#assimqfaz Dia a dia

Pasta al dente, não é massa crua é no ponto!

0
Please log in or register to like posts.

#assim q faz …  Pasta  al dente

Pasta al dente é o ponto de cozimento do  “macarrão al dente que é quando a massa está perfeitamente cozida e oferece uma leve resistência à mordida. Massa al dente não é massa crua, é massa no ponto.

Mas afinal, qual é o segredo para deixar o macarrão al dente? Preparar uma boa massa, é fácil, é prático e é rápido mas, tem alguns segredinhos e eles começam antes mesmo do cozimento.

PontodomacarraCC83o27aldente27granoduro05

  1. A começar pela quantidade de água e de macarrão,  qual é a ideal?A média indicada é de  80g de massa/pessoa, se servida como prato único, sem acompanhamentos, mais ou menos 1 xícara massa seca/pessoa.
  2. Para a água 1 litro a cada 100g/massa
  3. A massa deve ser de  grano duro, não dá pra usar com ovos,  nããão.
  4. Prefira pasta de grano duro sem ovos, várias marcas no mercado
  5. A água deve estar fervendo, para receber a massa. Se tampar a panela a água ferve mais rapidamente e lembre-se de só colocar a massa, quando a água já estiver fervendo
  6.  Outra dica é evitar óleo ou azeite na água, mito bobo, não precisa. O ideal é usar apenas sal e se for sal grosso, melhor, mais sabor. Coloque o sal na água apenas após ferver, pois se você colocar antes, ela vai demorar mais para levantar fervura e coloque o sal, antes do macarrão assim ele já vai temperando a massa.
  7. Logo após colocar o macarrão, para evitar que eles grudem, basta mexer soltando uns dos outros.
  8. pasta al dente

  9.  Melhor não tampar a panela durante o cozimento para não amolecer a pasta e para não fazer sujeira no fogão, se tampar pode transbordar.
  10. Se for spaghetti  e ele não couber inteiro na panela,  deixe metade para fora, ao umedecer os que estiverem lá dentro, vão escorregar e se encaixar dentro da panela, você ainda pode ajudar mexendo, só não quebre o macarrão, isso é crime! E seu castigo será o de não conseguir enrolar no garfo, na hora da refeição.
  11. O tempo de cozimento da massa para ficar  ‘al dente’ varia conforme a marca, formato e espessura. Siga sempre as indicações de tempo descritas na embalagem e faça o seguinte teste:
  12. Observe o ‘fio’  por dentro. Estará al dente assim que esse ‘fio’ desaparecer, assim:pasta-al-dente1
  13. Fio significa que ainda tem massa crua. al dente,  significa massa no ponto e não massa  crua!
  14. Massa no ponto,  é hora de escorrer e o melhor lugar pra isso é na pia.
  15. Nem pense em  lavar o macarrão, isso é outro mito bobo. Sem lavar fica muito mais gostoso.
  16. Dissolva um pouco de manteiga no macarrão ou de azeite,  conforme a receita.  Além de dar sabor eles entram para evitar que o macarrão grude.
  17. Escorra bem, leve direto, do escorredor  ao prato e sirva logooo, senão esfria.
  18. Para uma bela apresentação, não incorpore à massa ao molho. Sirva, colocando o molho no centro, afinal nossa primeira digestão, começa com a visão
  19. Polvilhe, ao redor  com parmesão e já pode chamar a galera!

PontodomacarraCC83o27aldente27granoduro09

pasta al dente nham nham nham, la távola!

Molho à bolonhesa, aqui

O parmesão precisa ser de média à boa qualidade Use um bom queijo, rale no ralador  grosso ou fino, como preferir,  e use sempre o  ralado por você e na hora!  Queijo de saquinho, vai ‘estragar’ sua pasta, nem pensar

O mesmo vale para a pimenta do reino, caso goste, use sempre a ralada na hora e isso tem simmm,  muita diferença de sabor.

pasta-al-dente

Você sabia que já era  a época em que os italianos eram os ‘recordistas no consumo do macarrão?Hoje nós somos o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo? pois é!  Cada brasileiro consome em média, 6,6 quilos de macarrão por ano.  É  paixão nacional !

De preparo super fácil e rápido  fica perfeito, na correria nossa de cada dia!

Ah, só mais uma coisinha:  massas de formato pequeno rendem menos, se a galera for muito grande, fica à sugestão de usar massas grandes, ou aumentar um pouquinho a quantidade ao usar a menorzinha.

Obrigada pela visita,  beijo grande, Rosi Seligra.

 

you-tube-monta-encanta1-1024x512

Salvar

Salvar

Molho prático à bolonhesa, de carne moída!
Molho Béchamel com cebola.