
  3. Os ingredientes da mousse é que darão o  sabor, então se você usar um chocolate de uma marca ‘x’ com uma qualidade superior o resultado será diferente a um outro com marca ‘y’ com qualidade inferior.  Se optar por chocolate belga então,  uau!
  4. A principio dá para ser feito com qualquer chocolate.  O resultado será diferente conforme o escolhido, mas todos ficam deliciosos.
  5. Comece retirando o ‘soro” do creme de leite.
  6. Incorpore o creme de leite já em soro ao chocolate derretido, formando uma ganache  e reserve. Page 2
  7. Para quem não sabe o soro do creme de leite se concentra na parte inferior  da lata, para retirá-lo basta você virar a lata no sentido contrário do que ela estiver. O fundo vai para cima e o de cima vira fundo. Deu para entender? Aí é só  fazer 2 ou 3 furinhos na lata, com ajuda de um  abridor,  e tomba-la  dispensando o soro que contém. O soro se parece com  leite aguado.
  8. Caso você tenha acabado de comprar o creme de leite, ao transporta-lo, ele sacode e o soro se mistura ao creme de leite, para separá-lo rapidamente basta deixar na geladeira por meia hora e o soro descerá para a parte inferior da lata. Então é só virar a lata no sentido contrário e seguir as indicações acima.
  9. Fazemos isso pois o  creme de leite, sem o soro fica com uma consistência mais firme, ideal para o preparo da mousse.
  10. Também dá para improvisar e substituir  por uma caixinha de creme de leite 200gr, já vem sem soro, mas o sabor e a textura serão diferentes, fica muito mais gostosa e com textura mais firme se feita com o creme de leite em lata.
  11. Somente após a ganache   pronta, você deve bater as claras em neve.
    Page 3

COMO FAZER CLARAS PASTEURIZADAS PARA O MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

  1. Bata as claras pasteurizadas em ponto de neve
  2. PROPORÇÃO: 35g de clara = clara de um ovo. Esse peso é  aproximado e para medir, durante o preparo,  você poderá usar um copo medidor ou  a seguinte proporção:
  3. Para cada clara in natura, indicada na receita use 2 colheres de sopa de clara pasteurizada.
  4. Se ainda ficou alguma dúvida, sobre como bater as claras pasteurizadas em ponto de neve, tem passo a passo completo, aqui. Page 9
  5. Se bater antes, as claras correm o risco de ‘aguar’ e não estarão em ponto de  ‘pico’, necessário para uma textura firme e aerada da mousse.
  6. Bata as 4 claras em ponto de neve firme e acrescente uma pitadinha de sal. O sal ajudará a manter a resistência dos ovos em ponto de neve.
  7. Claras em neve, em ‘picos’ e ganache   prontos é hora de juntar os dois.

COMO FAZER MOUSSE DE CHOCOLATE PASTEURIZADO:

  1. Incorpore a ganache    as claras em neve
  2. Melhor dividir as claras em 3 partes e ir incorporando aos poucos, cuidadosamente, para garantir que  a mistura fique homogênea e aerada.
  3. E já está pronta, agora só  distribuir em porções individuais
  4. E cobrir com os  chocolates branco e preto ralados para decorar. mousse de chocolate pasteurizado
  5. Leve  a geladeira  por pelo menos 6 horas antes de servir. O ideal é prepara-la no dia anterior, a consistência fica mais firme e o sabor muito mais gostoso se feito um dia antes.

Você pode montar em porções individuais ou em um bowl grande tamanho família

Page 7

 

Decore com  raspas de chocolate, veja como fazer aqui  e ou uma frutinha da sua preferência para dar uma cor. 😉

Mousse de Chocolate pasteurizado, sem risco de salmonela, mais gostoso da vida

Page 18Olha esses furinhos  …  aerada, leve sem igual

Monta Encanta a sobremesa aí na sua casa, depois conta para gente

Page 19Obrigada pela visita,

Page 11

Mousse de Chocolate pasteurizado

Conhece nossas redes sociais?

Os números de seguidores das redes, é um dado muito importantes para quem tem um blog, além de ser o seu reconhecimento do nosso trabalho, que é diário por aqui.

Então se você gosta do blog, das dicas, das receitas. Dá uma passadinha por lá, ajuda a gente a aumentar esses números.  Obrigada!

  • facebook, publicações diárias com link direto  das novas receitas: aqui
  • youtube, filmes: aqui
  • pinterast, tudo separadinho por categoria: aqui
  • instagram, dicas diárias de culinária: aqui
  • Google+: aqui

Obrigada e até a próxima, beijinhos Natália Posses.

 

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de Cozimento: não há
  • Tempo de geladeira: 6horas
  • Rendimento: 4-5porções

3 últimos dos 6 comentários em “Mousse de Chocolate pasteurizado, sem salmonela!

  1. Sempre tive vontade de preparar a mousse com claras em neve, mas por ser microbiologista sempre tive medo de utilizar claras in natura, fiquei super animada quando vi em seu blog a utilização das claras pasteurizadas para o preparo dessa receita, que por sinal já preparei e ficou perfeita! Parabéns pelo blog, pela divulgação e pelas receitas!

    • Ai que legal Juliana, espero que vc experimente, mousse de chocolate vale a tentativa. Um dos mais gostosos doces da vida rsss. Espero que goste, depois conta para gente. Obrigada pela visita e um beijão para você. 😉

  2. Muito bom .

    • Olá Clodoaldo, espero que experimente e que goste, depois conta para gente. Obrigada pela visita e um beijão para você. 😉

  3. Qual é a marca do chocolate que vcs usaram? Quero fazer também, mas quero que fique IDÊNTICO ao de vcs, então quero usar a mesma marca. Aguardo retorno, obrigado

    • Olá Luiz Gustavo, gosto do chocolate garoto, mas já fiz com nestle, lacta, hersheys e os belgas que dão uma textura e um sabor para lá de incríveis. A única exceção fica por conta dos hidrogenados, não sendo chocolate hidrogenado, tá valendo! Experimenta! Espero que goste, depois conta para gente. Obrigada pela visita e um beijão para você. 😉

Comments are closed.