Monta Encanta

Medalhão ao Molho Madeira pronto em 15min

Medalhão ao molho madeira de filé mignon, delicioso, suculento e o melhor de tudo pronto em 15 minutos.

INGREDIENTES:

medalhão:

molho madeira:

COMO FAZER MEDALHÃO AO MOLHO MADEIRA:

MEDALHÃO:
Devo temperar antes ou depois de selar a carne?
Temperar antes é sempre uma polêmica! Então sinta-se a vontade para temperar a carne antes ou depois de selar,  conforme achar melhor.  Eu prefiro temperar antes pois a carne vai absorvendo o sabor do tempero durante a cocção e fica mais saborosa.

A única sugestão é não temperar muito tempo antes, pois o sal tem a propriedade de dessalgar a carne e se temperada muito tempo antes pode  perder água e endurecer.

TÉCNICA SELAR: Em primeiro lugar tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados. Logo depois,  em uma frigideira e em fogo alto coloque um  fio de azeite e espalhe com um pincel.
Assim que a frigideira estiver bem quente (saindo fumacinha) é hora de entrar com os medalhões. Então disponha-os um ao lado do outro e deixe sem mexer até selar.

A temperatura da frigideira  é importante porque como  os medalhões estão  frios, ao colocar na frigideira,  eles abaixam a temperatura. Se a temperatura  abaixa  muito a carne tende a cozinhar ao invés de selar e perder água.  Quando a carne  perde água ela resseca e endurece.

medalhão ao molho maderia

Agora é só deizar  dourar (sem mexer)  por 2, 3, 4 ou 5 até selar, conforme o ponto de sua preferência.

PONTO DA CARNE: Para um medalhão de 2,5cm a 3 cm de altura

Depois de selado,   transfira os medalhões para uma tábua (ou prato) e cubra com papel alumínio para não esfriar enquanto preparamos o molho. Esse tempo de descanso é super importante também, para devolver o suco da carne para o centro e deixar a fibra mais macia.

MOLHO MADEIRA:  Enquanto a carne descansa a gente aproveita para fazer o molho que é bem rapidinho mas repleto de sabor.

Então na mesma frigideira em que os medalhões foram dourados, coloque o azeite e a manteiga e raspe com as costas de uma colher o fundinho da frigideira para aproveitar todo o sabor da selagem.
Importante, não lave a frigideira, os queimadinhos da carne é que vão dar sabor ao molho.

 

medalhão ao molho madeira

ROUX: Assim que raspar bem e a manteiga derreter, ligue o fogo baixo e acrescente a farinha de trigo (usei o amido de milho para uma versão sem glúten) e misture bem, por 2 minutos. Então raspe bem o o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos e o ‘roux’ ficar um bege escuro. Veja AQUI mais dicas sobre BASE ROUX.
Agora adicione o vinho madeira, eu usei o tinto seco e dá super certo também.  Então  mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (ou amido) e se preferir, utilize um batedor de arame.  Logo depois  junte a água e se necessário for acrescente mais água até o ponto desejado do seu molho, mais denso ou mais fluido veja o video.

Por fim tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 2 minutos para garantir que a farinha (ou o amido)  cozinhe e incorporar todo o sabor da frigideira.

Por ultimo devolva os medalhões para panela junto com o molho desligue o fogo e sirva a seguir com o acompanhamento da sua preferência. Nesse dia eu servi com saladinha de rúcula e batata palha, você viu no STORIES lá no INSTA, fiz em tempo real. Aliás você acompanha a gente por lá? Aproveita e se inscreve AQUI para não perder mais nenhuma receita. Ah e esse medalhao ao molho madeira também fica perfeito servido com  arroz branco ou sobre uma pasta ‘al dente’ ele fica perfeito também.  Bom apetite!

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas como esta  AQUI,  uma melhor que a outra!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra